Munhequeiras para Jogar tênis: Qual é a sua real utilidade?

0
3808
munhequeira

Um item essencial no guarda-roupas de qualquer tenista, seja ele um jogador profissional ou um iniciante da prática, é a munhequeira. Assim como todo esporte e atividade física precisam de uma roupagem e equipamentos específicos que serão essenciais para garantir a segurança do atleta durante a prática

A munhequeira é um equipamento utilizado com o propósito de evitar que o suor dos braços e axilas chegue à mão do atleta, garantindo (em um esforço conjunto com o overgrip da raquete) que suas mão continuem secas e aderentes à raquete) e, em alguns casos, evitar lesões graves na região do pulso (munheca), sendo, em ambos casos, um artigo importante para o aprimoramento do desempenho do tenista. 

Afinal, o motivo pelo qual decidimos nos exercitar está diretamente atrelado ao lazer, bem estar e a qualidade de vida, e a munhequeira é um bom exemplo de item que proporciona conforto e cuidado com o corpo quando jogamos tênis.

munhequeira
Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Qual é a finalidade de uma munhequeira?

A munhequeira é uma peça importante para os atletas praticantes de uma variedade de esportes para além do tênis. Elas são populares também entre aqueles que praticam, por exemplo, musculação, crossfit, basquete, entre outros. Algumas pessoas também utilizam uma modalidade específica do adereço por questões de saúde no dia a dia, a munhequeira ortopédica é um artigo importante para estabilizar o punho e demais lesões. 

Para além de questões puramente estéticas, a munhequeira, vestida por atletas de todo o mundo que tem o tênis como esporte de prática, é extremamente necessária para o bom desempenho durante uma partida, pois é capaz de absorver o suor que escorre pelo braço do jogador, e que, consequentemente, chegaria até a mão do indivíduo.

Se tratando de um esporte com o manuseio de raquete, esta ocasião de excesso de suor seria extremamente prejudicial para a aderência da raquete de tênis.

Ao praticar tênis, devido a movimentação incessante, há uma transpiração muito constante, pois assim, a temperatura do corpo pode ser mantida mais baixa. E, para garantir que suas mãos fiquem menos encharcadas possíveis, o atleta utiliza a munhequeira, que também é essencial para secar a testa.

Para além da eficiência que garante ao manter as mãos e testas menos molhadas que o natural, o que já é um fator consideravelmente importante para o desempenho positivo do tenista, a munhequeira também é responsável por manter o pulso aquecido. Esta característica auxilia na temperatura do pulso, mantendo-o mais quente, para permitir que o jogador consiga executar os movimentos com uma maior desenvoltura e precisão.

A munhequeira é utilizada por esportistas que praticam modalidades que exigem movimentos repetitivos, precisão e muita força nos movimentos das mãos. Ela é responsável por reduzir os esforços em toda a extensão da munheca, capaz de minimizar as possibilidades de graves acidentes que desestabilizaram o punho ou evitar lesões.

Os modelos de munhequeira devem ser escolhidos a partir das necessidades do atleta, da modalidade em questão. Pois dentre essas adversidades elas também são distintas em algumas características para melhor se adaptarem ao esporte da escolha do jogador e o seu objetivo.

  • Munhequeira para reter suor: Utilizada por atletas de esportes como o tênis e basquete, esse modelo tem como função principal absorver o suor, por este motivo são feitas com material absorvente do tipo atoalhado.
  • Munhequeira para a estabilidade: Esse modelo é utilizado por atletas que praticam esportes como crossfit e musculação. Pois são importantes para esportes que exigem muita força nos punhos, mantendo-o estável.

Aspectos estéticos de uma munhequeira para jogar tênis:

Por se tratar de um artigo de alta importância para a saúde e performance do atleta de tênis, a munhequeira pode ser encontrada em lojas de artigos esportivos em uma grande variedade de cores, formatos, espessuras e materiais.

Entretanto, elas costumam ser mais compridas que os demais modelos de munhequeira que possuem apenas valor puramente estético, e outra característica muito específica do modelo do atleta de tênis é a composição do tecido, que deve ser produzida por materiais que possuem a capacidade de absorção do suor demasiado.

Demais variedades de munhequeiras:

A munhequeira é encontrada em uma diversidade de lojas por haver uma variedade de finalidades de uso que não se limitam apenas a práticas desportivas. A seguir, apresento alguns outros modelos para que não haja confusão na hora de escolher o modelo ideal para jogar tênis, ou para melhor que isso, que o atleta esteja ciente de que existem outros modelos e até versões ortopédicas que auxiliarão na prevenção de alguma fratura ou contusão:

Munhequeiras absorventes:

Produzidas em material mais maleável, elástico e atoalhado estas munhequeiras são as mais comuns e acessíveis. Não necessitam de recomendação médica pois não tem função terapêutica, servem para aquecer os pulsos, absorver o suor que escorre da testa e braços do esportista e garantir que suas mão não fiquem molhadas e escorregadias . Um item básico mas essencial de todo tenista.

Munhequeiras preventivas:

Esse modelo é responsável por estabelecer uma maior sustentação no pulso de pessoas que sofreram alguma lesão. Elas auxiliam na recuperação, e permitem a prática de movimentos comuns do dia a dia, que provavelmente seriam simples para alguém com o pulso saudável. Devem sempre ser utilizadas sob prescrição médica.

Munhequeiras flexíveis:

Esse modelo é especialmente para esportistas que sofreram alguma lesão. Pois, age como um tensor com a capacidade de auxiliar na execução de atividades que exijam um maior esforço, estimulando a articulação das mãos e dos pulsos. Por serem mais flexíveis, são de maior adaptação para movimentações mais bruscas. Devem sempre ser utilizadas sob prescrição médica.

Munhequeiras rígidas:

Esse modelo ortopédico também é muito essencial para atletas. Ela é mais flexível, entretanto, é mais rígida na parte interna para garantir uma maior sustentação no desempenho de atividades esportivas sem que o pulso seja forçado,  prejudicando novamente a munheca do jogador. Devem sempre ser utilizadas sob prescrição médica.

Considerações sobre a munhequeira de jogar tênis:

Enfim, embora seja uma novidade para muitos, a munhequeira para jogar tênis não é apenas um artigo estético. Pois, assim como a roupa, o sapato, e demais outros equipamentos utilizados em partidas de tênis, e de outros esportes em geral, são imprescindíveis para a garantia de segurança e aprimoramento no desempenho da prática desportiva. 

Por estes motivos, é muito importante estar atento às características e especificidades de cada ítem, e o mesmo se dá para as munhequeiras, assim como também é muito importante conhecer as necessidades do próprio corpo para priorizar o que for mais vantajoso e saudável para a prática do esporte, afinal de contas, esporte é saúde e qualidade de vida.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments