Campeonatos de tênis no Brasil

0
3332
Campeonatos-de-tenis-no-Brasil

Antes de falar dos grandes campeonatos de tênis no Brasil, é preciso fazer um breve histórico de como esse esporte chegou até aqui para, então, começar iniciar o percurso nos eventos importantes no país no que diz respeito a esse esporte. Para tanto, confira abaixo algumas considerações sobre como tudo começou. 

Breve histórico do tênis no Brasil

Inicialmente, no fim do século XIX, os ingleses vieram ao Brasil para atuar no processo de urbanização do Rio de Janeiro e São Paulo e trouxeram somente uma bola de futebol em suas malas. Juntamente da bola, trouxeram bolinhas e algumas raquetes para jogarem partidas de tênis. Sendo assim, curiosamente, o tênis e o futebol desembarcaram no Brasil no mesmo período. 

No ano de 1892, o São Paulo Athletic Club, inaugurado pelos ingleses, fundou as primeiras quadras de tênis no Brasil e outros clubes do estado ao ver as quadras, começaram construir as suas também. Nesse sentido, tudo passou a evoluir no mundo do esporte e no ano de 1904 aconteceu um torneio de interclubes com atletas do Tennis Club de Santos e do Paulistano. 

Desde então, pode-se dizer que esse esporte se firmou no país e, a partir de então, muitos eventos e acontecimentos importantes aconteceram, bem como a descoberta de tenistas muito talentosos, como no caso de Esther Bueno, Guga Kuerten, Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Carlos Alberto Kirmayr, dentre muitos outros que passaram e fizeram história.

Veja também – Dicas para começar a jogar tênis.

Campeonatos-de-tenis-no-Brasil

Campeonatos

O tênis, de fato, é um esporte fascinante e, com o passar dos anos, surgem muitos novos adeptos a essa modalidade e aos campeonatos de tênis no Brasil. O nosso país, por tradição, conta e já contou com grandes tenistas, como mencionamos anteriormente alguns talentos que marcaram a história, temos também novos jovens promissores desde João Pedro Ferreira e Thiago Wild até Bruno Soares e Bia Hadad que é a nova geração do tênis no Brasil. 

No entanto, para formar atletas nesse nível, é necessário competições bem acirradas que estejam à altura de talentos como o que se tem no país. Para tanto, aos amantes de tênis, no presente artigo, mostraremos os quatro campeonatos nacionais que se dedicam em ajudar na formação e profissionalização de atletas no Brasil. Confira abaixo e faça uma ótima leitura! 

Campeonatos de tênis no Brasil  – Campeonato Rio Open 

O Campeonato Rio Open é apresentado pela Claro e é o primeiro ATP World Tour 500 do Brasil e ficou marcado pela estreia de uma fase de circuito WTA no Rio de Janeiro. Esse evento faz parte de um grupo de 13 torneios chamados ATP 500, estando entre os 22 mais importantes do calendário da ATP. Esse fato credencia o Rio Open como o maior campeonato de esporte anual do país, sendo um dos únicos ATP 500 de saibro do mundo ao lado de Hamburgo e Barcelona. 

Desde 2017, sua organização tem sido diferente, no entanto, a estrutura conta com 9 quadras de saibro, incluindo o estádio central, nomeada como Quadra Guga Kuerten que possui capacidade de 6.200 pessoas e, além dos jogos, é preciso salientar que o campeonato conta com uma área interativa com diferentes atrações, lojas, stands e praça de alimentação. 

Em 2014, o Campeonato teve Rafael Nadal em quadra e o tenista foi campeão. Além disso, o Rio Open também teve a honra de receber a francesa Schiavone, o italiano Fabio Fognini, o austríaco Dominic Thiem e o americano Josh Isner e, claro, dentre muitos outros grandes e importantes nomes para o mundo do tênis. 

Em 2021 o torneio que aconteceria em fevereiro foi suspenso por conta da epidemia de COVID-2019 e ainda está aguardando nova data para acontecer.

Campeonato Brasil Open 

Realizado em São Paulo, o Brasil Open é considerado o mais tradicional campeonato de tênis de todo o Brasil. No ano de 2018, o torneio distribuiu, aproximadamente, mais de 1 milhão e 800 mil reais em prêmios e teve um público maior que 42 mil em suas arquibancadas, com a presença de 56 atletas de 22 diferentes nacionalidades. 

O Campeonato Brasil Open já completou 19 anos desde sua primeira edição e antes de suas realizações serem feitas em São Paulo, eram feitas na Bahia, disputadas em quadra aberta e em piso duro. Porém, se tornou paulistano, em ginásio coberto e em quadra de saibro. Da Costa do Sauípe para São Paulo, o torneio entrou para a esporte e se tornou o mais tradicional do país. 

Em 2020, o Brasil Open foi retirado do calendário da ATP dando lugar ao ATP 250 no Chile.

ATP Challenger Tour 

A Associação de Tenistas Profissionais (ATP) existe desde o ano de 1972 com o intuito de defender os interesses de jogadores de tênis masculino. No ano de 1990, a organização começou a dar início a seus torneios mundiais dessa modalidade esportiva e, no ano seguinte, as jogadoras femininas construíram a Associação de Tênis Feminino com o mesmo intuito. 

