foto raquete de beach
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

O Beach Tennis está cada vez mais popular no Brasil, tendo grande possibilidade de ser o esporte com raquete mais praticado do país nos próximos anos. Esse fato está ligado ao dinamismo das partidas, onde as regras principais são derivadas do tênis de quadra. 

Assim como os demais esportes com raquete, os equipamentos esportivos são essenciais para que os jogadores possam ter um bom desempenho nos jogos. Por isso, é muito importante que a escolha da raquete de Beach Tennis seja feita a partir de um estudo aprofundado sobre as características do equipamento. 

Mas será que vale a pena investir em uma raquete profissional de beach tennis se você já vem jogando há algum tempo? Este pode ser um questionamento na hora de trocar a sua raquete, uma vez que existem inúmeras opções no mercado.

Continue a leitura e descubra como cada material e demais características influenciam na qualidade do equipamento. 

pessoa jogando beach tennis

Entenda um pouco mais sobre as raquetes de Beach Tennis

Em primeiro lugar, o jogador deve ter em mente que existem muitos modelos de raquetes e que elas foram desenvolvidas para atender todos os níveis de jogadores. Desse modo, existem equipamentos ideais tanto para iniciantes quanto para quem já está em um patamar avançado e desenvolvendo golpes que pedem uma habilidade maior. 

Diferentemente do tênis, as raquetes de Beach Tennis não apresentam uma grande variação de grips, então grande parte delas tem a medida L2. É muito comum que alguns jogadores escolham retirar ou colocar mais grips, mas isso vai depender das características físicas do esportista. 

Elas são dotadas de furos que servem para que a resistência do ar seja reduzida, sendo que a quantidade de furos tem influência na potência do golpe e também na sensibilidade do toque. Muitos jogadores profissionais também colocam pesos em suas raquetes para que elas sejam ideais para gerar efeito no saque e no smash. 

Apesar de existirem diferentes modelos no mercado, as raquetes de Beach Tennis seguem um padrão de peso que varia de 320 até 370 gramas, sendo essa uma característica determinante na hora da escolha. 

foto raquete de beach

A evolução do jogador e a importância de bons equipamentos esportivos

Todo o esporte apresenta um processo evolutivo em relação às habilidades dos jogadores. O esportista passa por uma fase inicial, onde ele começa de fato a entender como a dinâmica do jogo funciona, conhecendo suas limitações e pontos que precisam ser melhorados. 

Com o passar do tempo, os golpes ficam mais precisos e o jogador começa a ver o esporte com um novo olhar, conhecendo novas técnicas que melhoram o seu desempenho durante as partidas. Independentemente da fase em que o jogador se encontra, é indispensável o uso de bons equipamentos. 

Eles serão fundamentais para otimizar a performance tanto de jogadores iniciantes quanto avançados. As raquetes profissionais de Beach Tennis serão o apoio principal para o aprendizado e aprimoramento das habilidades. 

O que analisar na hora de escolher uma raquete profissional de Beach Tennis?

Conhecer as principais características das raquetes profissionais de Beach Tennis fará com que a escolha seja feita de forma consciente e dentro do padrão desejado. Os equipamentos profissionais, geralmente, apresentam características e materiais que fazem com que as raquetes sejam mais resistentes, além de aumentar bastante o desempenho do jogador durante as partidas.

Todos os níveis de jogadores buscam eficiência nos equipamentos utilizados durante os jogos. Desse modo, é evidente que as raquetes profissionais atendem todos os níveis de esportistas, entregando funções específicas para a etapa em que o jogador se encontra. 

Para entender melhor, é importante conhecer como os materiais desses modelos de raquetes influenciam diretamente o modo de jogo, deixando claro quais pontos devem ser analisados durante a escolha:

  • Material

O principal material utilizado nas raquetes profissionais de beach tennis é o carbono, graças às propriedades de sua fibra, como baixo peso, rigidez, resistência à tração e a altas temperaturas, além da baixa expansão térmica.

Essas características fazem da fibra de carbono uma matéria-prima largamente empregada nas indústrias aeronáutica e aeroespacial e o material ganha cada vez mais espaço na indústria automobilística e, mais recentemente, em materiais esportivos de alta tecnologia, como raquetes de alta performance.

A fibra de carbono é um material sintético formado por minúsculas fibras com 5 a 10 Mícron (µm) de diâmetro e constituída principalmente por átomos de carbono arranjados em anéis hexagonais vários milhares de fibras são empacotadas e formam um fio que pode ser trançado para tecer uma manta que será usada para moldar os mais diferentes objetos

As fibras do carbono são “empacotadas” e recebem uma nomenclatura que indica a quantidade de fibras presentes na malha como 1K, 3K e 12K.

A fibra de carbono 3K por exemplo, tem 3 mil fios em cada um daqueles quadradinhos da malha, o que faz dela mais flexível do que, por exemplo, a fibra do tipo 12k.

