Home Tênis Lesões Lombalgia e sua relação com a prática do tênis!

Lombalgia e sua relação com a prática do tênis!

6
3899

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Olá tenistas! Tudo bem? Estou voltando aqui ao blog para escrever sobre aquela velha e famosa “dor nas costas” ou tecnicamente falando Lombalgia.

Um problema muito comum em toda a população, e frequentemente presente nos tenistas profissionais e amadores. 

Alguns estudos apontam que 80% da população têm ou já teve dor lombar. E não se engane pensando que esse tipo de lesão só acomete as pessoas mais velhas e sedentárias. 

Têm sido muito comum a queixa de dor lombar em tenistas juvenis que treinam horas e horas, com movimentos repetitivos e de muita intensidade, aliado ao pouco tempo de descanso e recuperação. 

Vocês já devem ter presenciado alguns tenistas profissionais abandonarem partidas de torneios internacionais.

Nadal também já sofreu com a famosa "dor nas costas"
Nadal também já sofreu com a famosa “dor nas costas”

Recentemente, o tenista Borna Coric abandonou o US Open deste ano justamente por conta de uma lesão lombar. Djokovic também se queixou de lombalgia durante o Australian Open de 2018 e Federer abandonou o Masters 1000 de Cincinatti de 2017 pelo mesmo motivo.

Segundo estudo publicado em 2016 na revista Orthopedic Journal of Sports Medicine 14% dos praticantes de tênis sofre de lombalgia, índice menor apenas das lesões de punho, tornozelo e joelho.

 

Quais os golpes do tênis que mais causam dor lombar?

Em primeiríssimo lugar está o saque! (golpe que já foi muito bem “dissecado” aqui pelo professor Huson Cardia no post Saque No tênis – Dicas para melhorar)

Saque é o frande vilão da lombalgia!
Saque é o frande vilão da lombalgia!

Um dos principais golpes do tênis e de muita potência, o saque exige uma biomecânica bem completa do corpo. 

Há uma integração de movimentos dos tornozelos, joelhos, quadril, coluna, ombros e braços, aliado a uma força de reação do solo e alavancas das articulações que é transmitida até o final do movimento para gerar potência no golpe. 

No momento do início do saque, antes da raquete entrar em contato com a bolinha, a coluna precisa realizar um aumento da lordose aliado a um movimento de rotação do tronco para gerar a aceleração que dará potência ao saque; após a fase intermediária que é quando se golpeia a bola, ocorre um movimento de desaceleração em que a coluna realiza uma flexão e rotação contrária até o final do movimento. 

Os principais músculos responsáveis por este movimento são os músculos reto, transversos e oblíquos abdominais e a musculatura posterior da coluna, os paravertebrais.

Região da famosa lombalgia

Outro golpe que exige muito da coluna é o backhand com as duas mãos, tendo em vista que o raio de alcance da raquete e a amplitude de movimento do braço são menores, e que tenista precisa girar bem o tronco para esconder a raquete. 

O professor Hudson também escreveu sobre o Backhand e sua inúmeras variações no post aqui do blog: Backhand no tênis: uma ou duas mãos?

Não se engane ao achar que a dor lombar só está relacionada com apenas a prática do esporte. Em muitos casos ela está relacionada a seus hábitos de vida e sua postura no trabalho como já expliquei em outro post aqui do blog.

Mas como prevenir problemas na coluna? 

A melhor forma de prevenção é a realização de exercícios de fortalecimento da musculatura da coluna, do abdômen e dos quadris. 

Exercícios de alongamento e de mobilização da coluna são muito importantes.. 

Quanto mais flexível for sua coluna, melhor capacidade ela terá de realizar os movimentos de flexão, extensão e principalmente de rotação. 

Uma ótima atividade física para prevenir dores lombares é o pilates (leia mais no post 6 Benefícios do Pilates Para Quem Joga Tênis), pois além do fortalecimento, alongamento e consciência corporal, ele trabalha muito a mobilização e a estabilização das articulações. 

Fizemos algumas fotos aqui no nosso studio com 6 exercícios simples e rápidos que você pode fazer em casa e que te ajudam a fortalecer a região da lombar. Eles podem ser praticados em isometria, aumentando-se o tempo e quantidade de vezes progressivamente.

Princípios de tratamento fisioterapêutico para dores lombares 

O primeiro passo e mais importante é identificar o tipo de tecido que está causando a dor com a ajuda de um especialista. E podem ser vários: muscular, articular, ligamentar, neural, discal, entre outros.

A partir daí avalia-se o estágio e o grau de lesão para se traçar o plano de tratamento que pode envolver medidas anti-inflamatórias, analgésicas, manipulações, técnicas de relaxamento, alongamento e fortalecimento musculares. 

O tempo de recuperação e reabilitação dependerá desses fatores. 

Então é isso pessoal! Cuidado para não cair naquele ditado:

Quem nunca teve dor lombar, um dia terá! 

Abaixo vou deixar meu contato de telefone e também meu site. Caso tenha alguma dúvida, estou a disposição: Irineu Caixeta (61) 98163 8855 / www.studiopilatesbrasilia.com.br

Abraço e até o próximo post!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

6 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Enio Couto
Enio Couto
4 anos atrás

Parabéns, ótima matéria!

Paulo Rodrigues
4 anos atrás

Muito bom! Obrigado!!!

Thaís
Thaís
4 anos atrás

Importantíssimo assunto, Irineu! As pessoas pensam muito em entrar em forma, mas se esquecem que o ser humano não é só “shape” e músculos. Manter alinhada e fortalecida a coluna prolongará a jovialidade por muitos anos! Obrigada por mais esse texto! bjs Thaís

Leonardo
Leonardo
4 anos atrás

Estou tendo este problema há algum tempo e exatamente agora a dor se intensificou. Já desconfiava q poderia ser o movimento de saque q poderia estar prejudicando minhas costas, mas nunca fui caprichoso quanto a reforço muscular. Essas dicas serão muito importantes para direcionar exercícios de fortalecimento. Parabéns.

Redação Bola de Tênis Delivery
Admin
Reply to  Leonardo

Legal Leonardo.. ficamos feliz que o post tem te ajudado! Continue nos seguindo. Abraços!

Oscar Klein Filho
Oscar Klein Filho
4 anos atrás

Ótima matéria, muito esclarecedora. Quem pratica o tênis sabe como é jogar com dor… terrível. O jogar tênis vai além das quadras pois, os exercícios de fortalecimento são fundamentais. Abraço.

6
0
Would love your thoughts, please comment.x