Cordas de raquete de tênis – Tudo Que Você Precisa Saber

0
2924
Cordas-de-raquete-de-tenis

Cordas de raquete de tênis ou por outro nome encordoamento são o conjunto de cordas que fica disposto ao centro da raquete de tênis. Essas cordas podem ser feitas de uma gama grande de materiais, desde naturais até sintéticos, possuindo variações e suas tensões, espessura, tudo isso para otimizar ainda mais o desempenho do atleta na hora do jogo. 

Como funcionam as Cordas de raquete de tênis ?

As cordas da raquete de tênis possuem duas características, que são elas, cordas monofilamentadas e multifilamentadas. 

Cordas monofilamentadas, como o nome já diz, são cordas que possuem um único filamento, dando a característica então de uma corda mais rígida. Os materiais utilizados para sua fabricação são poliéster ou copolímeros, ambos materiais que não tem uma grande flexibilidade.  Muito utilizada por atletas profissionais devido a sua grande durabilidade. 

Cordas multifilamentadas, são as cordas mais utilizadas por tenistas que têm lesões nos punhos e cotovelos. Constituídas de um feixe de microfibras com filamentos microscópicos dentro, por isso, é uma corda de altíssimo nível tecnológico. Os multifilamentos presentes nessa corda proporcionam uma maior elasticidade, mantendo então a tensão da corda e amortecendo as vibrações. Porém, elas se arrebentam com mais facilidade, quando o envoltório exterior arrebenta, elas se partem por inteiro. 

A espessura ou gauge

Uma das características mais importantes das cordas é sua espessura que é medida em gauge (calibre em português) e vai de 15 a 19 que também tem sua equivalência em milímetro variando de 1mm a 1,49mm. No Brasil as mais comuns são 16 e 17 ou 1,30mm e 1,25mm .

As mais finas são menos duráveis mas tem como característica dar mais velocidade à bola. Em contrapartida as mais grossas são mais duráveis mas são caracterizadas pelo maior controle e menor velocidade.

Cordas-de-raquete-de-tenis

Melhores marcas de Cordas

Com tantas marcas e modelos no mercado citamos algumas que tem maior saída e mais aceitação entre os tenistas:

  1. Babolat RPM Blast
  2. Luxilon ALU Power
  3. Wilson Sensation
  4. Luxilon Big Banger
  5. Prince Synthetic Gut

É importante antes de fazer a compra de uma corda, entender melhor qual é a melhor corda para o seu estilo de jogo, buscando sempre entender nossas técnicas, limitações e necessidades. 

Onde comprar suas Cordas de raquete de tênis ?

Cordas para raquete de tênis podem ser encontradas nas lojas online como aqui na Bola de Tênis Delivery, temos todas as opções para atender seu gosto, acesse o site da Bola de Tênis Delivery e dê uma conferida em nossos produtos

Cordas de raquete de tênis Babolat

As Cordas de tênis Babolat são as queridinhas, o modelo Babolat RPM Blast é um dos mais favoritos entre os tenistas facilitando a técnica de Spin na bola, que é uma das características mais marcante. Feita de poliéster, apresenta uma durabilidade boa. Também é endossada pelo tenista Rafael Nadal. Outros modelos que se destacam da Babolat são a Synthetic Gut, RPM Dual e a RPM Blast Rough, uma versão mais rugosa da rpm blast tradicional.

Cordas de raquete de tênis Luxilon

A Luxilon é uma corda de co-polímero é a mais bem avaliada pelos tenistas de entre os profissionais. Ótima para aplicar técnicas de Spin sem perder a potência, e com um alto controle de jogo, apresentando também uma ótima durabilidade. Geralmente são as cordas mais caras do mercado.

Cordas de raquete de tênis Wilson

As cordas de tênis Wilson Sensation apresentam ótimo custo benefício no mercado brasileiro. Ela é composta de multifilamentos de alto rendimento e oferece máxima potência ao mesmo tempo que oferece conforto

Cordas de raquete de tênis Head

As cordas Head Sonic Pro são desenvolvidas para jogadores de alta performance, perfeita para quem busca um máximo de controla dentro das quadras sem perder o conforto nas partidas. Feita de copolímeros de poliéster, possui uma estrutura molecular menor do que as usuais e por esta característica a corda se torna mais macia. Apresenta um bom toque na bola e uma boa durabilidade

Cordas de raquete de tênis Prokennex

As cordas Prokennex IQ Cyclone tem em sua composição um copolímero em formato heptagonal helicoidal, que apresenta uma alta performance e uma excelente aderência na bola. Além disso, essas coisas trazem uma alta durabilidade levando um tempo para perder sua tensão original. O grande diferencial dessa corda é que ela é feita de copolímero o que garantem menos perda de potência.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments