Home Bolas de Tênis Avaliação de bolas Bolas de tênis Wilson Australian Open x Head ATP

Bolas de tênis Wilson Australian Open x Head ATP

1
1089
Post Wilson Australian Open vs Head ATP

E aí galera, beleza?

Nos últimos meses avaliamos quase todas as bolas tops do mercado de suas respectivas marcas: Head ATP, Wilson US Open, Babolat Roland Garros, Tretorn Control e Dunlop Pro.

Mas ainda faltava testar a Wilson Australian Open que recentemente foi escolhida pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) como a oficial dos seus torneios. Claro que não podia ficar de fora esta bola que também é a oficial do primeiro Grand Slam do ano.

Tubo de bola Wilson Australian Open

 

Para testá-la resolvemos comparar com a bola de tênis melhor avaliada por nós até o momento, a Head ATP. Para quem não leu ainda nossos últimos comparativos de bolas tops, esses são os links:

Comparativo: Babolat Roland Garros, Head ATP e Dunlop Pro

Head ATP versus outras tops do mercado 

 

Wilson Australian Open versus nossa favorita até o momento

Essas bolas são produzidas com o que os fabricantes possuem de melhor em termos de tecnologia e recursos para conseguirem evoluir as bolas de acordo com o piso, clima, estilos de jogo e etc.

Tubos de bolas Wilson Australian Open e Head ATP

No momento do treino, colocamos 3 tubos de bolas de cada marca para os testes, totalizando 9 bolas de cada modelo. Nesse momento é que percebemos as qualidades de cada uma das bolas e suas sutis diferenças.

A primeira vista ao pegar as bolas Australian Open nas mãos temos a leve impressão de que as Head ATP são mais pesadas, mas é quase imperceptível.

A Wilson no contato com a raquete tem um barulho diferente, parece que o contato no centro da raquete possui aquele barulho “gostoso”.

Já a Head é sim pouca coisa mais pesada, mas partindo do princípio que as bolas profissionais precisam ter entre 56 e 59,4g, a diferença não é tanta assim aos olhos.

Na batida, essas poucas gramas se transformam e é perceptível na raquete o peso da bola Head. Não que isso seja um problema, pois as duas bolas são maravilhosas e surpreenderam na durabilidade, maciez, quantidade/qualidade do feltro e efeito.

Vi na Wilson Australian Open uma bola bastante consistente, de uma espessura, maciez e conforto absolutamente satisfatório. Ela é aquela bola que abrimos e já nas primeiras batidas ela demonstra que é uma excelente bola. Não perde muito feltro durante os jogos, o que também foi uma excelente característica.

Na parte da Head ATP, é uma bola que é pouca coisa mais pesada do que a Wilson, dando para sentir apenas nas batidas mesmo. Na durabilidade, quesito em que a Head ganhava de todas as outras marcas em todos os quesitos até agora.

No saque a Wilson ganha um pouco por ter feltro mais reto e com um pouco maior volume. O fato de não perder muito feltro também faz com que a bola pegue mais efeito por mais jogos e treinos.

Tiramos fotos das bolas em três momentos: com tubos recém abertos, 2 horas e 6 horas de treino. Note que houve um desgaste quase imperceptível a medida que elas foram utilizadas nos treinos.

Wilson Australian Open e Head ATP novas
Wilson Australian Open e Head ATP novas
Wilson Australian Open e Head ATP com 2 horas de uso
Wilson Australian Open e Head ATP com 2 horas de uso
Wilson Australian Open com 6 horas de uso
Wilson Australian Open com 6 horas de uso

Resultado final do comparativo com a Australian Open

Se eu fosse fazer uma escolha, uma avaliação final das duas e ter que escolher uma delas, hoje eu ficaria com a Wilson Australian Open pelo conjunto da bola. Ela é simplesmente perfeita em todos os quesitos, não deixando em nenhum atributo algo que pudesse tirar dela o topo nesse momento.

Bom, sem mais delongas, vamos aos comparativos:

Comparativo final bolas Wilson Australian Open e Head ATP
Previous articleBola Head Master e Head Team: tem diferença?
Next articleRaquetes de Tênis Femininas – Qual oferta de raquetes?
Tenista amador há mais de 2 anos começou a praticar o esporte pelo convite de um amigo e se apaixonou logo de começo. Já participou de várias barragens (rankings de tênis) de Brasília como Barragem do Cerrado, Barragem do SESC e Barrachurras e hoje é tenista da primeira classe da Barragem do Cerrado. Participante ativo nos principais torneios da cidade (Minas, Clube do Exército, Clube da Aeronáutica, Cota Mil, Clube da Saúde, Condomínio Península, Barragem do Cerrado) foi convidado para ser redator do blog graças o seu alto consumo de bolas de tênis que utiliza em três jogos e duas aulas por semana.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Hamilton ota
5 anos atrás

Gosto das duas marcas, a impressão que tive, achei a Head é um pouco + macia.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x