Home Melhore seu jogo Preparação Física Alongamento ou aquecimento no tênis?

Alongamento ou aquecimento no tênis?

5
2050
Alongamento Tenista

Olá pessoal! Tudo bem?

Hoje falaremos sobre um assunto que gera muitas discussões, polêmicas e dúvidas em nosso meio esportivo.

Qual a melhor forma de prevenir lesões no tênis: alongar ou aquecer antes do jogo?

Você já parou para pensar sobre isto?

O quê e como você faz antes de seus treinos e partidas?

O alongamento

Alongamento Tenista

Há um costume muito comum entre nós tenistas de fazer um “ alongamentozinho rápido” ou um ligeiro aquecimento com as bola de tenis e partir logo pro jogo, não é verdade?

Bom, o fato é que existem muitas discussões e divergências sobre a eficácia do alongamento na prevenção de lesões musculares.

Há vários estudos e artigos que apontam que um alongamento forçado e intenso pré-atividades esportivas, além de não prevenir, diminuem a potência muscular.

E agora? Não devo alongar?

Calma! O alongamento é muito importante para o nosso corpo e para nossa vida.

Ele promove maior flexibilidade e mobilidade dos músculos e articulações, aumenta as amplitudes de movimentos e também diminui as tensões e dores musculares.

 

Mas então quando devo me alongar?

Estudos demonstram que o alongamento é importante e se faz necessário após a prática de exercícios físicos para prevenir os encurtamentos musculares e também as dores musculares.  

Mas o ideal é que a prática de alongar-se  esteja incorporada rotineiramente na vida das pessoas. Isso sim permite que você tenista, tenha menos lesões musculares, mais flexibilidade e maior mobilidade.

Quais os tipos de alongamentos e quanto tempo devo contar?

O mais conhecido é o alongamento estático em que você segura o músculo estirado por 30 a 40 segundos. Pode-se fazer também um alongamento dinâmico chamado de stretching, no qual você promove um estiramento e relaxamento das fibras musculares por 10 a 15 repetições.

Abaixo ensinarei alguns alongamentos importantes e fáceis para você fazer no seu dia-a-dia e aumentar sua flexibilidade e mobilidade, que ajudarão a melhorar seu desempenho no tênis.

https://youtu.be/n4Oss6Fb6Ns

O aquecimento

Aquecimento Tenista

Na minha visão como fisioterapeuta e esportista, o aquecimento pré jogo é muito importante e nos traz inúmeros benefícios.

Em todas as pesquisas e artigos, nunca se achou nenhum que fale mal do aquecimento antes dos treinos e jogos. Muito pelo contrário!

Um bom aquecimento, que simula a execução correta dos movimentos que se usará em jogo, além de preparar o atleta mentalmente, promove uma elevação da frequência cardíaca e temperatura corporal.

O resultado é o aumento do aporte sanguíneo dos músculos, a melhora na lubrificação das articulações pelo líquido sinovial, o aumento da capacidade de alongamento do músculo e a aceleração do tempo de resposta de contração muscular (propriocepção), diminuindo assim o risco de lesões.

Esse aquecimento pode ser dividido e feito em 2 etapas:

Inicialmente em baixa intensidade, sem bola, fazendo movimentos que mobilizem os músculos e articulações. Fiz um vídeo com algumas exercícios de aquecimento com e sem raquete para você realizar antes de iniciar um jogo.

https://youtu.be/W7m83o0bcac

Numa segunda etapa, em média intensidade, um aquecimento de bate bola, simulando os movimentos que serão usados na partida  por pelo menos 10 minutos.

Bate Bola Tenistas

Então é isso, pessoal. Espero que vocês coloquem essas dicas em prática para melhorar seu desempenho e, principalmente, sua qualidade de vida.

Deixe seu comentário e dúvidas. E se gostou do post, compartilhe com seus amigos tenistas

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

5 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge Ricardo
Jorge Ricardo
5 anos atrás

Obrigado, boas dicas e exemplos

Rapharl
Rapharl
5 anos atrás

Pessoal, alongue e aqueça a vontade, seu músculo ira perceber que vc fará alguma atividade, não tem certo ou errado, os dois são benéficos, o que te machuca no tênis é o não saber fazer os movimentos e praticar a iniciação sem um professor, isso é lesão na certa, pois vc quer colocar em prática o que vê na televisão, sem ter essa capacidade.

trackback

[…] a passo de uma aula de tênis abrange um bom warm-up (conforme comentado no último post do Irineu: Alongamento ou aquecimento no tênis?), um drill específico, um bate bola e consequentemente um jogo aos 15 ou 20min finais da […]

trackback

[…] já falamos antes no post “Alongamento ou aquecimento no tênis?”, o alongamento deve ser um exercício praticado rotineiramente. A sua prática aumenta o ganho […]

5
0
Would love your thoughts, please comment.x