Play and Stay – Você conhece o método e bolas?

1
3780

Fala galera, primeiramente, feliz 2018. Que neste ano a saúde e a paz seja pontos fortes em suas vidas e possam procurar por isso e encontrar em algo que gostem como jogar tênis, que traz tudo isso. Rssss

Hoje falaremos sobre as bolas de Play and Stay. Vocês já as conhecem?

O Play and Stay, resumidamente, é um programa da ITF (Federeção Internacional de Tênis), iniciado em fevereiro de 2007, que visa fazer com que o aluno, criança ou adulto iniciante, consiga progredir no esporte mais rápido, utilizando bolas mais lentas, quadras menores e redes mais baixas.

Tem no slogan a frase: “Serve, Rally and Store” (Saque, dispute e pontue), pois desde as primeiras aulas o programa com o auxilio das bolas promove essa rápida assimilação entre o acerto da bola e a chance do aluno gostar mais e continuar no esporte.

Logo oficial do programa Play and Stay da ITF

Utilizam-se também outros bordões e textos para incentivar a prática como “Easy, Fun and Healthy” (Fácil, divertido e saudável)

Essas frases foram criadas a partir do sentimento que muitos tenistas frustrados ou que professores tinham quando seus alunos iniciavam ou desistiam do esporte, por achar difícil demais acompanhar a bola e a quadra que era muito grande, ou que as competições eram injustas por serem eliminatórias.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

As bolas do método Play and Stay

As bolas despressurizadas se encaixam tanto para as aulas com iniciante adulto quando para a criança de 3 anos de idade, o chamado Baby Tennis.

As bolas Play and Stay são feitas com o mesmo material das bolas convencionais, chamadas de amarelas (cujas curiosidades e fabricação já relatamos em outro post. Clique para ler ), com exceção da bola vermelha que também pode ser de espuma. As bolas vermelhas possuem o diâmetro maior, sendo ainda mais lentas, pois sofrem mais atrito com o ar.

A grande diferença entre elas é o fato de possuírem menos pressão que as bolas amarelas convencionais, tornando mais suscetível ao acerto, pois o aluno que vai utiliza-la ainda não consegue ser tão ágil para acompanhar o quique rápido e alto de uma bola convencional.

São 3 tipos de bolas Play and Stay, divididas por cores:

Bola Vermelha ‘Red’: Também conhecida como Fase 3 – É feita de espuma ou feltro, é 75% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de 4-7 em uma quadra de 12 x 6m.

Bola Laranja ‘Orange’: Também conhecida como Fase 2 – É feita de feltro, é 50% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de 8 e 9 anos de idade em uma quadra de 18 x 6,5m.

Bola Verde ‘Green’: Também conhecida como Fase 1 – É feita de feltro, é 25% mais lenta do que uma bola normal (amarela), e destinada a crianças de pelo menos 10 anos de idade em uma quadra de tamanho completo.

Fizemos um quadro resumo sobre os três tipos de bolas, raquetes e tamanhos das quadras para facilitar:

Infográfico comparativo play and stay

O programa Tennis 10 da ITF

Existe ainda o programa tênis 10 que é uma competição com regras definidas para o tamanho da quadra e a bola de tênis ideal equivalente. Outros fatores também são levados em consideração nesta competição como a conduta dos pais durante os jogos e o resultado das partidas, mostrando que há um estudo para incentivo do esporte.

O quadro abaixo extraído do site Tenis Brasil traz um compilado das regras das etapas do Tenis 10.

Resumo do programa Tenis 10 da ITF

Fonte: https://www1.uol.com.br/tenisbrasil/instrucao/seujogo/melhore/melhore-29.htm

As bolas têm papel fundamental nesse processo, pois realmente se adequam a velocidade e tempo de reação do tenista iniciante. Como os jogadores não possuem ainda o poder de antecipação e da movimentação de pernas, por não terem praticado o esporte, não conseguem sair quando a bola vem em sua direção dificultando o golpe.

Minhas impressões e experiências pessoais

Sempre digo aos meus alunos que diferente de uma gama de esporte, no tênis você não interage com a bola, passando o trabalho do corpo todo para as pernas, numa função de ser mais ágil com a perna, para que possa encaixar o corpo ao lado da bola ou se afastando da mesma.

Estas bolas freiam, e te possibilitam, mesmo que atrasado, encaixar o corpo e equilibrar para um “grand stroke” de qualidade.

No SESC, local onde treinei anos e onde comecei a jogar, os mais novos iniciavam com bolas “soft” (como eram chamadas na época) que eram bolas despressurizadas com o mesmo diâmetro e cores diferentes, para entreter a criançada, que salvo o engano iniciavam com 5 anos de idade.

Também era comum usar outros materiais para as aulas como cones e alvos da marca Peewee e Wilson, pioneiras em materiais para criança.

Comprem essas bolas Play and Stay quando forem brincar com seus filhos e garanto que irão se surpreender com a capacidade que eles terão em rebater a bola e conseguirão ter mais gosto pela coisa, pela diversão.

Tudo que é divertido é estimulante. Incentivem seus filhos a praticarem esportes, a vivenciarem competições, aprender a perder e a ganhar. E mesmo que não cheguem a ser esportistas de sucesso, saibam que serão pessoas mais humanas e felizes em suas vidas.

Um grande abraço! Feliz ano novo e se divirtam jogando tênis. Play!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Previous articleHead Tour versus outras tops do mercado
Next articleBola Dunlop Championship – Opinião
Professor de tênis com mais de 15 anos de experiência tendo trabalhado nos melhores clubes e com os melhores treinadores e professores de Brasília, como Clube da Aeronáutica, Clube Assefaz, SESC, Vila do Tênis. Treinador com os cursos A,B,C,D e E da Confederação Brasileira de Tênis – CBT. Hoje nos clubes ASBAC e ASTCU comanda a escola de tênis HC Tennis School nessas duas unidades, desenvolve e adota a metodologia TennisFit, aliando treinamento funcional em suas aulas.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Enio
Enio
6 anos atrás

Excelente a avaliação! Parabéns