Dicas valiosas para você que quer aprender a jogar tênis (ou já começou)!

4
4344
Dicas valiosas par quem aprender a jogar tênis

Se você nunca jogou tênis, e está pensando em começar, segue comigo nesse texto porque aqui vou te mostrar tudo que é mais importante para entrar nesse mundo maravilhoso! (aliás, se você acha que esse post não tem tudo, deixe um comentário que a gente completa!!)

Graças a facilidade de informações que temos hoje em dia, podemos pesquisar e descobrir tudo sobre algo que temos curiosidade ou interesse em aprender.

Eu mesma me informo sobre diversos assuntos através da internet. Em sites e no youtube. Desde finanças e empreendedorismo, até psicologia e tênis que fazem parte do dia-a-dia da minha profissão.

Justamente por esse motivo, resolvi disseminar meus conhecimentos, experiências e minha próprias ideias no meu canal do youtube Eu amo jogar tênis:

https://www.youtube.com/channel/UCGLol_kMp3jpbe1xOx7EAUA

Assim posso expressar com as minhas palavras e minha didática tudo que considero importante para os tenistas melhorarem seu nível de tênis e claro, sua qualidade de vida!

Então vamos lá ao que considero importante para você que quer começar ou está começando!

Se você tem dúvidas específicas, acesse nosso menu rápido. Caso contrário, vá rolando a tela para ler tudo:

  1. 7 benefícios de praticar tênis
  2. Como aprender
  3. Materiais
  4. Crianças X Adultos
  5. Locais para aprender e praticar
  6. Parceiros tenistas
  7. Metodologia de ensino
  8. Conclusão
Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

7 benefícios de praticar tênis

Benefícios do tênis

Acho que a primeira coisa a se considerar, quando se escolhe entre entrar em uma academia de musculação ou fazer aulas de tênis por exemplo, é saber todos benefícios que cada um traz.

Vou defender minha praia, é claro!

  • Jogar tênis é pra vida inteira: aqui em uma cidade vizinha, tem um tenista de 89 anos de idade. O sr. Belgo! Ele jogou recentemente contra um aluno meu em uma competição e ainda deu uma lição de tênis: nunca deixe seu adversário fazer um game. Os motivos, você pergunta pra ele!
  • É um jogo onde a família inteira pode jogar junto! Eu já dei aula para famílias que todos jogavam: o pai, a mãe, e os filhos! E foram várias famílias!  
  • Exige muito do coração por suas altas emoções! Primeiro tem que ter muita paciência para trocar bolas, e depois, a concentração para jogar bem. O controle emocional é importantíssimo nas horas difíceis e nas horas boas também! O Federer acabou de dar dupla falta para fechar um jogo em Roland Garros, sendo que não tinha dado nenhuma o jogo inteiro! (leia o posts sobre Psicologia do Tênis que escrevi aqui para o blog )
  • Socialização: fazemos muitos amigos jogando tênis. No clube, na academia de tênis, nos torneios! Nas academias de ginástica que frequentei, dificilmente recebo um bom dia e um sorriso. Desculpa, falei…

Esses são alguns benefícios apenas para se ter uma ideia. Na dúvida, converse com alguém que já joga e é envolvido com tênis e você vai ver a paixão nos olhos do tenista!

Como aprender a jogar tênis (do jeito certo?)

Decidido: vou jogar tênis! E agora? O que eu faço?

Qual a melhor atitude?

  • a) arrumar uma raquete
  • b) arrumar um parceiro
  • c) Procurar um lugar pra jogar
  • d) comprar um tênis adequado
Como começar a jogar tenis

Com certeza você vai precisar de tudo isso, mas vá com calma. No mundo consumista de hoje, o que todos fazem é comprar uma raquete. Pode acontecer de você adquirir uma raquete que não é adequada à você, ou que você queira outro modelo logo depois das primeiras raquetadas.

