Home Melhore seu jogo Dicas Técnicas Saque No tênis – Dicas para melhorar

Saque No tênis – Dicas para melhorar

0
5890
Dicas para melhorar seu saque no tênis

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Fala galera, como tem passado? Hoje falaremos sobre o saque, fundamental golpe do tênis!

Se você não leu meu último post aqui no blog, fica a dica aí: Qual a diferença entre CushionGrip e OverGrip?

A importância do saque em uma partida de tênis

Dito pela maioria como o golpe mais importante do tênis, abordaremos um pouco mais sobre ele e as formas de melhorá-lo com algumas dicas que a escola HC Tennis School trabalha em suas aulas.

Como este é o golpe que inicia o jogo, começar bem com uma tática definida é a base para quem deseja ser um tenista de futuro. Um jogador amador que entende bem o jogo ganha algumas partidas executando a função tática do saque.

O movimento de saque é o único golpe que não sofre a interferência do adversário. Inicia-se com o tenista atrás da linha de base sem que o pé toque a linha ou invada a quadra antes de impactar a bola.

No saque o contato da bola não precisa, necessariamente, ser acima da cabeça, mas é ali onde geramos maior sincronia e velocidade para sacar. O sacador deve sacar dentro da “caixa de saque” situada próxima a rede do lado adversário ao lado oposto do sacador.

Atenção para não cometer foot fault!
Atenção para não cometer foot fault!

No tênis profissional o número de tenistas que saltam ao executar o saque passa de 99%, sendo essa a melhor forma de sacar.

Normalmente, o sacador que não salta ainda não chegou ao nível avançado, por alguma disfunção técnica, seja na empunhadura, seja na base ou balanço, seja na extensão do cotovelo ou até o uso do punho.

Uma pose que ilustra bem o tenista é a posição de troféu (trophy position), que tem esse nome por ser o desenho de diversos troféus de torneios de tênis. No saque corresponde a fase de preparação do salto.

posição de troféu (trophy position) no momento do saque
Posição de troféu (trophy position) no momento do saque

Os joelhos são flexionados e o quadril é jogado a frente para impulsionar o tenista até a bola. Cuidado para não ultrapassar os joelhos da linha do pé, podem sobrecarregar as articulações.

O vídeo abaixo que encontramos no youtube mostra bem o movimento em câmera lenta:

https://www.youtube.com/watch?v=P4PRPtaaM3o

Saltar auxilia o tenista a transferir seu peso corporal para a bola, aumentando sua velocidade e peso, além de permitir alcançar uma altura que seja agradável para passar a bola com uma boa margem acima da rede e ser mais assertivo. Por conta disso, tenistas de estatura maior tem maior propensão a serem bons sacadores.

 

Saque entre os tenistas profissionais

 

John Isner, um dos tenistas grandalhões do circuito atual, tem um saque poderoso tirando vantagem de sua alta estatura de 2,08 metros. Veja seu saque em slow motion:

https://www.youtube.com/watch?v=5Zzcua9ia8s

O tenista croata, Ivo Karlovic, que é ainda maior que John Isner com 2 metros e 11 centímetros de altura, é o recordista mundial de aces de todos os tempos. Tem nada mais, nada menos que 11.902 aces em 638 partidas!

Ivo Karlovic, o gigante de 2 metros e 11 centímetros de altura em ação
Ivo Karlovic, o gigante de 2 metros e 11 centímetros em ação

O contato ideal da bola é acima da cabeça e o movimento deve ser amplo e contínuo para uma boa sincronia e aceleração para alcançar o ponto mais alto desse “toss”  (lançamento da bola).

Engana-se quem acha que um grande saque necessariamente deve ser rápido. Roger Federer, que não saca absurdamente rápido, é o 3° jogador em números de Aces de toda a história com 10692 aces em toda sua carreira.

