O Beach Tennis ou Tênis de Praia é um esporte que vem ganhando espaço dentro do cenário esportivo brasileiro, pois o Brasil é um dos países que apresenta as melhores características climáticas para que o esporte seja praticado.

Além disso, o esporte também é citado pelos especialistas como uma atividade física completa, melhorando o bem-estar e a saúde dos praticantes.

Para que você entenda a grandiosidade do Beach Tennis, preparamos um post completo, detalhando as suas principais características e também mostrando os benefícios que o esporte é capaz de proporcionar.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

O que é o beach tennis e qual a sua origem?

Photo by Fei Chao on Unsplash

Um dos motivos de o esporte ser um dos que mais cresce no mundo está em suas características. O Beach Tennis é recente e o seu surgimento aconteceu na Itália, na província de Ravenna, em 1987, porém, somente em 1996 as regras foram padronizadas pela Federação Internacional de Tênis (ITF).

Um ponto interessante é que o conjunto de regras e as formas de praticar o beach tennis faz com que seja possível dizer que ele é uma mistura de tênis, vôlei de praia, badminton e frescobol. Porém, apesar das semelhanças, o esporte é diferente, começando pela raquete utilizada, que apresenta funções e características próprias.

Os jogos acontecem em uma quadra de areia nivelada, onde o objetivo principal é projetar a bola para o campo adversário, impedindo que a rebatida vindo do outro time faça com que a bolinha caia na areia. De um modo geral, as partidas são emocionantes e tanto os jogadores quanto aqueles que estão acompanhando o jogo se divertem bastante.

Tênis de praia no Brasil

No Brasil, basicamente, o esporte foi disseminado em meados de 2008, dado esse relatado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A cidade que foi palco do início do esporte no país foi, é claro, o Rio de Janeiro.

Por mais que o Rio tenha sido o primeiro lugar onde o esporte passou a ser reconhecido, foi em Florianópolis que aconteceu o primeiro torneio oficial, que ocorreu em 2010 e teve a participação de apenas 36 atletas inscritos.

A partir daí, o esporte foi ganhando mais notoriedade no país e logo em 2017, em Niterói (RJ), ocorreu o maior evento de beach tennis do mundo, reunindo cerca de 700 atletas, incluindo amadores e também os que já eram considerados profissionais.

Recentemente, é possível ver a crescente criação de espaços voltados para a prática do esporte em cidades que não possuem praias, mostrando uma grande tendência de crescimento de adeptos.

Para se ter uma ideia, atualmente, o Brasil já conseguiu o título de campeão mundial várias vezes, somando o total de quatro ouros em Copas do Mundo de Beach Tennis. Além disso, o nosso país também apresenta o maior número de atletas amadores e profissionais do mundo, tendo um total de 400 mil jogadores.

Principais atletas de Beach Tennis

A profissionalização do esporte foi rápida e com isso surgiram diversos atletas que já são considerados os principais dentro do esporte. O ITF (International Tennis Federation) apresenta uma lista com os principais destaques.

Leia também: Treino de Beach Tennis: dicas para melhorar a rotina e sair do nível amador

Vamos conhecer alguns deles:

  • Michele Cappelleti

Michele Cappelleti
Michele Cappelleti – @michelecappelletti92

Michele Cappelleti assumiu a primeira posição do ranking, divulgado no dia 8 de novembro de 2021, após a conquista do último ITF Sand Series das Ilhas Reuniões. Ele é italiano, tem apenas 29 anos (em 2021) e começou a treinar profissionalmente aos 15, mostrando desde então que já tinha muito potencial. Ele acumula um total de 3290 pontos.

  • Alessandro Calbucci

  • Alessandro Calbucci
    ge.globo.com – Alessandro Calbucci

    De acordo com os adoradores do esporte, Alessandro Calbucci, que já esteve na primeira posição do ranking mundial, ainda continua sendo o melhor jogador de todos os tempos. Ele também é italiano, tem 42 anos de idade e tem uma representação muito marcante dentro do esporte, sendo um dos primeiros atletas profissionais desde a época da expansão do beach tennis pelo mundo. Ele acumula um total de 2978 pontos (dado de novembro de 2021), ficando, atualmente, na segunda posição do ranking mundial.