Você vai precisar de aulas de tênis, porque tênis é um esporte que exige orientações. Existe uma forma correta de segurar na raquete, existe a raquete adequada ao seu perfil, existe a hora certa de aprender cada coisa, e um bom profissional vai saber te orientar sobre todos esses detalhes!

O ideal é que você procure um lugar especializado em tênis, onde os professores estão sempre se atualizando, fazendo cursos, sejam formados em Educação Física (a lei exige isso) e onde você se sinta bem e seja bem tratado!

Se você acha muito caro pagar por aulas de tênis, saiba que você também terá que pagar por uma raquete, um tênis adequado (importantíssimo para você não se machucar), e provavelmente terá que pagar pela quadra (clube ou locação de quadra), pois no Brasil existem pouquíssimas quadras públicas.

Em uma entrevista que fiz com a Judy Murray – (https://miss-hits.co.uk/ – vai ao ar em breve no canal Eu amo jogar tênis) ela comenta que gostaria que alguém tivesse contado a ela o quanto se gasta para jogar tênis. No caso dela, competitivamente e com dois filhos! (viajar para torneios, pagar treinamentos e materiais para jogar são alguns exemplos dos custos).

O que eu garanto é que vale a pena o investimento! Começar sem professor para orientar, é pra quem é autodidata. E mesmo assim terá que buscar informações em algum lugar, livros, sites, vídeos.

Se aprender errado, pode ganhar uma lesão, deixar de evoluir um determinado golpe, ou até ter que fazer muitas horas de correções para recuperar o tempo perdido. Então, invista em uma boa aula de tênis!

Materiais para jogar tênis

 

O que mais você vai precisar?

Sempre oriento a comprar o tênis adequado. É a primeira coisa. Logo no início, a gente já começa a fazer deslocamentos laterais, que é o principal jeito de torcer o pé se estiver com tênis de corrida por exemplo.

Portanto, o tênis para jogar tênis, é o mais importante nas primeiras aulas.

As roupas tem que ser esportivas, leves e confortáveis. Se tiver um shorts com bolso, melhor ainda, pois sempre tem um joguinho valendo 2 saques. Onde você vai guardar a segunda bolinha?

Marinheiros de primeira viagem, se forem jogar no sol, filtro solar e boné, heim?!

Eu empresto raquete para meus alunos iniciantes, até eles confirmarem que irão continuar. Eu na verdade, sei que vão! Garanto que vão se apaixonar por tênis e continuar!

Se o professor não tiver raquetes para emprestar, ele pode te orientar na melhor opção. Também uma loja especializada pode dar essas informações.

Existem raquetes para níveis iniciantes, intermediários e avançados. Eu acho melhor comprar logo uma raquete top, de avançados. No peso ideal e empunhadura correta pra você. Porque eu tenho certeza que se você continuar jogando, vai sentir necessidade de uma melhor em pouco tempo. Mas essa é a minha opinião. Fique à vontade e decida o melhor pra você.

Se você realmente optar por jogar sem aulas, você vai precisar de bolas. Para aprender existem várias marcas de bolas que fabricam bolas mais lentas e mais macias que as “normais”.

A loja Bola de Tênis Delivery, que mantém esse blog possui uma variedade enorme de bolas em sua loja online. O frete é gratuito para todo Brasil acima de compras de R$ 250,00 (então você pode comprar bolas e outros materiais para atingir o mínimo) e você tem 10% de desconto no boleto. E um segredo: se usar o cupom primeiracompra no carrinho ainda ganha mais 5% (se for sua primeira compra com eles, claro).

A bola vermelha é 75% mais lenta, a bola laranja é 50% mais lenta (ela é usada no beach tennis), e a bola verde é 25% mais lenta. Eu vejo a vantagem dela ser macia, e não machucar o braço num impacto errado com a bola. E claro, por ser mais lenta, a chance de você acertar é muito maior! E executar um movimento muito mais correto também.

O professor Hudson Cardia fez um post específico sobre o método Play & Stay aqui no blogue que fala bem detalhadamente sobre os tipos de bolas de materiais para crianças e iniciantes. Link para post aqui!