Recordistas de Ace em toda a história da ATP
Recordistas de Ace em toda a história da ATP

Os três tipos de saque no tênis

  • Saque “Flat” ou Chapado: Saque com o contato feito no centro da bola, mantendo um movimento reto para diminuir o giro da bola, causando menor atrito contra o ar e assim maior velocidade e peso.
  • Saque Slice ou Side Spin: Saque executado com o contato na lateral da bola. Neste saque a bola gira para o lado de contato do sacador. Caso o sacador seja destro gira à direita, caso seja canhoto gira à esquerda.
  • Saque Top Spin ou “Kick”: Este saque é executado por baixo da bola para que a bola suba passando alta da rede e caia dentro do quadrante de saque por conta do efeito gerado. A bola da um salto logo após o quique, por conta disso o nome “kick”. Para a sua execução a bola deve ser lançada para trás da cabeça facilitando o contato, a visualização da parte de baixo da bola e a raspagem da bola para cima.

Afinal, como sacar?

O amigo leigo que está lendo o post pode estar imaginando como seria o saque. Algo como peteca (por baixo) ou vôlei (por cima da cabeça)?

As duas formas são usuais, forma de peteca (por baixo) para os mais iniciantes e a forma do vôlei, por cima da cabeça mais usada pelos mais avançados.

Diversos movimentos são parecidos com o saque, como tentar pegar manga no pé usando uma pedra ou outra manga que estivesse no chão.

O movimento de jogar o objeto para trás da cabeça e arremessá-lo por cima da cabeça é o movimento usual no saque de tênis.

Se você pegar uma raquete e conseguir arremessá-la por cima da cabeça seria o mesmo movimento de levar a raquete até a bola alçada cima da cabeça, sem soltá-la da mão.

Idealizando o saque:

  • Base de destro (o canhoto idealiza o lado oposto), ou seja, pé esquerdo próximo à linha de base e o outro pé paralelo à linha;
  • Abertura das pernas na largura dos ombros;
  • A bola é lançada acima da cabeça e a frente do pé próximo a linha;
  • A raquete movimenta em sentido de pêndulo da frente do pé esquerdo para trás do pé direito e levada para trás da cabeça como se usasse a raquete para coçar as costas;
  • Num movimento contínuo a raquete é lançada até a bola para o contato acima da cabeça;
  • O corpo é projetado para frente para gerar mais velocidade e peso a bola.
Movimento de pêndulo durante o saque

5 Dicas da HC para sacar melhor

  1. Utilize a empunhadura continental, não existe saque perfeito sem esse grip. O “snap” depende disso!!! “Snap” é a utilização do punho, exercendo uma flexão, para acelerar a cabeça da raquete objetivando impactar a bola no local desejado. Para a realização de um saque com velocidade ou muito efeito dependem do snap não deixando sobrecarregar ombro e cotovelo.
  2. Se você é iniciante, tente não pular e deixe a aceleração de lado. Seja assertivo. Lembre-se: o saque é quem inicia o jogo. Se não se inicia bem, não tem um bom jogo.
  3. Existe um movimento específico para sacar e você deve treiná-lo com constância. Mas lembre de não exagerar!! Treinar o saque sem uma boa mecânica, além de treinar o erro, sobrecarregam as articulações envolvidas no saque como ombro, cotovelo, punho, joelho e quadril. Ele deve ser longo e contínuo para conseguir controlar a velocidade que a raquete entra em contato com a bola.
  4. Use o seu braço não dominante para determinar a altura que entrará em contato com a bola. Mantendo-a alta logo após o “toss” (lançamento da bola) tente golpear a bola antes que a bola ultrapasse a linha da mão. Além de ajudar a golpear a bola numa altura condizente com a extensão do seu cotovelo, ajuda na sincronia do golpe melhorando o “Toss”.
  5. Quique a bola algumas vezes no chão (por favor, não faça como o Djokovic  que quica a bola dezena de vezes! :P). Isso relaxará seus ombros e te dará mais foco para a bola.

Desejo bons treinos e que as dicas possam ajuda-los a desenvolver esse golpe tão emblemático e difícil para muitos tenistas.

Ahh e antes que eu me esqueça, o blog da Bola de Tênis Delivery , tem dado altas dicas de nutrição para tenistas e de como evitar lesões. Leia também os posts relacionados:

Dicas de alimentação para melhorar seu desempenho em uma partida de tênis

Reposição energética durante e após as partidas de tênis

5 dicas para evitar dores no ombro jogando tênis

Até logo, pessoal!!!!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x