Dica 1 - Manter raquete alta
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Beach Tennis é um esporte muito democrático, de fácil aprendizado e requer pouco tempo de quadra para que o praticante já consiga se divertir.

Porém, isso não quer dizer que o Beach Tennis não exija uma técnica apurada, muito pelo contrário. 

Para que o praticante suba de nível e consiga atingir todo o seu potencial no esporte é necessário que a técnica esteja correta, já que pequenos defeitos na mecânica dos movimentos podem atrapalhar bastante o nível de jogo. 

No Beach Tennis, temos uma grande variedade de golpes: forehand, backhand, saque, smash, lob, drop-shot, gancho, entre outros. E cada um desses golpes possui uma técnica própria.

Abaixo damos algumas dicas básicas gerais que são muito importante para todos que querem se aprofundar mais e melhorar o seu jogo:

Dica 1 – Mantenha a raquete sempre alta

Isso é um mantra do Beach Tennis. A raquete precisa estar sempre alta e levantada.

Você sempre vai ouvir o professor dizer insistentemente a toda aula: “Levanta a raquete!”. 

Isso é porque o beach tennis fica muito mais fácil de jogar quando a raquete está alta, já que assim ela já estará possivelmente em uma posição acima da rede. 

A raquete alta ajuda na reação de bola, na defesa, no ataque, etc. No começo pode parecer um pouco desconfortável manter a raquete sempre alta, mas quando você percebe os benefícios é um caminho sem volta.

Dica 1 - Manter raquete alta

Dica 1 – mantenha raquete sempre alta

Dica 2 – Não finque os pés na areia

O Beach Tennis é um esporte jogado na areia, e todos sabemos que a areia é uma superfície que dificulta bastante a locomoção. E a locomoção é uma das coisas mais importantes no BT. 

Sendo assim, é muito importante que o praticante aprenda a se locomover de forma rápida e eficiente na areia. E a dica mais importante para atingir esse objetivo é: não finque os pés na areia. 

O praticante deve buscar estar em constante movimento, saltando levemente na ponta dos pés. O mais comum é ver as pessoas paradas na areia, com os pés afundados e criando raízes na quadra. Isso vai apenas atrapalhar a sua locomoção e te deixar mais lento.

Dicas Beach Tennis 2

Dica 2: não finque os pés na areia / Photo by Markus Spiske on Unsplash

Dica 3 – Priorize o acerto seguro ao erro arriscado 

É comum ver praticantes de BT que jogam o tempo inteiro no risco, tentando acelerar a bola, forçando o saque, e a consequência disso são muitos erros desnecessários. 

Nesse começo, é muito importante que o seu objetivo seja passar a bola para o outro lado sem errar. Depois, você vai tentar passar a bola um pouco mais rente a rede, depois vai tentar direcionar a bola, colocar a bola onde você quiser, dominar a sensibilidade no drop-shot e no lob, e assim sucessivamente. 

Tentar queimar etapas e acelerar a bola ou tentar ser muito agressivo antes de dominar o controle de bola é a receita para muitos erros e pouca eficiência.


Dicas de execução dos golpes no beach tennis

E também temos as dicas sobre os golpes que auxiliam muito na hora do jogo. E vamos começar com uns dos mais importantes:

1- Saque:  

O saque é importante porque é a nossa primeira bola de ataque no ponto. Uma dupla que os dois sacam mal provavelmente terão dificuldades em fazer o serviço sempre ficando atrás no placar. 

Esse golpe pode ser feito de duas maneiras: 

  • fazendo como no tênis: o movimento completo do braço. Nesta opção o toss (lançamento da bolinha) precisa ser mais alto para dar tempo de fazer o movimento completo.
  • ou de um jeito mais prático que é saindo com a raquete atrás da cabeça e fazendo um movimento mais curto e mais rápido. Neste caso o toss pode ser mais baixo e o movimento mais rápido pegando a bola sempre no ponto mais alto.

2 – Forehand (Direita) :

Forehand no Beach Tennis

Forehand no Beach Tennis

Esse é um dos golpes mais utilizado para definir o ponto. O ideal para se ter uma direita boa e ofensiva no beach tennis é deixar a face da raquete sempre virada para a quadra adversária. Se feito isso o movimento fica mais simples e mais curto podendo acelerar mais forte a bola.

3 –  Backhand (Esquerda) :

Backhand Beach Tennis

Backhand Beach Tennis

A esquerda no beach é utilizada para trabalhar o ponto (controle, curta, lobe) e movimentar o adversário de uma forma que ele mande uma bola para acelerarmos de direita para ganharmos o ponto. 

Para se ter uma esquerda boa é necessário deixar a raquete sempre alta e os cotovelos apontados para o chão. 

Com isso, o movimento fica mais curto e consequentemente conseguimos abaixar a bola para que o nosso adversário suba ela. Fiquem tranquilos vocês que estão lendo, não é preciso ter uma esquerda forte se preocupe na hora do treino em colocar sua esquerda bem direcionada.

4 – Dropshot (curta):

Curta - Dropshot Beach Tennis

Curta – Dropshot Beach Tennis

Essa é uma bola muito utilizada pelos profissionais e pouco usada pelos amadores/iniciantes. O objetivo principal da curta NÃO é matar o ponto, mas, abaixar a bola para que o seu adversário suba a bola para ser feito o smash ou uma bola acelerada de direita. 

Para efetuarmos uma curta eficiente é preciso, deixar a raquete na nossa frente (tenistas geralmente fazem a curta levando a raquete para lateral), apontar a raquete para o adversário e deixar a bola cair um pouco para a bola fazer um arco e cair na quadra adversária. Caso você consiga ler a jogada antes e antecipar a curta pegando ela mais alta fica mais fácil de fazer a curta porque a raquete já vai estar na parte alta da rede.

5 –  Lobe:

Uma das bolas mais utilizadas pela categoria iniciante/amadora. Pode ser uma bola muito boa se utilizada na hora e no momento certo, mas também pode se tornar uma oportunidade para que o nosso adversário ganhe o ponto se for má executada. 

Um lobe eficiente é aquele em que a bola vai alta e funda fazendo a outra dupla se movimentar para trás para que a minha dupla consiga chegar mais perto da rede, afinal, o objetivo do beach tennis é conquistar a rede. Uma dica para um lobe alto e fundo é conduzir a bola o máximo possível.

6 – Smash

Smash no Beach Tennis

Smash no Beach Tennis

É uma bola de ataque. É utilizada parafinalizar o ponto ou para deixar nossos adversário em uma situação difícil para defender. Para ter um bom smash é necessário MUITO treino. Além disso, o ideal é sair para trás (e não de frente) com a raquete armada alta e com a corrida lateral para batermos na bola com efeito e potência e claro SEMPRE terminar o movimento cruzando o braço.

Com essas dicas de hoje o que você precisa fazer agora é treinar bastante para quando chegar no jogo os movimentos estejam limpos, certo e eficiente. Pratique bastante e tenho certeza que o nível do seu Beach Tennis vai melhorar consideravelmente.

Beach Tennis Capital

Escrito por: Beach Tennis Capital


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Henrique Moltocaro
Marcelo Henrique Moltocaro
6 meses atrás

Muito Show adorei 👏

Lucio Roberto Dias Bandeira
Lucio Roberto Dias Bandeira
2 meses atrás

Um dos mitos do Beach tênis é manter a raquete SEMPRE alta… A maneira mais fácil de defender um smash é manter a raquete mais baixa, pois a bola será direcionada ao solo…