Torneio de tênis no Rio de Janeiro

0
1230
Torneio-de-tenis-no-Rio-de-Janeiro

O tênis está entre os 10 principais esportes mais praticados no Brasil, com isso, demonstra sua importância e como a procura das raquetes e quadras tem se tornado cada vez mais constante. 

o tênis conta com diversas competições pelo país durante todo o ano, tendo um calendário relevante para todos os tipos de atletas, dos iniciantes até os profissionais mais conhecidos e mais aclamados pelo mundo. 

Dessa maneira, um dos centros no Brasil quando o assunto é torneio de tênis se trata do estado do Rio de Janeiro, com isso, os Torneios de Tênis no Rio de Janeiro são de excelência e tem como principal organizador a Federação de Tênis do Rio de Janeiro que é conveniada com a Confederação Brasileira de Tênis, assim, promove o esporte no âmbito social e profissional realizando diversos torneios. 

Dessa forma, serão expostos alguns dos torneios mais importantes do estado, demonstrando se é um torneio fechado, em que, acontece todo em uma única etapa e, assim, conhece seus campeões ou se são torneios de várias etapas, sendo composto por ranking, em que, ao final da temporada são comparados e dados os devidos prêmios aos melhores colocados de cada categoria.

Além disso, nós da Bola de Tênis Delivery, no presente artigo, daremos uma atenção especial ao Rio Open, pois é o torneio internacional mais importante do país, sendo parte do ATP World Tour 500, com isso, serão esmiuçados todos os ditames do maior torneio da América Latina.

Confira também – Reposição energética durante e após as partidas de tênis – Cuidando da sua Saúde

Torneio-de-tenis-no-Rio-de-Janeiro

Torneio de tênis no Rio de Janeiro

Itanhangá Open de Tênis 

O primeiro torneio a ser citado para o estado do Rio de janeiro é do tradicional clube do estado Itanhangá, assim, o Itanhangá Open de Tênis é realizado todos os anos e conta do todos os níveis de atletas, desde o infanto-juvenil até os profissionais do esporte, dessa forma, são realizados muitas classificações durante o primeiro semestre, sendo o segundo semestre do ano decidido entre os melhores colocados. 

Assim, o torneio é realizado no Itanhangá Golf Club que fica localizado na estrada da Barra da Tijuca e, cada vez mais, se torna um torneio clássico do Rio de Janeiro.

Santa Mônica Jardins Tennis Cup

A associação pró-tênis Rio de Janeiro com parceria do clube Santa Mônica Jardins tem o costume de realizar anualmente uma copa de tênis, em que o torneio começa e termina com um campeão tendo duração em um final de semana. Dessa maneira, o torneio conta com diversas categorias, inclusive com duplas. Ademais, conta com troféus e prêmios de consolação a todos os participantes. 

Dessa forma, tem o intuito de popularizar o esporte e proporcionar diversão a todos que participam, o local é tradicionalmente o próprio clube Santa Mônica Jardins que fica localizado na Avenida das Américas na Barra da tijuca. 

Circuito Pró Tênis 

A mesma associação que ajuda na realização do Santa Mônica Jardins Tennis Cup tem o seu próprio circuito que funciona o ano todo e conta com ranking para premiar os melhores de cada temporada. Assim, esse circuito é apenas para os atletas adultos, masculinos e femininos e as etapas acontecem apenas aos finais de semana, pois tem um cunho mais para atletas amadores. 

Dessa forma, tradicionalmente é realizado no Clube da Aeronáutica no Rio de Janeiro que fica localizado na Barra da Tijuca, porém, em etapas especificas possa acontecer em algum clube determinado em que os atletas serão avisados com antecedência. 

Circuito Sudeste de Tênis 

Realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, é um dos torneios mais importantes realizados anualmente em toda a região Sudeste do Brasil, assim, conta também com São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais em um ranking único dos tenistas de cada estado. Dessa forma, no final da temporada são premiados os melhores com pontuações para poderem participar em torneios da ATP e WTA, com isso, demonstra o tamanho e a importância desse circuito. 

Seguindo, as etapas do circuito rodam basicamente no estado de cada atleta, que no caso, é o Rio de Janeiro, porém, com os melhores que ficam disputando etapas internas são convidados a irem até os outros estados da região Sudeste para jogar e assim aumentar seus pontos no ranking. 

Esse circuito tem para amadores e profissionais do esporte e da muito prestigio aos envolvidos. 

Rio Open 

O torneio Rio Open é da série da ATP World Tour 500, assim, foi a primeira competição desse nível realizada em terras brasileiras, pois ele faz parte do circuito WTA que contém 13 competições com o nome de ATP 500, essa denominação consiste, porque quem se consagra campeão ganha 500 pontos no ranking mundial de tênis. 

Ademais, esse tipo de torneio se encontra entre os 22 mais importantes no mundo, dessa forma, o Rio Open é o evento esportivo mais importante da cidade do Rio, que acontece anualmente, sendo um dos únicos ATP 500 que acontece em quadra de saibro, sendo seguido apenas pelo ATP de Barcelona na Espanha e o ATP de Hamburgo na Alemanha.

Nessa linha, grandes lendas do esporte vêm ao rio de Janeiro participar do torneio que é o maior e mais importante da América Latina, assim, entre os que já disputaram o torneio se encontra o multi campeão Rafael Nadal que foi o campeão no ano de 2014, Davi Ferrer que conseguiu o mesmo feito no ano seguinte de 2015, além de outras grandes estrelas do esporte como o italiano Fabio Fognini e o francês Jo-Wilfried Tsonga, uma febre na geração atual de tenistas pelo mundo todo. 

Além disso, entre as mulheres mais conhecidas que disputaram esse torneio se encontra a Sara Errani que se sagrou campeã em 2015 e a tenista francesa Francesca Schiavone que ganhou o título do Rio Open em 2016. Continuando, uma das últimas competições que aconteceram em 2020 antes da Organização Mundial da Saúde decretar o estado de pandemia foi o Rio Open 2020.

Nesse viés, o torneio serviu como base para avaliar como estava o andamento dos grandes tenistas mais bem colocados no ranking mundial, assim, a promessa do título estava na raquete de Dominic Thiem, que foi vice no Grand Slam da Austrália, porém, mesmo com todo o favoritismo dos comentaristas e até mesmo da torcida no fim quem levantou o troféu foi o chileno Cristian Garin, que deixou o ATP mais importante da América Latina derrotando o italiano Gianluca Mager. 

Se este artigo lhe foi interessante e, de alguma maneira, lhe agregou valor, não deixe de navegar em nosso site e conferir todos os nossos conteúdos voltados ao esporte de tênis bem como nossos produtos oferecidos aos nossos clientes. Não deixe de conferir!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments