Home Tênis Equipamentos Raquete Yonex: quais são os seus benefícios?

Raquete Yonex: quais são os seus benefícios?

1
4012
raquete_yonex

As raquetes estão cada vez mais modernas, com tecnologias sempre inovadoras. No caso da japonesa raquete Yonex, não é diferente. Esta é uma empresa já muito bem consolidada no mercado, e que tem produtos de altíssima qualidade.

Atuando com esportistas de grande peso há algum tempo, a Yonex tem em seus últimos modelos cada vez mais conforto e desempenho.

O grande trunfo da empresa é a tecnologia isométrica, que você precisa conhecer.

Para saber mais sobre como funcionam suas principais características e benefícios, continue lendo esta publicação!

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Conhecendo a marca

Nem todo mundo conhece a raquete Yonex pela sua empresa – a própria Yonex.

Ainda assim, esta é uma fabricante bastante conceituada, que tem apostado muito no avanço tecnológico e produzido equipamentos de alto padrão.

A Yonex é uma empresa de origem japonesa e que produz equipamentos e adereços para uma série de esportes.

Entre eles, estão com maior destaque o tênis, o badminton e o golfe, principalmente no que diz respeito às raquetes.

Além da raquete Yonex, no entanto, a fabricante também produz outros materiais.

Ela é conhecida por fazer desde sapatos até petecas, além de, claro, se especializar em materiais dos esportes citados antes.

Portanto, é importante falar que esta empresa já é relativamente antiga, tendo sido fundada no ano de 1946, logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Ela tem sua sede na cidade de Tóquio, no Japão, mas atua no mundo inteiro.

Com respeito à sua criação, o objetivo inicial não era de produzir raquetes, como a empresa faz hoje. Nem mesmo era a intenção criar produtos e equipamentos voltados para a prática esportiva.

Pelo contrário, era algo completamente distinto que era produzido: flutuadores de madeiras para redes de pesca. Só que, com o tempo, ela começou a trabalhar com a produção das raquetes para badminton e, em seguida, para o tênis.

A partir da década de 1980, ela começou a ficar conhecida, tendo Martina Navratilova jogado com uma raquete Yonex, com sucesso.

A empresa passou a se expandir, inclusive montando uma filial na Califórnia, nos Estados Unidos.

Os modelos de raquete Yonex conquistaram o mundo por um motivo especial, que é a sua construção.

A tecnologia isométrica, motivo de todo este sucesso, deixa a cabeça um pouco mais quadrada, variando a aparência da raquete.

Atualmente, ninguém questiona a confiabilidade da raquete Yonex entre todos os seus modelos.

No entanto, prova de seu crescimento, aliás, são os atletas e até clubes de futebol que foram e são patrocinados por ela. No tênis, alguns expoentes são os seguintes:

·    Modalidade masculina: Stanislas Wawrinka, Lleyton Hewitt, Juan Mónaco, Borna Ćorić, Nicholas Kyrgios, Pierre-Hugues Herbert, entre outros

·  Modalidade feminina: Ana Ivanovic, Maria Kirilenko, Sabine Lisicki, Julia Glushko, Angelique Kerber, Martina Hingis, Su-Wei Hsieh, Zheng Jie, Ayumi Morita, Rika Fujiwara, Renata Voracova, entre outras

 

Detalhes das raquetes Yonex

A descrição dos parâmetros técnicos dos modelos de raquete Yonex é muito importante.

Por isso, com base neles é que você poderá decidir se vale a pena ou não investir para o seu caso em particular. Pense que cada raquete favorece um estilo de jogo e combina mais com determinadas características individuais.

Uma raquete de tênis pode influenciar em muitos aspectos do seu jogo.

Ela pode mudar a estabilidade, a velocidade da batida da bola, o controle e até mesmo as chances de se lesionar, o que pode acontecer se estiver com o equipamento errado.

Dito isso, vale ressaltar, ainda, que não há preocupações com relação à qualidade dos materiais da raquete Yonex.

Portanto, ela tem uma grande qualidade, é muito bem conceituada no mercado e tem tecnologias de ponta, de modo que não levanta suspeitas.

O que importa, aqui, é decidir qual é a raquete que mais se adapta ao seu estilo de jogo, características como peso e material, por exemplo, podem ser vitais na hora de definir isto. Veja, abaixo, a descrição de dois dos principais modelos da marca.

Yonex Ezone 100:

raquete_yonex

·         Peso: 300 g unstrung (sem cordas)

·         Equilíbrio (sem corda): 32 cm

·         Comprimento: 27 polegadas

·         Rigidez: 63 RA

·         Material: grafite HM + VDM + H40x

·         Swingweight: 322 encordada

·         Tamanho da cabeça: 100 Sq. In.

