Benefícios dos esportes com raquete

0
21745

A prática de exercício é uma ótima forma de manter a saúde do corpo. Os benefícios dos esportes com raquete, por exemplo, são amplos e os profissionais de saúde recomendam a prática. Eles também são considerados completos e conseguem movimentar quase todo o corpo.

Além disso, esses esportes podem ser praticados tanto por crianças quanto por idosos, beneficiando todas as fases da vida. A comprovação desse fato pode ser vista pelo estudo da Escola de Medicina de Harvard (Harvard Medical School). 

Eles realizaram uma pesquisa com 80 mil voluntários e confirmaram que quem pratica esportes com raquetes tem 56% menos chances de morrer em decorrência de problemas cardiovasculares. Mas é claro que os benefícios não param por aí. Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre os pontos positivos de praticar esportes com raquete

Conheça os principais esportes praticados com raquete

O esporte também evolui e é comum que ocorra o surgimento de novas modalidades. Os esportes com raquete foram evoluindo com o tempo, surgindo novos tipos e modalidades que vão de acordo com as características dos locais em que eles foram criados.

Hoje em dia, é possível listar os dez mais praticados no mundo, mas é claro que existem outros que também são capazes de proporcionar um bem-estar ao corpo, trazendo benefícios para a saúde. Conheça a lista com os mais praticados:

  1. Tênis
  2. Squash
  3. Beach Tennis
  4. Tênis de mesa
  5. Badminton
  6. Pádel
  7. Gym racket
  8. Frescobol
  9. Raquetebol
  10. Pickleball

Cada um deles apresenta características diferentes e que fazem com que os esportistas tenham benefícios variados durante a prática. Mas é unanimidade o fato deles serem completos e ideais para quem busca um exercício completo. 

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Quais os benefícios dos esportes com raquete?

Como falado, cada modalidade ou tipo de esporte que é praticado com raquete pode trazer benefícios variados. Porém, é possível apresentar algumas modalidades que representam muito bem todos os benefícios dos esportes com raquete, sendo elas:

Tênis

O tênis individual ou em dupla é o esporte clássico entre os citados e um dos mais praticados do mundo. As modalidades existentes conseguem desenvolver bem a capacidade motora, pois as partidas são baseadas em golpes que envolvem a movimentação de quase todas as partes do corpo. Tudo isso aliado a um ótimo desenvolvimento muscular, otimização da percepção e da atenção, além de beneficiar a respiração.

Conheça todos os tipos de quadras de tênis neste post do blog.

Tênis: benefício de esportes de raquetes
Foto de flou gaupr em Unsplash

Beach Tennis

Por ser um esporte praticado ao ar livre e quase sempre na praia, os jogadores de beach tennis podem trabalhar o físico e também o mental. O ar puro, a natureza e o mar fazem com que a mente relaxe ao mesmo tempo que o corpo trabalha. A capacidade motora também será desenvolvida, além do trabalho dos músculos dos braços e também das pernas durante os movimentos. 

A areia já é vista como um “obstáculo” para o jogador, pois os movimentos pedem mais forças nas pernas, trabalhando também os músculos dessa região. 

Fizemos uma série de postagens sobre o beach tennis aqui no blog. Confira os posts sobre: benefício para a saúde, dicas para quem está começando, como escolher sua raquete, dicas técnicas e raquetes profissionais.

Beach Tennis: benefícios esportes de Raquetes

Squash

O Squash é uma modalidade de esporte com raquete onde a bolinha não para. Diante disso, o condicionamento físico será bem trabalhado. A alta intensidade também ajuda a desenvolver a força física e a coordenação motora, auxiliando na respiração. Além disso, o corpo passa ter uma flexibilidade maior e um aumento da resposta aos estímulos. 

Tênis: benefícios esportes de raquetes
Foto de flou gaupr em Unsplash

Pádel

É um esporte físico aeróbico é comum que o jogador perca cerca de 1000 calorias por partida, partindo do ponto que cada jogo tenha duração de 1 hora. Proporciona um bem-estar geral, reduz o estresse, tonifica os músculos e fortalece as articulações. É o exercício perfeito para melhorar a capacidade cardiorrespiratória que diminui os riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. 

Benefícios dos esportes com raquete para as crianças

As crianças também podem usufruir dos benefícios dos esportes com raquetes. Por ter modalidades que podem ser praticadas desde a infância, os pequenos também têm a oportunidade de começar a cuidar da saúde e fazer disso um hábito. 

Veja então alguns benefícios que esses esportes podem trazer para as crianças:

  • Desenvolvimento da visão e percepção 

Os esportes com raquetes estimulam bastante a visão das crianças. Esse fato pode ser englobado tanto na questão física ou quando se fala em exercícios para os olhos que melhoram a capacidade de enxergar, quanto para a visão subjetiva que trabalha os objetivos da vida.

A criança começa a descobrir que o que ela vê pode abrir espaços para inúmeras possibilidades, fazendo com que ela esteja preparada para agir em diversas situações. 

  • Otimização da coordenação e habilidades motoras

As crianças têm uma capacidade de aprender maior do que os adultos e esse fato se estende ao corpo. Quando uma pessoa tem a sua coordenação e habilidade motora trabalhada na infância, é provável que ela se torne um adulto mais saudável e preparado para desenvolver as atividades rotineiras. 

O aumento dessas capacidades também diminuirá as frustrações, fazendo com que a criança se torne um adulto mais seguro em relação às suas realizações. 

  • Melhora as relações interpessoais

Os jogos com raquete também podem ajudar a criança a trabalhar as relações interpessoais. As partidas em duplas fazem com que elas consigam compreender o poder do trabalho em grupo, além de desenvolver a capacidade de socializar. É um bom espaço para fazer novas amizades. 

  • Ajuda os músculos a se desenvolverem

Durante as fases de crescimento, o corpo tem a necessidade de trabalhar os músculos para que eles cheguem na fase adulta prontos para sustentarem o corpo. Uma forma de realizar esse desenvolvimento é por meio do esporte. A utilização de raquetes podem ser uma ótima forma de trabalhar todos os músculos em desenvolvimento. 

A raquete como forma de extensão do corpo faz com que a criança também comece a perceber melhor como os músculos trabalham. Eles crescerão com uma força elevada, um bom condicionamento e com a mente pronta para os desafios da vida adulta. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments