Home Melhore seu jogo Preparação Física 6 Benefícios do Pilates Para Quem Joga Tênis

6 Benefícios do Pilates Para Quem Joga Tênis

1
2457
Exercícios para Tenistas

O nosso tema de hoje é sobre como o Pilates pode ajudar os tenistas na prevenção e também na reabilitação de algumas lesões de coluna, ombros, joelhos e quadris.

Mas antes de começar temos uma condição especial para você que é do Distrito Federal: quem nos procurar até dia 30 de Junho de 2019, iremos conceder 20% de desconto em qualquer plano (mensal, tremestral, semestral) no Studio Pilates Brasília tanto para o pilates quanto para a fisioterapia. Entre em contato conosco e diga que leu este post: 61 98163-8855 (Irineu).

Então, vamos ao post!

Pilates para Tenistas

Sou fisioterapeuta e tenho experiência trabalhando com pilates há mais de 14 anos. Já atendi e atendo muitos jogadores de tênis e posso dar o meu Feedback que as duas atividades se casam muito bem.

O pilates traz muitos benefícios para os amantes do tênis. Seja prevenindo ou tratando lesões e também melhorando a performance dentro das quadras.

Para quem não sabe ou nunca fez pilates, vou citar alguns dos princípios e explicar os principais benefícios dessa técnica para os tenistas.

 

1- RESPIRAÇÃO E FORTALECIMENTO DO CORE

O pilates ajuda a pessoa a ter consciência e controle da respiração durante os exercícios, ativa e fortalece os músculos mais profundos do abdômen (core) e melhora a oxigenação dos tecidos.

Isso ajuda o tenista a utilizar melhor a respiração durante os jogos,soltando o ar, ativando e contraindo o abdômen na hora dos golpes, melhorando a potência e evitando lesões da coluna.

2- ESTABILIZAÇÃO E PROPRIOCEPÇÃO

Serena Willians praticando Pilates

Os exercícios ativam os músculos estabilizadores da coluna e também ajudam a melhorar a estabilidade e a propriocepção das articulações dos ombros, joelhos e quadris.

Permite ao tenista ter maior firmeza, controle e tempo de reação dos movimentos do tronco e das outras articulações.

3- ALONGAMENTO E FLEXIBILIDADE

Nas aulas de pilates, grande parte do tempo é destinado aos exercícios de alongamento.

Como alguns clientes costumam dizer: “Alonga-se músculos que nem sabia-se que existiam”

Como já falamos antes no post Alongamento ou aquecimento no tênis?, o alongamento deve ser um exercício praticado rotineiramente. A sua prática aumenta o ganho de flexibilidade e melhora a mobilidade do corpo. Uma frase famosa de Joseph Pilates é: Se aos trinta anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho. Se aos sessenta anos você é flexível e forte, você é um jovem.

Para nós tenistas, isso é fundamental. Nos permite executar movimentos com maiores amplitudes e chegar bem em bolas difíceis.

Quem nunca se impressionou com algumas bolas quase impossíveis que o Novak Djokovic consegue salvar.

Pega essa Nadal!!!

4- FORTALECIMENTO

Através de exercícios que utilizam a resistência de molas e do próprio peso do corpo, o pilates proporciona uma tonificação muscular desde as musculaturas mais profundas e estabilizadoras até os músculos mais superficiais, dando força, tônus e definição muscular.

O fortalecimento muscular é algo imprescindível para um jogador de tênis. É a melhor maneira de se evitar lesões!

joseph-pilates
Joseph Pilates aos 57 e as 82 anos

5- CONSCIÊNCIA CORPORAL E POSTURA

Serena - Pilates
Serena Willians fazendo exercícios no pilates

São dois princípios importantíssimos para o corpo e que são muito trabalhados no pilates, visando o bem-estar dos praticantes no seu dia-a-dia, através de exercícios com movimentos executados de forma lenta, consciente e concentrada.

O pilates ajuda a pessoa a perceber melhor o seu corpo, melhorar a sua consciência corporal e a postura.

Esse benefício faz com que os praticantes de pilates consigam levar isso para suas outras atividades físicas (por exemplo o tênis) e também para o trabalho, diminuindo as tensões e sobrecargas  musculares prevenindo dessa forma às dores decorrentes de uma má postura.

6- PREVENÇÃO DE LESÕES

Já falamos algumas vezes aqui no blog como os exercícios de pilates podem ajudar os tenistas a prevenirem lesões e até demos dicas de vários exercícios preventivos para cada parte do corpo.

Se você ainda não teve oportunidade de ler, veja com mais detalhes os posts publicados aqui no blog nos últimos meses:

 

E o pilates é recomendado para os tenistas de todas as idades!

Aqui no Studio Pilates de Brasília, um dos nossos alunos é praticante do tênis há mais de 30 anos e joga em alto nível! o Sr. Afonso Celso Mesquita é empresário, tem 75 anos e frequenta o estúdio há 8 ano.

Aproveitei a oportunidade e fiz uma pequena entrevista com ele sobre sua experiência de como o Pilates o vem ajudando

https://youtu.be/CUrSULokcFY

Para finalizar, o Sr. Afonso topou participar de uma gravação com 9 exercícios de prevenção que praticamos durante as aulas de pilates. Alguns deles você pode praticar em casa sem a necessidade de aparelhos. Confira abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=LsA5rrzgTQc

Então é isso, pessoal.

Caso queiram saber mais detalhes ou até mesmo fazer uma aula experimental é só acessar nosso site: https://studiopilatesbrasilia.com.br/

Gostou do post? Então compartilhe com seus amigos!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
THAIS LEME HIROKI
4 anos atrás

Parabéns, Irineu! Os tenistas têm que tomar consciência que quanto melhor preparados fisicamente, mais eles poderão desfrutar do tênis competitivo e recreacional durante toda a vida!

1
0
Would love your thoughts, please comment.x