O pessoal da Bola de Tênis Delivery fez um infográfico bem bacana para quem não quer ler o post todo. Veja abaixo:

Infográfico comparativo play and stay

Na transição de uma bola para outra, acaba sendo quase imperceptível a diferença entre elas. Quando você acostuma com uma, logo já pode tentar com outra mais rápida. E assim, logo logo você está dando cacetadas na bolinha amarela!

Se você quiser jogar com as bolas regulares de tênis, pode ser que acabe por jogá-las por cima da grade, abandone as raquetes, e escolha tomar cerveja na piscina, que não tem chance de fracasso (caso real de um aluno).

Adultos e Crianças

É importante lembrar que as “bolas coloridas” não são exatamente bolas para crianças. São bolas para facilitar a aprendizagem.

Da mesma forma que o professor lança a bola na mãozinha do aluno para facilitar a devolução e uma boa execução do golpe, a bola mais lenta tem a finalidade didática de tirar um pouco da velocidade, facilitando o tempo de reação do aluno, mantendo o pingo da bola mais baixo (o que permite uma técnica mais correta), e suavidade no impacto (bolas soft) se algo der errado! A bola “normal” até dói o braço quando pegamos mal!

Esse princípio é básico na educação, onde usamos recursos facilitadores para o aluno conseguir sucesso mais rapidamente. E especificamente na Educação Física, adaptamos o material, o espaço, as regras, a fim de que o aluno aprenda e evolua, e principalmente: CONTINUE JOGANDO!

Infelizmente sempre houve muito preconceito com esse tipo de bolas adaptadas. Conheço muitos clubes que não compram para os professores poderem melhorar suas aulas, e o pior, não entendem a importância.

Hoje em dia até que está melhor, com muitas competições de crianças dentro de regras adequadas (espaço, bola).

Mas ainda entre os adultos, vejo bastante resistência. Até mesmo professores se recusam a tentar entender e aceitar que em muitos casos (não todos, é claro!) o ideal é usar as bolas mais lentas para a iniciação ao tênis.

Locais para aprender e praticar

Lugares pra praticar tênis

Geralmente as pessoas jogam em clubes, academias de tênis ou quadras públicas. Hoje em dia existem muitos condomínios fechados com quadras de tênis também, e muitos deles tem um professor que dá aulas para quem se interessa.

Eu joguei a primeira vez na vida nas férias, em uma quadra de tênis em um hotel conveniado da CESP, pois meu pai trabalhava na CPFL. Essas férias mudaram a minha vida aos 11 anos (que drama!), e a partir daí minha mãe me matriculou nas aulas de tênis do clube onde éramos sócios. Nunca mais parei!

Numa trajetória de alegrias e tristezas, troféus e “bicicletas”, e sempre em busca de aprender e melhorar, continuei no tênis. E acabei até optando por trabalhar com isso, tamanha paixão que tive por esse esporte!

O que digo é que quando você começa a aprender, existem muitas informações que somente um profissional comprometido terá condições de traçar o melhor caminho a seguir na sua jornada tenística!

Parceiros tenistas

Encontrar um parceiro para jogar tênis é fundamental!

Depois de algumas aulas, vai ser importante você jogar com outras pessoas. O ideal é que seja nas mesmas condições da sua aula. Se estiver aprendendo com as bolas laranjas, ou verdes por exemplo, faça o jogo com elas.

E para jogar, é bacana ter um lugar onde você encontre com outras pessoas no mesmo nível de jogo que você. No tênis é sempre mais legal jogar com alguém de nível parecido com o seu!

Se não tiver ninguém pra jogar com você, o paredão é uma excelente forma de se praticar! É um parceiro que nunca erra!

Aqui em São Paulo é muito comum o pessoal conseguir parceiros para jogar nos rankings de desafios (ou Barragem, termo muito usado em Brasília também). Trata-se de um ranking em que você é assignado para jogar com um parceiro diferente toda semana e a medida que vai jogando vai pontuando e vai sendo ranqueado.

Um exemplo de plataforma que facilita a vida dos organizadores de rankings é o rankingdetenis.com, sistema desenvolvido pela Bola de Tênis Delivery que mantém esse blog!

Metodologia de ensino

Metodologia de ensino no tênis

Felizmente hoje em dia, existem muitos professores de tênis que estudaram Educação Física, e que fizeram cursos para melhorar seus ensinamentos nas quadras.

Entender o processo de desenvolvimento de cada indivíduo, e das habilidades específicas do tênis, é de grande importância para o professor oferecer uma aula onde o aluno aprende e está em constante evolução.

O tênis é altamente técnico, mas se aprendermos com métodos que facilitem nossa aprendizagem, tudo vai ficar fácil! Espaço menor, bolas mais lentas, jogos divertidos, desafios constantes e vontade de querer ficar mais na quadra são elementos que vão aparecer em uma boa aula para iniciantes.

Se você estiver achando tudo muito muito difícil, talvez você tenha que achar um outro professor...Mas não se compare com as outras pessoas. Cada um tem uma facilidade diferente. Não tem gente que passa no vestibular de medicina? Não tem gente que aprende 5 idiomas? Também tem gente que aprende tênis facilmente. Mas eu acredito que qualquer pessoa pode aprender. Cada um a seu tempo!

Se tiver opção de aulas em grupos, tenha fé que funciona! Eu já dei aula pra turmas de iniciação com 8 pessoas, onde ninguém ficava na fila para rebater uma bola (esperando 7 rodadas), jogavam com bolas para aprendizagem (bolas verdes), e vários desses jogadores rapidamente já estavam enfrentando adversários com experiência de mais de três anos de quadra. Fora a amizade que essa turma pegou!

Aula tradicional, técnica para jogador avançado, individual e com bolas rápidas demais pro seu pensamento, podem não ser exatamente o melhor que existe em aula de tênis para iniciação hoje em dia. Informe-se!

Conclusão

Conhecer todos os benefícios do tênis pode fazer você escolher AGORA o seu esporte pra vida toda!

Aprender através de aulas é o mais aconselhável para não se machucar, e poder evoluir seu jogo sempre.

Existem materiais adequados a cada jogador. O tênis correto, a raquete para as suas características, e as bolas que farão você ter sucesso, são uns desses materiais importantes!

Escolha um lugar bacana pra jogar, e se atente a contratar um professor com boas intenções e boa formação, para te garantir uma excelente aula onde você se divirta, aprenda e faça amigos!

Se você aprender com uma metodologia moderna, sua chance de evoluir e querer continuar jogando vai ser grande! Informe-se bem.

Desejo a você um caminho no tênis que te traga muitas felicidades, sucessos, vitórias, aprendizados, amizades, saúde e longevidade! Seja bem-vindo!

Gostou do nosso post?? Então compartilhe!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Previous article6 Benefícios do Pilates Para Quem Joga Tênis
Next articleBackhand no tênis: uma ou duas mãos?
Tenista, professora, e agora encarando novos horizontes na internet. Criadora do blog e canal do youtube Eu amo jogar tênis. Formada em Educação Física e Pós-graduada em Psicologia do Esporte pela UnB. Treinadora com o certificado Nível 4/CBT. Recentemente participou do Workshop com Judy Murray (Liga Tênis 10-RJ), Curso para iniciantes- Daniel Rosenbaum (FPT-SP), Curso Biomecânica- Elson Longo (CBT-SP). Pretende espalhar para outras pessoas todo o bem que o tênis lhe proporcionou!
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

4 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Monica Villela Gouvea
Monica Villela Gouvea
3 anos atrás

olá thais! vc dá aulas em sp??

Carla
Carla
2 anos atrás

Comecei a jogar tênis há 6 meses e já tive uma lesão no ligamento, mesmo fazendo aula com um professor bom e matérias adequados. E agora? O que fazer para não me lesionar de novo?