A fibra do tipo 12k, como o próprio nome diz, tem 12 mil fios e que gera muito mais rigidez nas tramas das fibras de carbono e consequentemente, gera-se muito mais resistência ocasionando muito mais potência da batida na bola.

Fibra carbono 12k seaside

 

  • Peso da raquete 

O material de fabricação fará com que o peso da raquete seja definido, porém, as profissionais costumam ser mais leves, permitindo que o manuseio seja fácil e a rebatida mais forte e eficiente. Os equipamentos confeccionados com fibra de carbono 12K, por exemplo, são excelentes escolhas para aqueles que buscam se profissionalizar no esporte.

Além do baixo peso, elas são rígidas, resistentes à tração e a altas temperaturas. Esse fato está ligado, como já dissemos anteriormente, aos 12 mil fios presentes em cada divisão da malha, sendo uma característica indispensável nas raquetes profissionais. 

  • Furos

Todas as raquetes profissionais de beach tennis não apresentam muitos furos, tendo em média apenas 32. Quando a raquete apresenta furos na parte central, onde estão concentradas cerca de 90% das batidas, é possível que a bola seja desviada durante as jogadas e esse é um dos motivos pelo qual as raquetes mais profissionais não apresentam furos nessa região central.

As raquetes de iniciantes apresentam muitos furos para diminuir a resistência do ar facilitando os golpes. Por outro lado, os jogadores mais avançados já sabem a potência dos seus golpes e a resistência do ar deixa de ser um fator relevante.

Furos raquetes de beach tennis

  • Densidade do EVA

O EVA está presente na parte interna da raquete, sendo uma das partes mais importantes da composição do equipamento. O Ethylene Vinyl Acetate apresenta diferentes densidades, onde cada uma delas tem características específicas e que devem ser levadas em consideração na hora da escolha. Veja dois exemplos:

  • EVA Extra Soft

Este modelo proporciona um conforto maior durante os golpes, diminuindo a vibração causada pelo impacto da bola com a raquete. Essa maciez pode ser útil para o trabalho de desenvolvimento de novas habilidades.

  • EVA Soft Hard

O Soft Hard é visto em raquetes que apresentam uma densidade maior. Ele ajuda a potencializar os golpes sem a necessidade de aumentar o esforço durante as jogadas e isso pode ser um fator muito relevante.

Os dois modelos citados podem ser encontrados em raquetes profissionais, sendo que cada um intensifica características essenciais para todos os níveis de jogadores.

  • Equilíbrio ou balance 

Por mais que o peso tenha diferença na hora de escolher uma raquete profissional de Beach Tennis, é preciso também ficar atento ao equilíbrio ou balance. Existem três tipos de equilíbrio, onde cada um deles pode ajudar o jogador em diferentes situações. Vamos conferir:

  • Head Light – peso voltado para o cabo

As raquetes que apresentam o peso voltado para o cabo são ótimas para aumentar o controle da bola, pois a velocidade é diminuída. Os esforços para a realização dos golpes são menores. 

  • Head Heavy – peso voltado para a cabeça

Ter o peso voltado para a cabeça da raquete fará com que a velocidade da bola seja aumentada, porém, o controle será diminuído. Será necessário um esforço maior durante os golpes.

  • Even Balance – peso equilibrado

Existem também aquelas raquetes que apresentam o peso equilibrado. Elas são utilizadas por todos os níveis de jogadores, dando a oportunidade de obter potência e controle de forma equilibrada. Ela pode ser uma ótima opção na hora de escolher uma raquete de beach tennis profissional

  • Aspereza/Textura

A textura da raquete também tem influência no desempenho durante os jogos. Os equipamentos profissionais apresentam um material mais áspero com pequenos grânulos, pois ele consegue imprimir mais efeito na bola.

É muito comum que os jogadores profissionais utilizem lixas para que essa função seja ainda mais otimizada. 

O ideal então é encontrar uma raquete que já apresente essas características, fazendo com que não seja preciso a utilização de lixas para aumentar o efeito da bola. 

Aspereza raquete de beach tennis

O que esperar de uma raquete profissional?

As raquetes profissionais de Beach Tennis devem ser vistas como uma extensão do próprio jogador. Assim, espera-se que ela consiga fazer com que o desempenho durante as partidas seja aumentado, dando a oportunidade de evolução dentro do esporte.

Ter a oportunidade de praticar o Beach Tennis utilizando um equipamento de qualidade faz com que o esporte seja apreciado com excelência.

As raquetes profissionais, apesar das suas características específicas, podem ser utilizadas por todos, então faça a escolha certa e garanta uma boa performance durante as partidas. 


  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Mauro
Mauro
2 meses atrás

Ótimo artigo, bem esclarecedor!!!