·         Número de cordas: 16 x 19

Yonex Vcore 100 Game:

raquete_yonex

·         Peso: 270 g unstrung (sem cordas)

·         Equilíbrio (sem corda): 33 cm

·         Comprimento: 27 polegadas

·         Cabeça: 100 polegadas

·         Rigidez: 67 RA

·         Material: grafite HM + Nanometric XT + Nanomesh Neo

·         Swingweight: 320 encordada

·         Tamanho da cabeça: 100 in²

·         Número de cordas: 16 x 19

Com estas descrições, pode-se afirmar, de antemão, que há similaridade nos modelos de raquete Yonex.

Eles são relativamente leves e tem um peso bem distribuído. Seu comprimento também é padronizado, com pouca mudança.

A construção geral das raquetes facilita todos os estilos de jogo, não é nada complicado manuseá-las. Por isso, elas são indicadas para tenistas de todos os níveis.

No entanto, não importa se o seu nível é mais inicial ou mais avançado, elas podem ser uma boa opção, principalmente no caso da Vcore, que é um pouco mais confortável.

Isto porque uma das características deste modelo de raquete Yonex é que ela possui uma boa adaptabilidade, por conta das suas descrições técnicas e da sua construção geral, sobretudo do seu peso e comprimento.

Assim sendo, ela é construída de modo a oferecer algo para todos os tenistas, independentemente de estilo e nível.

Por fim, as tecnologias de construção mudam um pouco entre uma e outra em aspectos mais detalhados.

No geral, naquele que é o motivo pelo qual as raquetes Yonex são mais conhecidas, ambas se assemelham, que é o caso da aparência mais quadrada da cabeça. Disso, falarei mais adiante.

 

Características da raquete Yonex

Agora, chegou o momento de falar mais especificamente das características da raquete Yonex de um modo geral. Afinal de contas, como esses modelos funcionam em quadra? O que eles podem oferecer ao tenista em termos de estilo e de batidas na bola?

1. Saque

Um aspecto importante do jogo é, sem dúvidas, o saque. Cada jogador tem seu estilo e tenta imprimi-lo inclusive neste atributo do jogo. A raquete é importante para ajudar a torná-lo mais fácil.

Com relação ao modelo Ezone, especialistas entendem que a raquete Yonex permite ao tenista efetuar saques mais agressivos e a criar novos ângulos de batida.

No entanto, alguns afirmam que acabaram tendo mais duplas-faltas do que com outras. Por isso, seu controle precisa ser bem treinado.

Já a Vcore, por outro lado, permite um pouco menos de agressividade. No entanto, como ponto positivo, é mais fácil de controlar.

2. Devolução

Com relação à devolução do saque, é importante ressaltar também como atuam os modelos de raquete Yonex. Afinal, se sacar é importante, devolver o de seu adversário também é algo fundamental, certo?

Neste caso, tanto a raquete Yonex Ezone quanto a Vcore oferecem um manuseio fácil, que tende a ajudar a melhorar o índice e a qualidade das suas devoluções. Mais uma vez, ela permite uma tomada de decisões que favorece um estilo mais agressivo, criando oportunidades.

3. Golpes de fundo

Com relação aos golpes de fundo, a tendência das raquetes Yonex Ezone e Vcore de serem moldadas para atletas mais agressivos se confirma. Elas auxiliam em movimentos como os de spin, além de melhorar o controle e ajudar a dar potência nas batidas.

Principalmente os modelos mais recentes da raquete Yonex são confortáveis e bem balanceados, gerando um maior potencial de agressividade. Isto apenas requer um pouco mais de treinamento, sendo mais fácil a partir do nível intermediário, principalmente para a Ezone.

4. Voleio

Uma melhora dos novos modelos da fabricante é referente igualmente à técnica de voleio. Como eles estão cada vez mais confortáveis e fáceis de manusear, influenciam positivamente neste atributo também.

Pelas suas características técnicas, a Vcore se sai melhor nesse sentido, embora a Ezone não deixe a desejar.

Tecnologias

Os sucessos da raquete Yonex são atribuídos às tecnologias empregadas em seus modelos. A empresa cada vez mais investe nisso, de forma que consegue produzir equipamentos da mais alta qualidade.

As tecnologias a seguir, pelas quais a fabricante é tão conhecida, são as empregadas em basicamente todos os modelos atuais.

1. Aero Fin e Aero Trench

De início, vêm as tecnologias Aero Fin e Aero Trench. Elas dizem respeito ao sistema aerodinâmico da raquete e como funciona. Reduzindo a resistência do ar, por exemplo, ajudam a melhorar os spins e a velocidade.

