Home Beach Tennis Beach Tennis: conheça um dos esportes que mais cresce no mundo

Beach Tennis: conheça um dos esportes que mais cresce no mundo

3
3411
Beach_Tennis

Som rolando, óculos no rosto, pés na areia: esse é o Beach Tennis, uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo.

Jogando Beach Tennis
Jogando Beach Tennis

O esporte nasceu na Itália e é muito parecido com o Frescobol, atividade física praticada na praia, e com o Tênis de Campo jogado em quadras de saibro, cimento ou grama.

Uma das características principais do Beach Tennis e um dos principais fatores do alto crescimento de adeptos é a simplicidade de se jogar.

Como a raquete é pequena fica fácil acertar o ponto de contato com a bola, assim o jogo fica dinâmico, divertido e os praticantes motivados para treinar cada vez mais para melhorar suas habilidades.

A raquete do beach tennis é pequena e leve
A raquete do beach tennis é pequena e leve

Os movimentos e as regras são basicamente iguais ao do Tênis de Campo portanto muita gente já entra na quadra familiarizada com o esporte. A maior diferença entre as duas modalidades, é que no Beach Tennis a bola não pode pingar no solo e o jogador só tem uma chance no saque para começar o ponto.

Dimensões Quadra
Dimensões Quadra para jogos de duplas

Outro motivo que gera esse dinamismo do jogo é o tamanho da quadra que não é tão grande. A quadra deve ser um retângulo com 16,0 m de comprimento e 8,0 m de largura para os jogos de duplas e para os jogos de simples, a quadra deve ser de 4,5 m de largura.

Então é fácil que os jogadores praticamente preencham todos os espaços da quadra. Sendo assim, o Beach Tennis é um jogo de paciência onde a dupla que conseguir abrir mais espaços na quadra leva vantagem na hora de tentar definir um ponto.

Um dos primeiros desafios de quem está começando deve ser de manter a bola em jogo evitando errar na rede. Isso é algo relevante até para os jogadores profissionais da modalidade, onde preferem muito mais errar para fora considerando que a rede é o primeiro obstáculo do jogo.

Então fica a dica para vocês leitores:

”se for errar, erre para fora”.

 

 

A rede divide a quadra ao meio e deve ter 1,70 metros de altura.

O solo de areia faz com que o Beach Tennis seja um esporte de pouco impacto. É também uma ótima opção para quem quer melhorar o condicionamento físico e emagrecer.

Durante uma hora de jogo, o jogador queima em média 650 calorias. Normalmente as partidas são jogadas com melhor de 3 sets, onde o jogador e a dupla precisa vencer 2 sets para ganhar.

E aí, já está ficando com vontade de jogar?

Então, não pense duas vezes. Em tempos de pandemia, por ser ao ar livre e não ter contato com outras pessoas, é uma ótima opção para quem quer se exercitar. Mas lembre, o uso de máscara, por mais desconfortável que seja, é essencial para que todos joguem com muita segurança.

Jogando Tênis com Máscara
Jogando Tênis com Máscara

Antes de pisar na areia, é importante se preparar para a prática do exercício. Se vestir de maneira adequada melhora a experiência durante o jogo, algumas dicas:

  • Shorts com bolso lateral para guardar a bola e camiseta específica já ajuda bastante.
  • Passar protetor solar e levá-lo na mochila caso seja preciso reforçar e óculos de sol para se proteger é muito importante.
  • Leve sempre uma garrafa de água para se hidratar, álcool em gel, toalha, que deve ser mantida em local limpo durante toda a partida, para secar o rosto.
  • Para conter o suor no rosto e no cabo da raquete, é legal também o uso de munhequeiras.
  •  
Hidratação durante os Jogos
Hidratação durante os Jogos

Meu nome é Gustavo Hoewell, tenho 32 anos e desde os 4 anos quando comecei a jogar tênis, estou envolvido com esportes de raquete. Me formei em educação física e administração nos Estados Unidos onde representava a Bethel University, universidade onde eu estudava, no circuito americano de tênis.

Quando voltei para o Brasil fundei algumas escolas e hoje tenho o Point 43 – Esportes de Praia, uma academia de areia em Londrina no Paraná.

Motivo para Jogar Beach Tennis

Hoje com toda essa bagagem sugiro para muitas pessoas experimentar o Beach Tennis por alguns motivos que eu gosto muito de ressaltar:

  • É um esporte seguro, saudável e divertido.
  • O clima de praia, o pé na areia, é como se fosse uma terapia, muitas vezes em meio ao caos urbano.
  • O jogo é ótimo para quem quer melhorar o foco e a concentração.
  • Você com certeza vai fazer novas amizades, com pessoas que tem gostos parecidos com os seus.

Dicas Valiosas para Quem está Começando

Para finalizar, vão 6 dicas importantes para quem quer começar a jogar:

  1. Siga o nosso blog. Traremos ótimos conteúdos nos próximos meses!
  2. Busque por conteúdos sobre a técnica mais adequada para executar os golpes, se possível faça uma aula com um profissional de Educação Física capacitado para ensinar a modalidade. Aprender a técnica correta vai permitir um aprendizado sólido, assim é mais fácil de melhorar o golpe e evitar lesões, além de aumentar a performance nas partidas.
  3. O aprendizado por etapas faz com que você melhore mais rápido. Então comece passando a bola para o outro lado, após essa etapa passe a bola direcionando em uma zona específica de quadra, só depois de você conseguir controlar bem a bola comece a bater mais forte. Um erro muito comum de quem está começando é querer colocar muita energia nos movimentos sem antes desenvolver a técnica e a confiança necessária.
  4. Use uma raquete que seja leve e macia, assim fica mais fácil o manuseio durante a execução dos golpes e mais confortável também, além de que iniciantes muitas vezes ainda não tem a musculatura preparada para aguentar uma raquete mais pesada.
  5. Como é um esporte que demanda bastante calorias é importante uma boa alimentação antes, durante (se hidratando) e depois. Se for o caso, peça ajuda para uma nutricionista.
  6. Convide amigos para começar a praticar junto com você. Assim, o jogo sempre será parelho visto que a evolução normalmente é bem parecida.

Quer conhecer um pouco mais do Beach Tennis ou até mesmo melhorar o seu jogo? Siga o @point43oficial nas redes sociais!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

3 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Delano Chaoairy
Delano Chaoairy
3 anos atrás

Parabéns!!

trackback

[…] também: Beach Tennis (Tênis de Praia), um esporte que cresce cada vez mais. Confira […]

trackback

[…] também: Beach Tennis (Tênis de Praia), um esporte que cresce cada vez mais no mundo. Confira […]

3
0
Would love your thoughts, please comment.x