Home Tênis Equipamentos Aprenda a escolher o Tênis ideal para jogar tênis e melhore sua...

Aprenda a escolher o Tênis ideal para jogar tênis e melhore sua performance agora

0
2706
tenis_para_jogar_tenis

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

É senso comum a necessidade de escolher roupas leves e confortáveis para praticar esportes com um melhor desempenho e mobilidade. Entretanto, é também muito importante estar atento ao calçado que usará nos pés, pois um tênis específico produzido para determinada atividade garantirá uma maior qualidade durante a prática da atividade física evitando lesões como a fascite plantar.

Com o esporte tênis não seria diferente, independente da marca, cor, ou valor, os tênis para jogar tênis possuem especificidades entre seus modelos que variam desde os tipos de superfície em que ocorrerá a prática até características biótipos do atleta, como os diferentes tipos de pisada, importantes na prevenção de problemas ortopédicos, tal qual lesões.

tenis_para_jogar_tenis

Os tipos de pisada:

  • Pisada pronada: Conhecida como pisada para dentro. O atleta com a pisada pronada necessita de um tênis que evite torções, e que distribui o impacto da pisada uniformemente, oferecendo um maior amortecimento e estabilidade.
  • Pisada neutra: Conhecida como pisada comum, é a pisada da maioria das pessoas. O atleta com esse tipo de pisada precisa de um tênis com boa estabilidade e equilíbrio.
  • Pisada supinada: Conhecida como pisada mais pra fora, é necessário um tênis que tenha um sistema de amortecimento que absorva impactos com rapidez, visando evitar riscos de torções.

Para reconhecer o seu tipo de pisada é recomendado orientação profissional, para que haja uma avaliação eficiente, e a escolha consciente do melhor sapato para o seu tipo de pisada.

Os tênis para jogar tênis possuem especificidades que priorizam o conforto e a estabilidade.

Uma característica importante em bons tênis é um bom sistema de ventilação, evitando o acúmulo de umidade nos pés e propiciando uma maior agilidade.

O sistema de amortecimento é muito importante, pois para um esporte muito dinâmico e com intensas mudanças de velocidade e direção, como o tênis, é necessário diminuir as chances de lesões.

Tênis para  jogar tênis

Esportes diferentes exigem tênis diferentes para uma adaptação adequada que garantirá uma qualidade e desempenho maiores durante a prática física. Sendo assim, é de extrema importância estar atento às características do tênis ideal para a atividade desportiva de sua escolha.

No caso do esporte tênis, o atleta muitas vezes volta todas as atenções para a escolha de materiais como a raquete, por exemplo, e não impõem a mesma criticidade na escolha do tênis, uma vez que o calçado esportivo é de extrema importância para a segurança e conforto, e tem influência direta no desempenho da partida.

As diferentes quadras de tênis exigem diferentes calçados para se adaptar às diferentes superfícies de contato, pois afetam diretamente o jogo e a movimentação, além de evitar fraturas físicas.

Algumas características para a escolha de um tênis para jogar tênis são:

  • Amortecimento: O tênis é um esporte no qual o jogador, para garantir uma melhor agilidade, concentra o amortecimento na ponta dos pés. Entretanto, os tênis de modo geral costumam concentrar o amortecimento no calcanhar, por isso é necessário atentar-se àqueles que possuem o amortecimento integral, na ponta do pé e calcanhar.

 

  • Solado com ranhuras: O solado dos calçados de modo geral costumam ser mais leves que os de tênis para jogar tênis, que precisam ser pesados, pois facilitam as movimentações bruscas em quadra sem danificar a mobilidade do pé, com efeito anti torsão.

 

  • Borrachas: As diferentes borrachas proporcionam resistência e maciez.

 

  • Dispositivo anti-impacto: Para a prática de tênis é necessário que este dispositivo esteja presente em toda a sola. Entretanto, esse sistema possui uma validade de aproximadamente um ano, a depender da frequência de uso do tênis. E é uma atenção que deve ser tomada não apenas por atletas da modalidade como também para aqueles que praticam o esporte como hobby e lazer.

O sistema de amortecimento

O amortecimento auxilia na redução do impacto, evitando lesões nas articulações que serão decorrentes da prática desportiva. Cada modalidade possui características diferentes que exigem sistemas de amortecimento diferentes. 

Para um calçado de tênis é fundamental que haja amortecimento na frente dos pés, pois é onde os Tenistas mais sobrecarregam o peso e está diretamente ligado às tensões provocadas pelo esporte, que ocorrem nos joelhos, tornozelos e na coluna.

  • Amortecimento em Gel: Importante para a absorção de impacto, pois o Gel com base de silicone é colocado em lugares estratégicos.

 

  • Amortecimento adiPRENE: É uma tecnologia desenvolvida para proteger o calcanhar, com alto impacto de absorção. 

 

  • Amortecimento Air Max: Possui bolsa de ar embutida garantindo maior amortecimento e leveza.

 

  • Amortecimento Sync-Pulse: Ideal para quem gosta de correr em grandes ritmos, a sola desse modelo facilita a movimentação na ponta dos pés, pois é feita com uma borracha de folhas.

 

  • Amortecimento Shock spring: É composto por três camadas de E.V.A. localizadas na frente do tênis e no calcanhar, garantindo um maior amortecimento.

 

  • Amortecimento Power Cushion: Excelente para a circulação, pois absorve melhor o impacto das quadras, e transfere a energia do impacto aos pés de maneira mais rápida.

 

Os tênis para jogar tênis se diferenciam dos demais sapatos, pois exigem solados diferenciados para as diferentes superfícies de quadras. São mais pesados que os demais calçados e possuem solados mais altos e reforçados.

As superfícies para a prática do tênis são as seguintes:

 

  • Clay Court ou Saibro: Sua base é argila e terra com uma cobertura de pó de tijolo. O tênis ideal para esse tipo de quadra tem um design mais baixo, solado mais aberto e profundo, para não impedir que o jogador deslize, e assim evitar paradas súbitas, que podem ser perigosas.

 

  • Grama ou Grass: Essa superfície é mais rápida para jogo pois é feita de grama. Os calçados são feitos de maneira que não danifiquem a grama, aumentam a tração evitando escorregões. Entretanto, esse modelo de grama não é muito comum no Brasil, havendo pouquíssimos exemplares.

 

  • Piso duro, rápido ou hard court: São as quadras mais utilizadas para jogos pois encontram-se em diferentes tipos: Grama artificial, piso tartan, cimento.

Os sapatos são mais pesados que os demais, pois exigem um maior reforço lateral. O solado é feito em borracha, oferecendo melhor tração para as freadas.

 

  • Piso indoor ou liso: É a menos comum das superfícies citadas até aqui, variam entre pisos de relva artificial, sintéticos, ou madeiras. Exige tênis com solas lisas que evitarão um travamento brusco.

Há uma variedade de tênis para as mais diversas atividades físicas, assim como há uma grande variedade de tênis para jogar tênis com as mais diversas especificidades. Estar atento a esses detalhes na hora de escolher um sapato fará toda a diferença no desempenho da prática desportiva assim como será essencial para o bem estar do nosso corpo.

Hoje existem tênis produzidos com tecnologias específicas para as características de cada tipo de superfície, calçados elaborados para facilitar uma melhor experiência e performance em jogo. Apesar disto, os mais comuns, até por sua praticidade e pelo fato de grande parte dos atletas praticarem tênis em mais de um tipo de piso, são os tênis All Court, calçados com características balanceadas que focam dar apoio principalmente em conforto e amortecimento, recomendados, como o nome diz, para todas as superfícies.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x