2. Black Micro Core

Esta tecnologia, que foi instituída em 2013 nas raquetes da Yonex, combina no material grafite de carbono com partículas elásticas. Isto aumenta fatores como o poder, a estabilidade e melhora a absorção do impacto nas vibrações da raquete.

3. Dual Shut System

Este outro sistema é feito para melhorar o conforto do tenista, além da performance. Também influencia no impacto da vibração, diminuindo bastante nos modelos Ezone e Vcore da raquete Yonex.

4. Sistema isométrico

Talvez a tecnologia mais famosa de qualquer raquete Yonex seja o sistema isométrico, tão característico da marca. Ele foi introduzido na década de 1980, quando a empresa começou a se tornar mais conhecida no mundo do tênis.

Com essa tecnologia, a raquete tem, em sua cabeça, uma forma mais quadrada, realizando uma redução no espaço inerte da sua estrutura convencional.

Com isso, ela consegue oferecer um sweetspot de até 10% mais, além de facilitar os giros e melhorar a capacidade de manobra.

Benefícios da raquete Yonex

Agora, resta falar um pouco mais dos benefícios dos modelos de raquete Yonex. Afinal, o que elas oferecem como diferencial com relação às raquetes tradicionais?

1. Tem a tecnologia isométrica

Não dá para falar de Yonex sem citar a tecnologia isométrica, detalhada mais acima. Esta é a assinatura da marca, e o motivo pelo qual ela é tão bem reconhecida no mundo todo.

De fato, esta tecnologia permite benefícios muito interessantes ao desempenho do atleta. Como foi dito, aumenta o sweetspot e facilita giros, além de melhorar a manuseabilidade para atletas mais inexperientes. A tecnologia isométrica está presente em todos os modelos.

2. Oferece conforto

Algumas raquetes tradicionais não são tão confortáveis. Embora seja algo que as empresas cada vez mais estejam investindo, algumas ainda podem deixar a desejar neste aspecto.

Definitivamente, não é este o caso da raquete Yonex, principalmente com relação à Vcore. Como foi dito na seção da sua tecnologia, a empresa investe em materiais que favoreçam o conforto. Por isso, ela é uma raquete para todos os tenistas.

3. Favorece um estilo de jogo agressivo

É impossível falar da construção das raquetes sem mencionar os estilos de jogo. Dependendo de como elas são feitas, podem auxiliar a alguns atletas em particular, como é neste caso.

Mesmo que a raquete Yonex seja feita para ser universal e poder ser utilizada por todos os tenistas, quem é mais agressivo se sai melhor. Por isso, se você tem esse estilo, é mais um ponto positivo.

Nesse aspecto, tanto a Vcore quanto a Ezone se destacam, sendo a segunda mais indicada se o seu nível de tênis for um pouco mais avançado. Ainda assim, não é difícil a adaptação a nenhuma delas.

Comparativo Vcore x Ezone

Para finalizar, segue um breve comparativo final entre os modelos já destacados: Vcore e Ezone, os principais e mais atuais da marca.

Eles têm algumas similaridades, principalmente com relação às principais tecnologias, como visto, mas também diferenças sutis.

Entendemos que o modelo Vcore é um pouco mais macio do que o Ezone. Mesmo assim, a raquete Yonex Vcore não deixa a desejar em termos de controle, aliando isto a um conforto superior.

Com relação ao saque, a Vcore sai na frente, com menos chance de incorrer em dupla falta. No jogo de fundo, as duas chegam muito próximas no que entregam, mas com uma pequena diferença: o modelo de raquete Yonex Ezone acaba ficando ligeiramente à frente, em função da sua construção.

Já, tanto o potencial de spin quanto o voleio, acabam sendo bastante similares entre as duas, sendo difícil dizer qual se sai melhor. Certamente isto se dá por conta de serem usadas as mesmas tecnologias, e esta questão fica mais relacionada ao estilo de jogo.

Em conclusão, as raquetes Yonex são equipamentos de uma qualidade interessante. A fabricante japonesa soube aproveitar da sua principal tecnologia, a isométrica, para criar produtos de alta qualidade.

5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Anderson
Anderson
2 anos atrás

Eu queria entender o motivo da Vcore ser melhor para saque que a Ezone, pois uso uma Ezone e sempre quis usar uma Vcore, hoje joguei dois sets com uma Vcore após jogar 4 sets com a Ezone e como mágica meus saques passaram a entrar com muita facilidade, o que explica isso? Notei também que consegui gerar mais spin sem estourar a bola (detalhe que tanto a Ezone que uso quanto a Vcore que testei hoje têm o mesmo peso de 300g sem cordas, balanço de 320mm e 27 polegadas de comprimento e cabeça 100, as duas, por isso não sei de onde vem a diferença.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x