professor de tenis
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

É muito comum que os atletas acabam se identificando tanto com o esporte que passam a nutrir o sonho de serem especialistas para poder ensinar outras pessoas. Mas é preciso estudo e dedicação ao esporte para que isso aconteça. Muitos tenistas acabam seguindo esse caminho, mas a maioria ainda apresenta a seguinte dúvida: como se tornar um professor de tênis?

Basicamente, o primeiro passo para se profissionalizar é ter amor pelo esporte e também por ensinar. É preciso paciência e disposição para passar todos os ensinamentos. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre a profissão e os caminhos básicos para se tornar um professor de tênis.

como ser um professor de tenis

Imagem de hansmarkutt por Pixabay

Conheça um pouco mais sobre a Confederação Brasileira de Tênis

Antes de compreender os passos e as competências básicas para se tornar um professor de tênis, é importante que o futuro profissional conheça mais sobre a Confederação Brasileira de Tênis

De um modo geral, a Confederação é a principal responsável pelos eventos do esporte e também dos atletas profissionais brasileiros. Ela regulamenta os torneios adultos, sênior e infanto-juvenil, realizando toda a organização das competições oficiais. 

O futuro professor deve entender que ela é muito importante para os atletas e também para o esporte em geral, sendo responsável também pelo curso preparatório de professores de tênis.

logo cbt

Logomarca Confederação Brasileia de Tênis

Quais são as características essenciais de um bom professor de tênis?

Como toda profissão, o professor de tênis também precisa de algumas habilidades e competências que fazem com que ele seja um bom profissional. Elas vão muito além das habilidades adquiridas durante o tempo que o professor era jogador, é importante trabalhar também o psicológico e a didática. 

Diante disso, existem algumas competências básicas que todo profissional deve ter para ser um professor de tênis eficiente. Confira algumas delas:

  • Habilidade para buscar soluções para as adversidades das aulas

A todo momento, os alunos apresentam dificuldades que precisam ser sanadas durante as aulas. Desse modo, os professores devem construir formas de lidar com cada situação, visando sempre o aprendizado dos alunos. 

  • Ter um bom planejamento

Para ser um professor de tênis que consiga dar aulas de qualidade é importante então desenvolver um bom planejamento. Cada aluno estará em um nível, demandando treinamentos diferentes. Por isso, todo o planejamento de aula deve ser feito de forma individual. 

  • Equilíbrio emocional

Quem já pratica tênis há muito tempo sabe da importância de ter um bom equilíbrio emocional durante as partidas. Esse controle faz com que os golpes sejam mais assertivos, dando mais espaço para que as vitórias aconteçam. 

Durante as aulas de tênis esse controle também deve existir, pois é preciso ter paciência e resiliência para ensinar os alunos, principalmente, aqueles que estão começando no esporte. Isso fará com que as aulas sejam mais leves e o aprendizado eficiente.

  • Ter conhecimento técnico sobre o esporte

O conhecimento técnico sobre o esporte é uma necessidade. Durante as aulas também será preciso ensinar as regras do jogo, mostrando o que é possível ser feito durante as partidas sem que o jogador seja penalizado. Também é bom que o professor de tênis deixe bem claro quais golpes os alunos estão aprendendo, trazendo dicas de como aprimorar ainda mais cada jogada.

  • Olhar crítico sobre a evolução dos alunos

Para se tornar um professor de tênis que consiga exercer bem a sua profissão é preciso desenvolver um olhar crítico sobre a evolução dos alunos. Essa visão engloba também entender as dificuldades individuais, buscando caminhos para que o aluno continue progredindo e aprendendo novas habilidades.

  • Buscar métodos inovadores

Por mais que existam técnicas padrões que devem ser aplicadas durantes as aulas, é imprescindível que o professor encontre outros caminhos para aprimorar ainda mais as aulas. Existem muitos sites confiáveis que oferecem dicas de aulas que podem ser aplicadas. 

É claro que essas técnicas alternativas devem ser monitoradas, identificando se elas estão sendo eficazes para os alunos. Desse modo, o professor conseguirá direcionar as suas aulas de forma eficiente. 

Quais os caminhos para ser um professor de tênis?

De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis, o professor deve ter o registro CREF/CONFEF, órgãos regulamentadores da profissão. É preciso então entrar no site oficial do conselho e realizar o cadastro para ativar os registros. 

logo conef

Logo do Conselho Federal de Educação Física

Em paralelo aos passos necessários para fazer o registro, também será importante que o futuro professor faça um curso oferecido pela Confederação Brasileira de Tênis. Ele é dividido em módulos, ensinando tudo que o profissional precisa para exercer a sua profissão.

No final do curso, os professores terão que fazer uma avaliação para que o certificado seja emitido. Caso a nota mínima não seja atingida, será possível realizar uma nova avaliação até que o aluno seja aprovado. 

Ainda existe muita controvérsia em relação à necessidade de o professor ter registro no Conselho Regional de Educação Física. Porém, de acordo com o TRE, os professores de tênis não necessariamente precisam ser educadores físicos.

Cabe ressaltar a necessidade de um acompanhamento técnico sobre os exercícios feitos durante as aulas. Conclui-se então que uma boa prática seria a junção desses dois profissionais no monitoramento das aulas. 

O professor de tênis também precisa de bons equipamentos

Assim como os jogadores, os professores também apresentam a necessidade de ter bons equipamentos esportivos como os que você pode encontrar na Bola de Tênis Delivery, que mantém esse blog.. Eles são essenciais para que as aulas sejam aplicadas com excelência. Além disso, é preciso entender melhor sobre a parte técnica desses equipamentos, pois assim o professor conseguirá explicar a funcionalidade de cada equipamento, dando um direcionamento para que os alunos façam boas compras.

Se você sente a necessidade de aprimorar ainda mais seus conhecimentos sobre os equipamentos esportivos do mercado, temos uma lista de categorias que apresentam os melhores produtos do mercado. Também será possível ver explicações claras sobre a utilização de cada um, dando o conhecimento ideal para você utilizar em suas futuras aulas. 

Existe uma demanda grande por bons profissionais para orientar os alunos durante o aprendizado. Se você nutre o sonho de ser um professor de tênis, basta seguir os passos indicados e ter consciência sobre o desenvolvimento das competências essenciais para que você se torne um bom profissional.


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
0 0 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Douglas
2 meses atrás

Excelente postagem! Mas e pra começar a jogar tênis, existe alguma indicação boa para isso? É caro pra começar a jogar? Um abraço.