Home Tênis Nutrição Suplementos para Tenista – um guia completo!

Suplementos para Tenista – um guia completo!

0
5087
exemplos de gel energéticos para tenistas

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Dando sequência aos nossos post, notei nos comentários que as dúvidas mais frequentes entre nossos leitores são sobre suplementação esportiva, pra que serve? Quais os melhores? Qual o melhor horário para consumir determinado produto…?

Então montei uma lista com os mais usados e os mais indicados para tenistas.

A indústria de suplementação investe alto em marketing prometendo os melhores resultados e cobrando um preço bem alto nos seus produtos. Existem muitas opções no mercado porém é importante saber como e quando utilizar.

Como o nome já diz, ela vem para suplementar a ingestão de proteína, carboidratos, vitaminas e minerais necessárias ao longo do dia.

ATENÇÃO: se você consegue realizar de 4 a 5 refeições diárias balanceadas como café da manhã, almoço, lanche e jantar incluindo a ingestão de legumes e frutas ao longo do dia dificilmente você irá necessitar de suplementação.

Para quem não leu meus últimos posts aqui no blog, recomendo fortemente que acessem para saber como se alimentar antes, durante e depois das partidas de tênis:

Dicas de alimentação para melhorar seu desempenho em uma partida de tênis

Reposição energética durante e após as partidas de tênis

Porém se você ainda não consegue priorizar e organizar as suas refeições, os suplementos podem entrar como um plus.

Se você quer ler sobre todos os suplementos, basta correr a página. Caso contrário, acesse diretamente pelo objetivo de cada suplemento:

 

Lista de tópicos – suplementação esportiva para tenistas

  1. Combate ou prevenção de dores articulares
  2. Para firmeza da pele e das estruturas articulares
  3. Para tratamento estéticos e preventivos
  4. Prevenção de desgastes articulares
  5. Evite a perda de massa magra
  6. Ideal para evitar processos de fraqueza muscular precoce
  7. Para manter a energia durante os jogos
  8. Para prevenir cãibras
  9. Auxilia a aumentar o desempenho físico
  10. Para aumentar a imunidade e melhorar a absorção de minerais

Glucosamina
Utilizado no combate ou na prevenção de dores articulares

exemplos de glucosamina para tenistas

A glucosamina é uma substâncias fundamental para o tratamento da artrite, artrose,dor nas juntas e destruição das articulações.

Para o tenista: benefícios da Glucosamina para os praticantes de tênis:

  • Aumenta a produção de cartilagem, ligamentos e tendões, tratando a artrite e artrose;
  • Ajuda a combater inflamações nos discos vertebrais, combatendo dores na coluna;
  • Auxilia no combate a inflamações nas articulações e no combate de dores no nervo ciático  (nervo mais longo do corpo humano ele começa no dedão do pé e vai até a região lombar da coluna vertebral;
  • Melhora problemas circulatórios e digestivos, dependendo do nível;
  • Protege as articulações prevenindo bursites  (é uma inflamação na bursa que é uma pequena bolsinha cheia de líquido sinovial que serve como almofada para os tendões e ossos) e tendinites ( inflamação nos tendões).

Colágenos Hidrolisado
Mantém a firmeza da pele e das estruturas articulares

exemplos de colágeno para tenistas

O colágeno é uma proteína que pode ser encontrada na pele, tecidos e ossos e é responsável por dar estrutura, firmeza e elasticidade não apenas à pele mas também, para manter a integridade dos músculos, dos ligamentos, dos tendões e das articulações. O colágeno também pode ser encontrado em alimentos como carne ou suplementos alimentares em cápsulas ou sachês.

Os suplementos de colágeno podem ser encontrados em duas formas diferentes, na forma de colágeno tipo 1 e colágeno tipo 2. Ambos os tipos têm diferentes formas e doses de ser tomados e diferentes finalidades, sendo, por isso, considerados suplementos diferentes.

Colágeno tipo 1
Indicado para tratamento Estéticos e preventivos

O colágeno tipo 1, ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e frangos. Este tipo de colágeno, devido às suas dimensões, é melhor absorvido no intestino e é usado para:

  • Melhorar a firmeza da pele;
  • Fortalecer as articulações;
  • Fortalecer as unhas e o cabelo;
  • Melhorar o tratamento da osteoporose;
  • Melhorar a pressão arterial;
  • Prevenir úlceras gástricas.

Para o tenista: a dose recomendada é de cerca de 10 g por dia, e deve ser tomado com as refeições, idealmente associado à vitamina C, já que esta vitamina potencializa os efeitos do colágeno no organismo.

Pode-se também fazer uma alimentação rica em colágeno, ingerindo alimentos como carnes vermelhas, brancas ou gelatina agar agar, por exemplo.

Colágeno tipo 2
Previne desgastes articulares

O colágeno tipo 2, ou colágeno não desnaturado, é o componente maioritário presente na cartilagens. Este tipo de colágeno é indicado quando em doenças como:

  • Osteoartrite de origem autoimune;
  • Artrite reumatóide.

Nestas doenças, o próprio organismo reconhece o colágeno que está nas articulações como uma proteína estranha e produz enzimas que destroem a cartilagem, e como consequência, surgem os sintomas.

Assim, uma das forma de ajudar o corpo a repor o colágeno perdido nas cartilagens e aliviar os sintomas, é o uso de colágeno tipo 2, que evita a destruição das cartilagens pelo sistema imune, reduzindo a inflamação em casos de osteoartrite e reumatismo e melhorando a saúde das articulações.

Para o tenista: este tipo de colágeno é  tomado numa dose maior que o colágeno tipo 1, de aproximadamente 40 mg, uma vez por dia, idealmente em jejum.

Suplementos proteicos
Ideais para evitar a perda de massa magra

Os Whey estão no topo da lista dos esportistas e são utilizados para evitar catabolismo muscular ou seja a diminuição da massa magra. Whey Protein: São proteínas de rápida absorção, podem ser utilizadas no pré ou no pós treino dependendo do resultado que você pretende atingir.

exemplos de whey protein para tenistas

Existem 4 variações de Whey protein nas lojas de suplementação:

Whey protein Concentrado ( WPC)

É composto pela proteína intacta e deve ser digerido normalmente para ser absorvido, ou seja, como passa pelo processo normal de digestão, tem absorção mais lenta. Ainda contém lactose e traços de gordura em sua composição, por isso, não é indicado para intolerantes ou pessoas com alergia à proteína do leite.

Pode ser composto por 25% a 89% de proteína, mas quanto menor os níveis de proteína, maior será a presença de gorduras e lactose, o carboidrato presente no leite.

Whey protein isolado (WPI)

É praticamente livre de lactose e gorduras, oferecendo proteína na forma pura, cerca de 90% a 95% de sua composição. Durante seu processo de filtração, pode haver quebra das estruturas das proteínas, tornando a absorção mais rápida, dessa forma, possui oferta imediata de aminoácidos para os músculos após os treinos.

Whey protein hidrolisado (WPH)

A versão hidrolisada possui proteínas isoladas quebradas em partículas menores, fazendo com que a absorção dos aminoácidos livres seja mais rápida, disponibilizando-os rapidamente para a construção muscular (pós-treino). Apesar de poder conter traços de gorduras e de carboidratos, pode ser a melhor opção para intolerantes à lactose. Também pode ser mais caro, por conta do seu processo de produção, assim como os isolados.

Blends Proteicos

São produtos que combinam diversos tipos de whey protein, com as diferentes velocidades de absorção (time release), fornecendo aminoácidos (substratos que formam o músculo)  de maneira prolongada e evitando a perda muscular ou seja, a quebra de massa magra em períodos prolongados de jejum.

