Fala Galera, tudo bem? Hoje faremos um comparativo sobre os modelos Tretorn Championship 2.0, nova no mercado, e a tradicional Wilson Championship.

Já até falamos de outras bolas Championship antes, se você não leu, fica aqui o post:

Wilson ou Head Championship: qual a melhor em custo benefício?

Opinião sobre as bolas Dunlop Championship

“Onde se encaixa a Head Championship?”

Mas antes gostaria de aproveitar o espaço e parabenizar Mr. Roger Federer com um textinho criado por mim postado em uma rede social sobre sua genialidade e o retorno ao posto de número 1 do mundo.

É impressionante a capacidade que esse homem tem de surpreender. Perto dos seus 40 anos, algo inalcançável para uma gama de atletas de alto rendimento, Mr. Roger Federer, continua se emocionando e jogando o melhor tênis no circuito mundial. Exemplo de perseverança, de dedicação e de humildade.

É um espelho as novas gerações, um gentleman em seus atos e dentro de quadra. Exemplo de que a técnica no tênis é absolutamente o que faz evoluir, previne lesões e deixa qualquer golpe com uma plástica surreal. Parece que dança, que rege, que tem o público em suas mãos, como um grande artista.

Meus parabéns, campeão. Você é o máximo desse esporte que tanto amamos. Obrigado por existir!!!!!”.

Vamos aos testes destas bolas de tênis Championship

Sem mais delongas, testamos neste mês uma bola que chegou recentemente ao mercado: a Tretorn Championship 2.0.

comparativo entre tretorn championship 2.0 e wilson championship
Tubos das duas bolas comparadas neste post

A título de análise, abrimos 6 tubos dela junto com 6 tubos de Wilson Championship (totalizando 36 bolas) e fomos testando durante 1 mês de aulas na escola HC Tennis.

As bolas são colocadas simultaneamente no carrinho para analisar seu gasto uniformemente e para não puxarmos sardinha para nenhuma marca, até porque não ganhamos nada com isso. Nosso compromisso é com a curiosidade que vários tenistas têm e que aqui tentamos ajudar, tirando essas dúvidas.

Comparativo entre Tretorn Championship e Wilson Championship

A Tretorn e Wilson Championships são bolas muito parecidas, desde seu tamanho à qualidade do feltro. Nelas encontramos todos os traços de bolas de padrão treino, aula e torneios amadores. Bolas com um quique bem regular, pouca perda de feltro e perda de pressão.

O que pudemos perceber em relação às duas bolas foi que a Tretorn Championship 2.0 soltava um pouco o feltro do corpo da bola durante os treinos.

Esta característica fez com que a bola ficasse em um momento mais lenta e com o quique um pouco menos regular, mas mantendo a pressão quase que inalterada, continuando boa para bater bolas e jogar pontos.

Já a Wilson Championship manteve o feltro mais junto ao corpo da bola, mas também houve gasto. Importante frisar isso pois o gasto foi bem uniforme entre as duas. A diferença foi que o feltro da Tretorn Championship se soltou um pouco do corpo da bola.

Desgaste das duas bolas de tênis com o tempo:

Abaixo as fotos que tiramos dos desgastes das bolas ao longo dos treinos. Veja que as bolas de tênis mantiveram as mesmas características ao longo do tempo, o que mostra a qualidade muito próxima dos dois modelos.

desgaste das bolas tretorn championship 2.0 e wilson championship

O uso destes modelos em diferentes pisos

Podemos até direcionar cada bola para um tipo de quadra, pois com o feltro mais solto ou mais espesso durante a partida, a quadra ideal para esta bola seria a quadra rápida, justamente por deixar o jogo mais lento e cadenciado.

Levando isso em consideração, a Wilson Championship seria mais útil no saibro pois mantém o feltro junto ao corpo da bola o que aumenta sua velocidade.

Estas indicações servem bem para organizadores de torneios e professores de tênis quando escolhem as quadras que serão utilizadas para aulas e torneios.

Por exemplo, uma quadra de saibro com muito pó de telha a torna mais lenta e com o quique da bola mais alto, obrigando o organizador a escolher uma bola premium (Comparativo: Babolat Roland Garros, Head ATP e Dunlop Pro e Head ATP versus outras tops do mercado) ou Championship como a Wilson pois acelerará um pouco mais a partida.

A consequência é que a aceleração da bola dará ritmo a ambos jogadores, evitando que tenham que avançar em quadra para bater uma bola que chega com menos velocidade. Ou então que a partida dure horas por conta de um jogo muito lento e sem definição das jogadas.

Da mesma forma, caso eu tenha uma quadra rápida um pouco mais desgastada utilize a Tretorn Championship pois diminuirá a velocidade com o atrito com o ar e não acelerará após o quique, pela falta de aspereza da quadra.

O que podemos concluir?

Ambas são ótimas opções de bolas para treino, aulas e para torneios amadores. Bolas com qualidade excelentes e preços moderados.

Ficam bem a frente de bolas como Babolat First, Penn Court 1 e Head Team, e no nível das outras championships testadas, mas cada uma com sua característica peculiar.

São bolas boas para torneios amadores, pois um jogador 1° classe ao bater a bola o desgaste será maior, mas nada que não dê para terminar uma partida de 3 horas sem haver uma alteração drástica na bola.

Seguindo os exemplos que dei, você poderá realizar seu torneio sem surpresas e reclamações dos jogadores de melhor nível.

Fica a dica: se você achar uma delas mais barata que a outra, não hesite em comprá-la. O nível é muito próximo e nenhuma das duas deixa e desejar.

Ahhh e a loja Bola de Tênis Delivery, que mantém esse blog, lançou 2 kits tenistas com esses dois modelos. Se você quiser aproveitar para comprar bolas e acessórios todos juntos, tá aí uma boa opção e barata:

Kit Econômico: 2 tubos de Tretorn Championship 2.0, par de munhequeiras Head, 3 grips Prokennex e par de antivibrador prokennex: R$ 129,00.

Kit Tradicional: 2 tubos de Wilson Championship, par de munhequeiras Head, 3 grips Head e par de antivibrador Head: R$ 144,00.

Desejo aqui um grande ano, pois no Brasil só começa após o carnaval (Rssss). E desejo que joguem bastante tênis e se emocionem vendo seus jogadores preferidos pelas quadras around the world. Play!!!!!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ana Carina Vieira Martins
Ana Carina Vieira Martins
6 anos atrás

Ótimo texto ?

GERSON EDUARDO PIRES
GERSON EDUARDO PIRES
5 anos atrás

Tem um detalhe que passou nessa análise, mas que para mim é muito importante. A Wilson perde a pressão muito mais rápido que a Tretorn. Então para aqueles jogadores que jogam só aos finais de semana e depois guardam a bola para o próximo, a tretorn é melhor, pois se mantém muito mais tempo com pressão.

Marco Juric
Marco Juric
5 anos atrás

Bom dia.
Ótimo artigo.
Gostaria da opinião sobre a bola Penn Court 1, se possível. Obrigado.