Beach_Tennis
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Beach Tennis é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e um dos motivos é a sua simplicidade para jogar, tanto tecnicamente falando como também no jogo em si, com regras simples e claras para facilitar e dinamizar a partida ou o treino. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert
Beach tennis é um dos esportes que mais cresce no mundo

Confira também o primeiro post da série: Beach Tennis – conheça um dos esportes que mais cresce no mundo.

As regras são basicamente iguais as do Tênis de Campo porém tem algumas diferenças bem interessantes, neste post vamos de algumas delas.

Regras do beach tennis

Diferença número 1:

Diferente do Tênis de Campo onde a bola pode dar até 1 (um) quique na quadra, no Beach Tennis se a bola tocar na areia é ponto do adversário. 

Diferença número 2:

No Tênis de Campo o jogador tem 2 chances de acertar o saque, no Beach Tennis o jogador tem somente uma. Por conta disso no Beach Tennis os jogadores não sacam para tentar dar um “Ace” (saque que a bola toca direto na areia, isto é sem ninguém que tá recebendo encostar nela) e sim para colocar a bola em jogo.

Diferença número 3:

No Tennis de Campo se a bola queima na rede após o saque e cai corretamente na quadra do adversário, o sacador deve repetir o saque. No Beach Tennis quando isso acontece continua o ponto. E quando a bola para na rede, chamamos de “Net”, e aí é igual nas duas modalidades, salve que no Tennis de Campo como falamos você tem o “Segundo Serviço”, que nada mais é do que sua segunda chance de acertar o saque. 

Diferença número 4:

O Tênis de Campo é um esporte que exige silêncio, já no Beach Tennis o clima é descontraído, os jogos normalmente acontecem com música.

Por conta das características do jogo, principalmente pela quadra pequena e rede alta, eu gosto de dizer que o Beach Tennis é um jogo de quem “erra menos” sendo assim, os jogadores devem tentar colocar a bola em jogo com segurança e deixar para tentar o Winner quando surge uma boa oportunidade. 

Por conta das características do jogo, principalmente pela quadra pequena e rede alta, eu gosto de dizer que o Beach Tennis é um jogo de quem “erra menos” sendo assim, os jogadores devem tentar colocar a bola em jogo com segurança e deixar para tentar o Winner quando surge uma boa oportunidade. 

Para quem não sabe, “Winner” é um ponto vencedor, é quando você faz um ponto sem o adversário tocar na bola. Salve quando você está sacando que aí como vimos se chama “Ace”. 

Conheça as regras do beach tennis

Fora essas curiosidades é legal entrarmos um pouco mais a fundo para que ao menos vocês saiam daqui sabendo as regras básicas para conseguirem jogar uma partida.

Vou explicar para vocês o modelo “Tie-break Set” no beach tennis

O objetivo principal do jogador ou da dupla é fechar o set. Para isso, a dupla tem que ganhar seis games, caso o placar do jogo fique 5×5, aí então sobe dois e será jogado até 7, para que haja uma margem de dois games no placar. Se a pontuação chega a 6×6 games, um Tie-break deve ser jogado.

Uma dica legal é sempre contar em voz alta para não haver desacordo na contagem. E assim, um jogador pode ajudar o outro, principalmente no começo onde todos estão aprendendo as regras. 

Cada game é composto de quatro pontos ou mais, os games são realizados no modelo “No-Ad”, isto é sem vantagem. 

O ponto do sacador é sempre contado antes do ponto de quem está recebendo o saque, segue pontuação como no exemplo abaixo:

Primeiro ponto – “15”
Segundo ponto – “30”
Terceiro ponto – “40” 

 

Quarto ponto – “Game” 

Então quando cada equipe faz três pontos, a pontuação é “40 iguais” e um último e único ponto deve ser jogado para ver quem fecha o game. 

Todos os pontos jogados para fechar um game chamam “Game Point” e todos os pontos jogados para fechar o set damos o nome de “Set Point”, como também para fechar a partida, o qual chamamos de “Match Point”.

Como jogar o tie-break no beach tennis?

Durante um jogo tie-break, os pontos são marcados “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc. 

A primeira dupla que ganhar sete pontos ganha o tie-break e consequentemente o set. Se a pontuação no Tie-break, ficar 6×6, fecha o tie-break quem fizer uma diferença de dois pontos. Por exemplo 8×6 ou 9×7 ou até mesmo 20×18. 

No Tie-break, o jogador que começa saca uma vez. 

Os dois pontos seguintes devem ser sacados por outro jogador da dupla adversária. 

E assim até o final do jogo, onde cada dupla deve servir alternadamente por dois pontos consecutivos até o final do Set ou jogo de for o último Set a ser jogado.

Agora que você já sabe as regras do beach tennis, agora é só ir para quadra e realizar a sua partida!!!

Quer conhecer um pouco mais do Beach Tennis ou até mesmo melhorar o seu jogo? Siga o @point43oficial nas redes sociais!

Gustavo Hoewell

Escrito por: Gustavo Hoewell




  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
SILVIO BIANCHI
1 ano atrás

Olá pessoal! Muito boa matéria, parabéns!

trackback

[…] também – Regras do Beach Tênis – O Que Você Precisa […]

trackback

[…] também – As regras do Beach Tennis – Tudo Que Você Precisa […]

Henrique G Azevedo
8 meses atrás

A regra dos 3 metros esta valendo? ,é p as duas duplas?, os jogadores q não estão secando podem se mexer antes do saque?, quem saca tem q se posicionar primeiro? Depois os recebedores se colocam?

Clóvis da Silva
Clóvis da Silva
1 mês atrás

A minha única dúvida no Beach Tenis é: Quantas vezes pode cada dupla tocar na bolinha antes
de jogar pra quadra adversária?

Roberto Pimenta
Roberto Pimenta
1 mês atrás

Uma única vez, da mesmo forma que o tênis de campo.