Esses blends de proteínas ainda podem ter adição de outras frações de proteínas com absorção mais lenta, como a caseína e albumina, sendo indicados para lanches intermediários ou antes de dormir, períodos em que pode haver mais perda de massa muscular.

Para o tenista: Ideal para consumir no pós treino batido no liquidificador com 1 fruta.

Repositores Hidroeletrolítico
Ideal para evitar processos de fraqueza muscular precoce.

exemplos de repositores energéticos para tenistas

São mais conhecidos como isotônicos, podem ser encontrado prontos ou em forma de pó para adicionar a água gelada e até mesmo em cápsulas, fornece carboidrato e minerais como, magnésio, potássio e sódio perdidos na transpiração.

Para os tenistas: deve consumir durante o jogo intercalando com a ingestão de água.

Gel Energético
Ideal para manter a energia

exemplos de gel energéticos para tenistas

É famoso entre os esportistas por ser  fácil de carregar na mochila ele auxilia a manter a energia porque fornece carboidrato + gorduras monoinsaturada junto com minerais e  alguns possuem cafeína ou taurina para maximizar a performance.

Para os tenistas: Ideal consumir 30 minutos antes do jogo e no intervalo.

Cloreto de Magnésio
Ideal para prevenir cãibras

cloreto de magnésio para tenistas

É um suplemento mineral que diminui a incidência do tenista passar por episódios de cãibras geralmente é consumido antes das partidas. Auxilia no tratamento de artrite e artrose, melhora a saúde do diabético por repor o mineral que geralmente é perdido na urina e regulariza os batimentos cardíacos e pressão arterial.

Para os tenistas: geralmente consumido 2 cápsulas ao dia pela manhã.

Beta Vulgaris
Ajuda a aumentar o desempenho físico

Extraído da beterraba, reduz o consumo de oxigênio durante o exercício devido a estimular a produção de nitrato, que é convertido pelo nosso organismo em óxido nítrico (NO), uma molécula com um efeito hipotensor e vasodilatador, aumentando o desempenho físico.

Para os tenistas: deve ser consumido antes da partida.

Glutamina
Ideal para Aumentar a imunidade e melhorar a absorção de minerais

exemplo de glutamina para suplementação esportiva do tenista

É um aminoácido presente em 80% no músculo esquelético,  evita o catabolismo, fortalece o sistema imunológico, representa fonte de energia para as células e auxilia na remoção de metabólitos tóxicos gerados pela atividade física.

A maior parte das pessoas que faz uso da glutamina é com a intenção de aumentar a defesa imunológica.

Para os tenistas:  consumir de 5g a 10g pela manhã ou antes de dormir.

Para finalizar

Lembrando que uma alimentação balanceada e ajustada por um profissional visando seu biotipo e atividade física é suficiente para obter um excelente desempenho físico e evitar lesões musculares devido ao catabolismo.

Adoraríamos receber suas sugestões de temas os próximos posts.

Duvidas vc pode entrar em contato conosco pela plataforma ou diretamente nas minhas páginas de Instagram, Facebook ou site www.clinicareggiori.com.br.

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos tenistas!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Previous articlePrevenção e tratamento da lesão “cotovelo de tenista”
Next article5 exercícios físicos que vão te ajudar nas partidas de tênis
Nutricionista, proprietária do Reggiori Centro de Excelência em Nutrição em Brasília. Atua na área de nutrição Clinica Esportiva e Funcional, Pós graduanda em Fitoterapia com ampla experiência em nutrição desportiva fornece acessoramento a atletas amadores e profissionais. É praticante do tênis desde 2015 e atualmente joga a segunda classe da Barragem do Cerrado, edição Masculina. Presente nos principais torneios de tênis da capital, foi campeã em vários deles na simples (SESC 2016 , 2017 e 2018, Torneio Pacificador 2017), nas duplas (clube Naval 2017, Minas Clube 2018 e Clube Brasília, ITF senior 2018) e vice campeã em outros (clube Portuguesa 2018 e ASTCU 2018).
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x