Cordas-para-raquete
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Atualmente, o mercado esportivo é imenso e possui uma grande variedade no que diz respeito a cordas para raquete de tênis. Para um bom desempenho e conforto do tenista ao longo de suas partidas, a escolha do tipo, tensão e espessura das cordas podem influenciar de forma considerável. 

Além disso, é válido mencionar que a corda certa pode fazer com que o tenista não precise trocar de raquete considerando que a capacidade de mudança que uma corda ideal exerce em uma raquete é de total eficácia. 

Nesse sentido, no presente artigo, além de, nós da Bola de Tênis Delivery, falarmos das cordas para raquete de tênis da marca Prokennex, abordaremos também dicas fundamentais para que aumente as chances de acerto com relação a escolha da corda ideal. Acompanhe a seguir!

Veja também – Trocar as Cordas da sua Raquete.

Cordas-para-raquete

A importância da corda correta

Todo praticante tem suas necessidades e preferências específicas que, normalmente, não seguem um padrão. Por isso, o ideal é sempre se informar bastante, saber quais os tipos existem, os prós e contras de cada um e, a partir de então, fazer a sua escolha. 

A escolha da corda correta é muito importante para que haja harmonia e equilíbrio ao longo dos jogos. E, além disso, é preciso ter em mente que a relação harmoniosa é necessária também entre a corda e a raquete, levando em consideração que ambos funcionam juntos. 

O encordoamento é essencial e responsável para uma grande parte no que tange a performance do jogo e da raquete do tenista. Alguns praticantes dão maior ênfase e valorização na escolha de sua corda em questão do que para sua própria raquete. 

O que considerar no momento da escolha da corda

Simplificadamente, é preciso considerar três fatores antes de fazer a escolha do tipo de corda para raquete de tênis. O primeiro ponto a ser considerado é a rigidez ou dureza da corda, depois o diâmetro ou espessura conhecido mais tecnicamente como “Gauge” e, por último, o material que é utilizado na confecção da corda. 

A escolha da libragem ideal

Geralmente, as raquetes são encordoadas entre 18 até 30 quilos ou de 40 até 60 libras, vale salientar que essa variação ocorre de modo que, na Europa é utilizado o termo KG e em toda a América do Sul usa o termo libras, sendo este, um fator muito importante para o desempenho da raquete e do jogo.

A libragem maior ou então, uma libragem mais dura proporcionará que o atleta tenha mais precisão e controle de suas jogadas, porém, menor durabilidade e efeito da corda. Também é preciso considerar que esse tipo de libra pode causar dores por ser mais pesada. 

Ao optar por uma libragem um pouco mais baixa, o tenista terá mais conforto, potência e mais efeito (spin). Contudo, é importante salientar que, para jogadores que são mais agressivos na quadra, esse tipo de libragem compromete o controle de precisão e da bola. 

Como mencionado, nos dois tipos de libragem existem características específicas e a escolha e preferência irá depender de cada jogador em questão. Por isso, é preciso fazer alguns testes até encontrar a tensão ideal, já que esse é um fator bastante particular de cada tenista. 

No mundo do tênis profissional, por exemplo, há jogadores que usam tensões muito altas, enquanto outros optam para competir e praticar com baixas tensões. Além da tensão, não podemos deixar de mencionar outro ponto fundamental que é o diâmetro ou espessura da corda. Veremos abaixo! 

Diâmetro ou espessura da corda 

Como mencionado o diâmetro ou espessura da corda é muito importante no momento da escolha ideal. De maneira ampla, as de espessura mais finas proporcionam maior jogabilidade, não importa qual material seja e, além disso, mais spin. 

Dentre as espessuras disponíveis, há uma variação entre 15 que são as mais finas (1,41 mm até 1,49 mm) e 19 que são as mais grossas (1,00 mm até 1,10 mm). Um diâmetro tradicional fica entre 1,23 mm e 1,30 mm. 

Entre as vantagens e desvantagens das cordas grossas e finas, pode-se citar: 

As cordas grossas podem aumentar o controle da bola, porém, absorve menos o impacto e reduz a velocidade, proporcionando menor efeito spin e tendo maior durabilidade. 

Já as cordas finas dispõem maior velocidade, absorvendo mais impacto, no entanto, oferece menor controle ao tenista. De maneira ampla, elas aceleram o spin e quebram-se com mais facilidade. 

Tipos de material das cordas 

Como citado brevemente acima, esse é um fator importante para a escolha ideal da sua corda para raquetes de tênis, pois o material pode influenciar de forma significativa as partidas de tênis e, além disso, há mais de um tipo de material no mercado e, cada um deles, possuem suas especificidades.

Atualmente, os materiais das cordas para raquetes se dividem em três grupos, sendo o primeiro grupo de cordas de tripa natural, o segundo grupo de cordas de multifilamento ou multifilamentadas (que englobam cordas de multifilamento, de nylon e tripa sintética) e o terceiro e último grupo de corda de monofilamento que englobam as cordas de copolímeros e poliéster. 

Prokennex e seus tipos de cordas 

A marca Prokennex está presente mundialmente quando o assunto é cordas para raquete de tênis, dentre outros artigos esportivos, principalmente, relacionados ao tênis. Por isso, não podíamos deixar de mencioná-la e citar algumas de suas cordas presentes na Bola de Tênis Delivery. Confira abaixo! 

– Corda Prokennex IQ Hexa 16 1.28mm – Rolo 200m

A Corda Prokennex IQ Hexa disponível nas cores preta, cinza e azul é confeccionada em monofilamento de copolímero de poliéster, possuindo um formato hexagonal que proporciona maior durabilidade do material ao praticante. 

Algumas características específicas dessa corda que vale a pena ser mencionada é que o copolímero possui rugosidade e a espessura possui 1.28 mm com gauge de 16 e comprimento de 200 m que proporciona aproveitamento de 17 até 19 encordoamentos. 

– Corda Prokennex Synthetic Gut 16L 1.30mm Branca – Rolo 200m

Essa corda da marca Prokennex proporciona maior potência e conforto devido ao seu material de tripa sintética. No núcleo da corda Prokennex Synthetic Gut 16L há polímero e por fora ela é envolvida por nylon. 

– Corda Prokennex IQ Cyclone 16 1.30mm Preta – Rolo 200m

Com um ótimo custo benefício, essa corda de copolímero com rugosidade proporciona maior durabilidade devido ao material utilizado em sua composição. Além disso, essa corda é de muita qualidade e promove mais controle ao tenista e menos perda de potência. 

– Corda Prokennex Poly Exp 16L 1.25mm – Rolo 200m

Disponível nas cores laranja, preta e azul, essa corda é produzida a partir de monofilamento de poliéster que proporciona ao atleta controle e potência ao longo dos jogos em quadra. Essa corda é bastante resistente às mudanças de temperatura e ao atrito o que favorece a sua durabilidade e, consequentemente, qualidade do produto. 

Com um ótimo custo benefício, esse modelo de corda da marca Prokennex influencia de forma positiva na performance dos tenistas e o rolo tem aproveitamento de 17 até 19 encordoamentos. 

Para conferir essas cordas para raquete de tênis, dentre muitos outros modelos e marcas, entre no site da Bola de Tênis Delivery e confira todas as nossas opções em produtos e conteúdos relacionados aos tênis.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments