Home Tênis Nutrição Reposição energética durante e após as partidas de tênis

Reposição energética durante e após as partidas de tênis

4
4542
Dicas de lanches pós-jogo

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Olá pessoal, como nosso primeiro post foi sobre alimentação pré treino (confira aqui as dicas que demos no último post) nada melhor dar continuidade ao tema e falar sobre o que consumir durante e depois de uma partida. Esse é o tema do novo post do blog sobre nutrição para tenistas!

Alimentação durante as partidas de tênis

Se você conseguiu seguir a risca algumas das minhas dicas de alimentação de lanches pré treino, não irá necessitar de nenhum suplemento nos primeiros 60 minutos de jogo, caso contrário, e caso o jogo dure mais que 1 hora com condições climáticas extenuantes é bom você saber que a ingestão de repositores energéticos são bem vindos.

As bebidas isotônicas e géis energéticos como Gatorade ou Isotonic Drink em pó são ótimas opções assim como o Carbogel (Carboidrato em forma de gel), barras de proteínas, frutas como banana, maçã e até mesmo as paçoquinha em pequenas quantidades ajudam a manter o foco e a gerar mais energia.

Alimentos indicados para consumo durante uma partida de tênis
Exemplo de alimentos indicados para consumo durante uma partida de tênis
 

Como os tenistas profissionais se alimentam

Quem nunca prestou atenção no Nadal enfileirando as garrafinhas de isotônico e água no meio da partida? Ou quem nunca ficou curioso em saber o que o Djoko tem dentro do potinho de plástico?

Djoko consome frutas desidratadas com chocolate 70% pois tem uma dieta restrita de glúten e, consequentemente, com um teor de carboidrato menor do que os demais tenistas.

A Sharapova em dias muito quentes opta por xupar dimdim (conhecido também  como sacolé, flau, chup-chup, etc) de maltodextrina com isotônico.

Essas estratégias nutricionais usadas pelos tenistas profissionais são desenvolvidas e testadas durante os treinamentos para que em campeonatos os atletas possam melhorar seu desempenho.

Você pode prestar atenção que cada atleta prefere um tipo de repositor energético porque cada metabolismo é único. A única estratégia comum a todos eles é a hidratação com água e isotônico.

Que alimento consumir depois do jogo

Depois de uma partida de tênis você deve oferecer ao seu corpo fontes de carboidratos de rápida absorção para repor imediatamente a energia perdida. Neste caso, opte por frutas, massas, pães e bolos .

Carboidratos de rápida absorção, como os pães, são indicados para rápida absorção energética pós jogo.
Carboidratos de rápida absorção, como os pães, são indicados para consumo após o jogo.

Caso tenha um outro jogo no mesmo dia, o que geralmente acontece em torneios maiores, consuma uma fonte de carboidrato aliados a pequenas fontes de proteínas para auxiliar na recuperação da musculatura.

No pós treino o importante é hidratar e repor a energia gasta com a ingestão de água e carboidratos não esquecendo de ofertar proteína de alto valor biológico como ovos, frango e soja para a reconstrução das fibras musculares.

Assim como fizemos no post de pré-treino, segue abaixo o exemplo de 6 lanches ideais para alimentação após a partida de tênis.

Sugestões de lanches Pós treino

Lanche 1: Shake proteico

30g de whey protein isolado
200ml de água de coco
1 banana
Bater tudo no liquidificador

Lanche 2: Omelete com vegetais
2 ovos inteiros
½ cenoura crua ralada
1 pitada de orégano
1 fatia de tomate picado
Sal e pimenta a gosto

Lanche 3: Vitamina de beterraba
200ml de água de coco
½ beterraba pequena
5 morangos
Bater tudo no liquidificador

obs: A beterraba aumenta a oxigenação celular melhorando a entrada dos nutrientes na musculatura.

Lanche 4: Vitamina de abacate:
Ela se encaixa em ambas as situações (Pré ou pós treino)
½ abacate
1 banana gelada
100ml de leite desnatado
Bater tudo no liquidificador

Lanche 5: Sanduíche de pasta de amendoim
2 fatias de pão integral
1 colher de sopa de pasta de amendoim
1 fatia de queijo minas ou meia cura ( 40g)
1 copo de suco natural de acerola

Lanche 6: Mix de Frutas com cereais
1 banana picada
1 kiwi
1 fatia de melão
2 colheres de sopa granola orgânica ou aveia em flocos

Dicas de lanches pós-jogo

É isso aí pessoal. Essas são as nossas dicas nutricionais de como se alimentar antes (tema do post anterior), durante e após a partida. Mas caso você ainda não consiga priorizar e organizar as suas refeições, os suplementos podem entrar como um plus. Mas esse é um assunto para o próximo post 🙂 Assine o blog para ficar sabendo em primeira mão!

Espero que tenham gostado, podem deixar suas dúvidas e sugestões para o próximo…

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Previous articleOverGrip e CushionGrip – Qual a diferença?
Next articleSaque No tênis – Dicas para melhorar
Nutricionista, proprietária do Reggiori Centro de Excelência em Nutrição em Brasília. Atua na área de nutrição Clinica Esportiva e Funcional, Pós graduanda em Fitoterapia com ampla experiência em nutrição desportiva fornece acessoramento a atletas amadores e profissionais. É praticante do tênis desde 2015 e atualmente joga a segunda classe da Barragem do Cerrado, edição Masculina. Presente nos principais torneios de tênis da capital, foi campeã em vários deles na simples (SESC 2016 , 2017 e 2018, Torneio Pacificador 2017), nas duplas (clube Naval 2017, Minas Clube 2018 e Clube Brasília, ITF senior 2018) e vice campeã em outros (clube Portuguesa 2018 e ASTCU 2018).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
LUCAS PELLEGRINO
5 anos atrás

LIDIANE show a matéria, parabéns…uma pergunta, como repositor e para gerar mais energia vc prefere qual carbo maltodextrina ou D-Ribose??? o que sugere entre as duas antes e durante o jogo??

LUCAS PELLEGRINO
5 anos atrás

O PROBLEMA DA MALTO É A QUANTIDADE DE CALORIAS, MAS OBRIGADO PELA DICA!!!

luciano
luciano
3 anos atrás

o meu favorito é o lanche com pasta de amendoim pois além de saciar bem a fome a pasta de amendoim ajuda no disposição e no desejo sexual como também o amendoim é um ótimo afrodisíaco para homens quanto mulheres

4
0
Would love your thoughts, please comment.x