No Brasil, os torneios da ATP Challenger Tour podem ocorrer em diferentes cidades, por exemplo, estava marcado para acontecer em Floripa em 2020 e, o evento aconteceu em São Paulo, no Clube Hípico de Santo Amaro, com a possibilidade de ser disputado individualmente ou em duplas (premiação de 52 mil dólares) e recebeu tenistas de 14 países diferentes, sendo eles: 

  • Taipei;
  • Egito; 
  • Cazaquistão; 
  • Espanha;
  • Japão;
  • Coreia;
  • Tunísia;
  • França;
  • Equador;
  • Portugal;
  • Rússia;
  • Argentina;
  • Canadá;
  • Estados Unidos. 

Torneios Future

A Federação Internacional de Tênis (ITF) por meio do site oficial, no ano de 2020, apresentou o seu calendário de torneios de nível Future que aconteceram no país. As cidades de Brasília, Piracicaba, Curitiba e Recife foram sede dos torneios do ano passado. 

Todos foram masculinos e deram 15 mil dólares em premiações, além de acrescentarem 15 pontos no ranking de ATP aos campeões tenistas. Os torneios ocorreram, respectivamente: 

27/04/2020 até 03/05/2020 – ITF M15 em Brasília;

04/05/2020 até 10/05/2020 – ITF M15 em Curitiba; 

18/05/2020 até 24/05/2020 – ITF M15 em Recife; 

25/05/2020 até 31/05/2020 – ITF M15 em Piracicaba.

Além disso, no mês de março do ano de 2020 aconteceu o Challenger 50 em Olímpia (SP) e no mês de abril, ocorreu o Challenger 80 em Florianópolis. 

Brasil Tennis Cup

Depois de 11 anos, em 2013, o Brasil voltou a receber o Brasil Tennis Cup ou então WTA de Florianópolis que é um torneio de nível profissional e internacional feminino que recebe mulheres de todo o mundo e acontece nas quadras duras da Federação Catarinense entre os meses de fevereiro e março. 

Esse torneio, muito importante para o tênis feminino, em eventos anteriores contou com tenistas renomadas como: 

  • Venus Williams;
  • Kimiko Date-Krumm;
  • Annika Beck;
  • Bia Haddad Maia; 
  • Tereza Mrdeza. 

Competição Tennis Classic 

O objetivo desse torneio é divulgar o esporte por todo o país na tentativa de disseminá-lo para toda a população e apresentar ao público novos talentos do tênis no Brasil. Por isso, é a chance de novos atletas iniciarem pontuações na Associação de Tenistas Profissionais. 

Vale salientar que ele acontece em parceria com o Circuito Internacional do Tênis e, em algumas fases, a entrada é gratuita para que haja mais público nas quadras e a divulgação e disseminação seja ainda maior, proporcionando incentivo e interesse para o esporte no Brasil. 

Tradicionalmente, as cidades que recebem esse circuito da competição Tennis Classic são Piracicaba e Curitiba. 

Campeonatos de tênis no Brasil – Competições amadoras

Tradicionalmente, os clubes e academias de tênis pelo Brasil têm seu papel de disseminação do esporte ao organizar torneios amadores por todo país e alguns deles acabam tendo mais destaque.

Nesta categoria podemos citar o Roland Garros Amateurs Series, torneio imperdível que possui um prestígio grandioso. No ano de 2019, o evento estabeleceu novos recordes de espectadores batendo o número de 519.901 pessoas presentes e, além disso, foi transmitido em 222 países. 

Estruturado pela Federação Francesa de Tênis, esse torneio é o único que ocorre em quadras de saibro, sendo elas, uma das quadras que possuem superfícies mais nobres e antigas de toda a história do tênis. 

Nesse sentido, o Roland Garros Amateur Series é uma competição feita em parceria com a Federação Francesa de Tênis e a Confederação Brasileira de Tênis com o apoio da marca patrocinadora Peugeot. 

O requisito para participação é que o tenista tenha acima de 13 anos e não há nenhum limite de idade. Os participantes são divididos em seis classes com base em seu nível técnico e seus adversários estão de acordo com sua idade também. E, por fim, os vencedores de todas as classes participam de um sorteio com a premiação de uma viagem para Paris. 

Lembrando que o tênis tem crescido cada vez mais no Brasil e tem atraído espectadores para seus torneios. Consequentemente, as quadras e ginásios ganharam áreas vips, lounges, cafés, bares e até praças de alimentação mais requintadas para oferecer conforto e circulação entre os espectadores. 

Sendo assim, o ambiente é descontraído, para fazer uma refeição e podendo, em alguns casos, ser alvo de fechamento de negócios entre talentos, patrocinadores e interessados nos craques brasileiros. Afinal, no Brasil temos tenistas com títulos e torneios incríveis que são motivo de orgulho e disputa entre os contratantes. 

Se você, assim como nós da Bola de Tênis Delivery, é apaixonado por tênis ou tem curiosidade em saber mais sobre o assunto, não deixe de acompanhar nossos artigos e ficar por dentro de tudo sobre o esporte em primeira mão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments