Raquetes de beach tennis: como escolher a sua?

7
9054
Beach Tennis
Beach Tennis

Fala galera! Meu nome é Gustavo Ribeiro, mais conhecido como Guta e hoje vim aqui falar sobre Raquetes de Beach Tennis.

Já fui atleta do tênis e migrei pro Beach Tennis no final de 2013. Em 2014 fui para o meu primeiro torneio internacional em Aruba e fui campeão na dupla mista intermediária. Continuo jogando torneios locais e alguns nacionais na categoria profissional. Sou bicampeão do torneio Mormai etapa Brasília e hoje sou um dos proprietários da empresa Escola de Beach Tennis Capital onde atuo como professor deste esporte.

Guta Beach Tennis
Guta, atleta e professor de Beach Tennis

Fui convidado pelo pessoal da Bola de Tênis Delivery para escrever uma série de conteúdos sobre esse esporte que não para de crescer. Nesse primeiro post, vamos falar de um tema que é recorrente nas quadras de beach (ou para quem está querendo entrar) . Então vamos lá?

O Beach Tennis é um esporte que está em constante desenvolvimento. Consequentemente, os materiais para a prática desse esporte estão cada vez mais aperfeiçoados, com novas tecnologias e uma grande variedade.

E a cada ano, as raquetes estão mais desenvolvidas para buscarem maior conforto e performance para os jogadores de todos os níveis. Por isso, é importante que o atleta de Beach Tennis saiba diferenciar os diversos equipamentos e materiais que são vendidos nas lojas, principalmente em relação às raquetes. Vamos aos principais aspectos relevantes das raquetes de beach tennis.

Veja também: Bolsa de Beach Tennis: O que você Precisa Saber

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Materiais das raquetes de Beach Tennis

A seguir, apresentaremos os principais materiais usados na fabricação das raquetes atuais de Beach Tennis:

  • Fibra de Vidro: esse material é usado porque apresenta uma maior flexibilidade deixando o contato da bola com a raquete um pouco mais suave por não ser um material tão “duro” como o carbono, que era o padrão da maioria das raquetes.
  •  Kevlar: Uma das coisas interessantes desse material é que ele é uma fibra sintética 7 vezes mais resistente que o aço e é resistente a altas temperaturas. É um material que além de resistente é muito leve deixando a prática do esporte mais suave. É um material mais caro que os outros, mas, em compensação, nos dá maior qualidade nas raquetes. Muitas raquetes top de linha estão vindo nesse material.
  • Goma EVA: Proporciona mais estabilidade na hora do impacto da raquete com a bola, deixando esse momento mais confortável para o jogador.
  • Carbono: Há diferentes tipos de carbono: existem algumas raquetes que vem com carbono 3k e 12k. O carbono 3k é mais leve e mais flexível. Raquetes que possuem carbono 3k são mais maleáveis. Já o carbono 12k acaba sendo mais rígido por ter mais filamentos de carbono acaba deixando a raquete com uma maior rigidez.

Uma pergunta que sempre fazem: qual raquete indicada para iniciante?

Minha resposta: não existe diferença de uma raquete de iniciante para o avançado como no tênis. No Beach tennis as raquetes podem ser a mesma. O que vai diferenciar é que os jogadores profissionais “modificam” a raquete. Exemplo: tem jogadores que colocam mais peso para a raquete ficar mais pesada e aumentar a potência dos golpes, outros aumentam a quantidade de furos e por aí vai. 

O importante para quem vai começar a praticar o Beach tennis é comprar uma raquete que tenha de 320g a 340 gramas. Com isso você pratica o Beach tennis feliz e principalmente sem nenhuma dor por ter uma raquete pesada.

Furação das raquetes de Beach Tennis

Já que falamos da quantidade de furos, vamos entender como isso tem influência no jogo. A quantidade de furos vai interferir no quanto a raquete vai resistir ao ar. 

Uma raquete com muitos furos diminui a interferência do vento na hora dos golpes. Já a raquete com menos furos acaba tendo uma maior interferência com o vento.  Sendo assim, raquetes com menos furos exigem mais força e raquetes com mais furos exigem menos força.

Raquetes de Beach Tennis
Raquetes de Beach Tennis

Leia: Conheça as regras do beach tennis agora mesmo

Tamanho e espessura das raquetes

Hoje em dia a maioria das raquetes de beach tennis vem com o mesmo padrão. As raquetes estão sendo vendidas com o tamanho de 50 cm e a espessura pode variar entre 20mm a 23mm. 

Uma raquete de 20mm vai ser necessário no jogo fazer mais força nos golpes do que as raquetes que tenham a espessura mais grossa. O padrão hoje é a raquete ter 22mm. 

Influência do balanceamento no jogo

Dentro do padrão, as raquetes de beach tennis podem ter o balanceamento na cabeça ou no cabo. O balanceamento na cabeça deixa a raquete mais potente para os golpes de definição. 

Já uma raquete que o balanceamento esteja no cabo proporciona mais controle porque conseguimos movimentar a raquete mais fácil.

Principais marcas 

As principais marcas de raquete hoje são: Dropshot, Vision, rakketone, Mormaii, MBT (Max Beach tennis), Kona, Sandever. E tem outras que estão chegando no mercado agora como, Wilson, Shark, Adidas, Head, Prince. 

Dito tudo isso, é importante lembrar que a experiência do atleta com a raquete de beach tennis é algo totalmente pessoal. Cada pessoa tem as suas preferências, seus gostos, uma maneira diferente de sentir a bola na raquete, etc. 

Logo, uma dica importante na hora de comprar uma raquete, não é apenas escolher o material mais caro, ou a raquete mais bonita, mas sim a que melhor se encaixa no seu jogo e na sua experiência. 

Testar algumas raquetes antes de tomar uma decisão final pode ser uma excelente ideia para que você adquira uma raquete que potencialize o seu jogo amador, em torneios eou em um ranking de beach tennis.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Hermes Fonseca Fº
Hermes Fonseca Fº
3 anos atrás

Olá Guta! Sou tenista. Achei o seu post muito bom. Caso tenha a oportunidade de praticar o Beach, sei como escolher a raquete. Obrigado

Edilson José da Silva
Edilson José da Silva
3 anos atrás

Parabéns as dicas são ótimas ????

Márcio Portes
Márcio Portes
3 anos atrás

O iniciante, na maioria das vezes, procura por um bom custo benefício, uma raquete não muito cara, que possibilite o seu único no esporte, porque ele pode não continuar jogando, pode jogar raramente, talvez não participe de campeonatos. Depois de avançar no esporte, o investimento pode ser maior. As raquetes de Beach Tennis não são baratas, uma boa sugestão é comprar uma raquete usada, em bom estado de conservação.

trackback

[…] Veja também – Como Escolher sua Raquete de Beach Tennis […]

trackback

[…] Veja tamém – Como escolher a raquete de beatch tennis ideal para você […]

Luciana
Luciana
2 anos atrás

Bom post, gostei
Mas não seria ao contrário? Mais furos menor resistência ao ar e menos força? Menos furos mais resistência ao ar e mais força?

Redação Bola de Tênis Delivery
Admin
Reply to  Luciana

Exatamente Luciana.. ficou ao contrário no blog.. obrigado pelo comentário e já corrigimos o post!