Diferenças tênis e beach tennis - materiais
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

A palavra Beach Tennis significa “Tênis de Praia”. Logo, é claro que há semelhanças entre ambos os esportes: os dois são jogados com raquetes, as bolinhas são parecidas, a contagem de pontos é igual e há alguns golpes que se parecem bastante como o saque, voleio e smash. 

Porém, as semelhanças param por aí. Cada esporte tem as suas particularidades e exigem um conjunto diferentes de habilidades. Neste post vamos explicar as diferenças entre as duas modalidades e finalizar com benefícios e obstáculos para você que já joga tênis e quer também praticar o beach tennis.

Origem do tênis

O tênis de campo é um esporte muito mais antigo que o Beach Tennis. O tênis como conhecemos hoje tem origem no século XIX enquanto o BT tem origem na Itália nos anos 80 na província de Ravennana mas só chegou a se profissionalizar em 1996. 

O ambiente

Uma das grandes diferenças entre os dois esportes é o ambiente. Enquanto no tênis há bastante silêncio para permitir maior concentração dos atletas, no Beach Tennis o ambiente é mais descontraído e com bastante interação com quem está de fora.

Diferença entre as quadras

Diferenças tênis e beach tennis - quadra

A quadra de beach tennis é menor o que deixa o jogo mais disputado

Como o próprio nome já leva a entender, o Beach Tennis é jogado na areia com uma rede que fica a 1,70m do chão. A marcação da quadra é feita por fita especial demarcando um retângulo de 16 metros de comprimento e 8 metros de largura para jogos de duplas ou 4,5 m de largura para jogos de simples. Um dos motivos do esporte ser bem dinâmico é que essas dimensões não são tão grandes.

O tênis pode ser jogado no saibro, grama ou quadra dura (concreto ou asfalto), a rede é colada ao chão com altura de 91cm e a quadra é bem maior que no BT: 23,77m de comprimento sendo 10,97m de largura para jogos de duplas e 8,23m para jogos de simples.

 

Pontuação

Aqui a diferença é bem pequena. A forma de contagem é semelhante (15, 30, 40), só o que muda é que não existe vantagem no Beach Tennis, portanto se os adversários tiverem 40 pontos cada e um deles fizer o ponto, termina o game. 

Em ambos esportes são disputados melhor de 3 sets e cada set são 6 games para partidas de simples. No tie break a pontuação é contabilizada de 0, 1, 2… até que um dos jogadores/duplas faça 2 pontos de diferença em relação ao adversário.

Para fazer um ponto no tênis a bola deve quicar mais de uma vez no piso dentro da quadra ou uma vez dentro e outra fora ou quando bate na rede e não passa para o outro lado.

No beach tennis, por motivos óbvios, quando a bola quica no chão já é ponto. Também é ponto (para o adversário) se você jogar a bola para fora e também é ponto (para você) se a bola encostar no corpo do adversário.

Saque

Diferenças tênis e beach tennis - saque

O saque é algo que pode confundir um jogador de tênis que está iniciando no beach tennis. Enquanto no primeiro você tem que sacar cruzado, no segundo você pode sacar em qualquer local desde que seja atrás da linha de fundo. 

Se a bolinha encostar na fita durante o saque no beach tennis, o jogo continua normalmente. Enquanto no tênis o sacador deve repetir.

Os materiais para cada esporte

Claro que há uma grande diferença de equipamentos e roupas na prática dos dois esportes, sobretudo pelo tipo de quadras. 

As diferenças começam pela roupa: enquanto no tênis você vai precisar de um bom calçado (inclusive com diferenças para o tipo de piso: saibro ou quadra rápida) e meias, no Beach Tennis você poderá jogar descalço ou, se preferir, usando uma sapatilha.

Leia aqui nosso post com dicas para comprar o seu tênis para jogar tênis.

A raquete também é completamente diferente. A raquete de Beach Tennis é muito parecida com a de Padel e pode ser produzida de diversos materiais como fibra de vidro, kevlar, carbono, full carbon, carbon 3k, 12k e por aí vai. 

Já escrevemos aqui no blog um post bastante completo sobre como escolher sua raquete de beach tennis. Clique aqui para ler.

As bolas do Beach Tennis possuem 50% menos pressão que a bolinha do tênis e são as mesmas bolas laranjas (Stage 2) utilizadas no método Play & Stay para aprendizagem do tênis.

Diferenças tênis e beach tennis - materiais

Forma de disputa

Tanto no tênis quanto no Beach Tennis existe a modalidade de simples e duplas. O que difere é que no tênis é mais comum se jogar simples, enquanto no beach tennis é mais comum a formação das duplas. No BT, inclusive, o jogo de duplas é bem mais frequente em torneios.

Uma pergunta recorrente é: já ter jogado tênis me ajuda na aprendizagem do Beach Tennis?

A resposta é SIM. Porém, a transição nem sempre é tão fácil e suave. 

É fato que o tênis é um esporte muito mais difícil e complexo que o Beach Tennis, mas o BT tem algumas particularidades que podem causar dificuldades a quem vem do tênis.

Vamos falar um pouco dos benefícios e dos obstáculos da transição do tênis para o Beach Tennis.

Benefícios

  1. Familiaridade com raquetes: pessoas que já são acostumadas em manusear uma raquete já saem em vantagem em relação a alguém que nunca tocou em uma raquete antes.
  2. Familiaridade com alguns golpes: alguns golpes do BT se parecem muito com alguns golpes do tênis. Por exemplo, o movimento de saque, smash e voleio são golpes que podem ser muito bem aproveitados no BT e que vem com naturalidade a quem já jogou tênis.
Benefícios beach tennis 1

Foto de @retratos_lucio fornecida pelo autor do post

Obstáculos:

  1. Vícios: esse é um dos principais obstáculos de quem se aventura no BT depois de jogar tênis. Os vícios mais comuns são:
    • manter a raquete baixa: no BT, é essencial manter a raquete sempre alta. Isso é algo básico que faz toda a diferença. Já no tênis não há essa necessidade. Por isso, é um vício muito difícil de tirar.
    • pegar a bola embaixo: no tênis, o ponto de contato com a bolinha ocorre em um ponto muito mais baixo do que no BT. Essa diferença costuma atrapalhar demais os jogadores de tênis que fazem a transição pro BT.
    • efeitos desnecessários: no tênis, é muito comum usar o top spin tanto no forehand como no backhand, mas no BT esses efeitos mais atrapalham do que ajudam, se tornando um grande obstáculo.
  2. Movimentação na areia: a movimentação na areia é outro obstáculo nessa transição. Os tenistas estão acostumados a jogar em superfícies mais firmes, e aprender a se movimentar eficientemente na areia é uma dificuldade a mais.

Concluindo, a transição do tênis para o BT costuma ser tranquila e com boas vantagens para os tenistas. Porém, é sempre bom ficar atento para retirar os vícios logo no início, pois depois fica mais difícil. Um bom professor pode ajudar bastante nessa tarefa.

Beach Tennis Capital

Escrito por: Beach Tennis Capital


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Roberto Beijato
Roberto Beijato
3 meses atrás

Orientações muito pertinentes.
Gostei muito.
Jogo tênis há muitos anos, e estou tentando iniciar no BT.

José Gonçalves Pereira
José Gonçalves Pereira
3 meses atrás

Para mim, todo e qualquer comentário é ou informação sobre qualquer esporte e interessante. Conhecimento nunca é demais. Obrigado.