•  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Fala galera, primeiramente, feliz 2018. Que neste ano a saúde e a paz seja pontos fortes em suas vidas e possam procurar por isso e encontrar em algo que gostem como jogar tênis, que traz tudo isso. Rssss

Hoje falaremos sobre as bolas de Play and Stay. Vocês já as conhecem?

O Play and Stay, resumidamente, é um programa da ITF (Federeção Internacional de Tênis), iniciado em fevereiro de 2007, que visa fazer com que o aluno, criança ou adulto iniciante, consiga progredir no esporte mais rápido, utilizando bolas mais lentas, quadras menores e redes mais baixas.

Tem no slogan a frase: “Serve, Rally and Store” (Saque, dispute e pontue), pois desde as primeiras aulas o programa com o auxilio das bolas promove essa rápida assimilação entre o acerto da bola e a chance do aluno gostar mais e continuar no esporte.

Logo oficial do programa Play and Stay da ITF

Utilizam-se também outros bordões e textos para incentivar a prática como “Easy, Fun and Healthy” (Fácil, divertido e saudável)

Essas frases foram criadas a partir do sentimento que muitos tenistas frustrados ou que professores tinham quando seus alunos iniciavam ou desistiam do esporte, por achar difícil demais acompanhar a bola e a quadra que era muito grande, ou que as competições eram injustas por serem eliminatórias.

 

As bolas do método Play and Stay

As bolas despressurizadas se encaixam tanto para as aulas com iniciante adulto quando para a criança de 3 anos de idade, o chamado Baby Tennis.

As bolas Play and Stay são feitas com o mesmo material das bolas convencionais, chamadas de amarelas (cujas curiosidades e fabricação já relatamos em outro post. Clique para ler ), com exceção da bola vermelha que também pode ser de espuma. As bolas vermelhas possuem o diâmetro maior, sendo ainda mais lentas, pois sofrem mais atrito com o ar.

A grande diferença entre elas é o fato de possuírem menos pressão que as bolas amarelas convencionais, tornando mais suscetível ao acerto, pois o aluno que vai utiliza-la ainda não consegue ser tão ágil para acompanhar o quique rápido e alto de uma bola convencional.

São 3 tipos de bolas Play and Stay, divididas por cores:

Bola Vermelha ‘Red’: Também conhecida como Fase 3 – É feita de espuma ou feltro, é 75% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de 4-7 em uma quadra de 12 x 6m.

Bola Laranja ‘Orange’: Também conhecida como Fase 2 – É feita de feltro, é 50% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de 8 e 9 anos de idade em uma quadra de 18 x 6,5m.

Bola Verde ‘Green’: Também conhecida como Fase 1 – É feita de feltro, é 25% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de pelo menos 10 anos de idade em uma quadra de tamanho completo.

Fizemos um quadro resumo sobre os três tipos de bolas, raquetes e tamanhos das quadras para facilitar:

Infográfico comparativo play and stay

O programa Tennis 10 da ITF

Existe ainda o programa tênis 10 que é uma competição com regras definidas para o tamanho da quadra e a bola de tênis ideal equivalente. Outros fatores também são levados em consideração nesta competição como a conduta dos pais durante os jogos e o resultado das partidas, mostrando que há um estudo para incentivo do esporte.

O quadro abaixo extraído do site Tenis Brasil traz um compilado das regras das etapas do Tenis 10.

Resumo do programa Tenis 10 da ITF

Fonte: http://www1.uol.com.br/tenisbrasil/instrucao/seujogo/melhore/melhore-29.htm

As bolas têm papel fundamental nesse processo, pois realmente se adequam a velocidade e tempo de reação do tenista iniciante. Como os jogadores não possuem ainda o poder de antecipação e da movimentação de pernas, por não terem praticado o esporte, não conseguem sair quando a bola vem em sua direção dificultando o golpe.

Minhas impressões e experiências pessoais

Sempre digo aos meus alunos que diferente de uma gama de esporte, no tênis você não interage com a bola, passando o trabalho do corpo todo para as pernas, numa função de ser mais ágil com a perna, para que possa encaixar o corpo ao lado da bola ou se afastando da mesma.

Estas bolas freiam, e te possibilitam, mesmo que atrasado, encaixar o corpo e equilibrar para um “grand stroke” de qualidade.

No SESC, local onde treinei anos e onde comecei a jogar, os mais novos iniciavam com bolas “soft” (como eram chamadas na época) que eram bolas despressurizadas com o mesmo diâmetro e cores diferentes, para entreter a criançada, que salvo o engano iniciavam com 5 anos de idade.

Também era comum usar outros materiais para as aulas como cones e alvos da marca Peewee e Wilson, pioneiras em materiais para criança.

Comprem essas bolas Play and Stay quando forem brincar com seus filhos e garanto que irão se surpreender com a capacidade que eles terão em rebater a bola e conseguirão ter mais gosto pela coisa, pela diversão.

Tudo que é divertido é estimulante. Incentivem seus filhos a praticarem esportes, a vivenciarem competições, aprender a perder e a ganhar. E mesmo que não cheguem a ser esportistas de sucesso, saibam que serão pessoas mais humanas e felizes em suas vidas.

Um grande abraço! Feliz ano novo e se divirtam jogando tênis. Play!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Hudson Cardia

Escrito por: Hudson Cardia

Professor de Tênis



  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Enio
Enio
2 anos atrás

Excelente a avaliação! Parabéns