  • Vinícius Font

  • Vinicius Font
    cbt-tenis.com.br – Vini Font

    Os brasileiros também fazem parte do top 10. Vinícius Font, nasceu em 1984 e aos 4 anos de idade já começou a praticar tênis. Porém, foi em 2008 que ele teve o primeiro contato com o beach tennis. Ele conseguiu acumular diversas vitórias e apesar de atualmente estar na nona posição, foi o primeiro não italiano, em 2014, a assumir o primeiro lugar do ranking mundial do esporte.

    Vale lembrar que o ranking de beach tennis é atualizado de forma constante.

    Leia também:

    Quais os equipamentos utilizados no tênis de praia?

    Como falado, apesar das semelhanças com outros esportes, o beach tennis apresenta características únicas e isso pode ser visto por meio dos equipamentos utilizados.

    Basicamente, o jogador precisará de alguns elementos básicos, como uma raquete de beach tennis adequada para o seu nível de habilidade, uma bolinha voltada para o esporte e, sempre que possível, acessórios e vestuários que aumentam o conforto e a segurança do jogador durante as partidas.

    Mais adiante explicaremos com mais detalhes cada um dos itens citados, entendendo também alguns pontos importantes que fazem com que eles sejam direcionados para a prática do esporte.

    Como é a quadra/campo de Beach Tennis?

    Quadra de Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Para se adequar às regras do esporte e também ao dinamismo das partidas, as quadras de Beach Tennis apresentam dimensões próprias que variam em jogos simples e também quando a partida é realizada em duplas, entretanto, o formato padrão da quadra é retangular.

    Em jogos simples, ou seja, com a existência de apenas um jogador em cada área, as dimensões são: 16 metros de comprimento e 4,5 metros de largura. Agora, em jogos em duplas, o comprimento permanece o mesmo, porém, a largura passa a ser de 8 metros, dando mais espaço para que os jogadores possam realizar os golpes.

    Diferenças com a quadra de tênis de campo

    Foi possível perceber, por meio da apresentação das dimensões da quadra de beach tennis, que ela apresenta suas individualidades em relação a outros esportes semelhantes. Mas quais são as principais diferenças entre uma quadra de tênis tradicional para uma de beach tennis?

    A primeira diferença é que as quadras de beach tennis são de areia, enquanto as de tênis tradicional podem ser saibro, de concreto, de grama e de carpete. Esse detalhe do piso já faz toda a diferença na dinâmica do jogo.

    O segundo, já citado anteriormente, é em relação às dimensões. As quadras de tênis apresentam 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura, lembrando que em jogos simples, a largura passa a ser de 8,23m.

    Por fim, as redes. No beach tennis, elas devem ficar a uma altura de 1,70m em todas as partes. Agora, no tênis de quadra, as redes apresentam 0,914 m de altura e são suspensas por dois postes de 1,07m.

    A Raquete de Beach Tennis e seus tipos

    Raquetes de Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Devido ao crescimento no número de adeptos do esporte, os materiais e tecnologias utilizadas na fabricação das raquetes de Beach Tennis estão trazendo cada vez mais conforto e aumento do desempenho aos jogadores.

    Com isso, será comum encontrar uma variedade de tipos. Por isso, é de extrema importância que o jogador entenda muito bem sobre os detalhes e características dos materiais utilizados, pois será dessa forma que ele conseguirá encontrar a raquete ideal.

    Vale lembrar também que, diferentemente do tênis, o beach tennis não apresenta diferenciação entre as raquetes, ou seja, tanto o iniciante quanto o avançado podem usar a mesma raquete. Porém, é indicado uma raquete mais leve para quem está iniciando no esporte.

    Vamos especificar um pouco mais sobre os detalhes para que você consiga diferenciar os tipos de raquete e então fazer a escolha certa.

    • Significado dos furos

    Furos na raquete de beach tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Muitos jogadores, principalmente, os profissionais, acabam modificando um pouco a raquete para que ela fique de acordo com o seu nível. Uma forma de realizar essa mudança é com o aumento dos furos. Mas como isso pode influenciar o desempenho do jogador?

    Em resumo, a quantidade de furos terá influência direta no quanto a raquete será resistente ao ar. Desse modo, uma raquete de beach tennis que apresenta mais furos, terá uma resistência maior e, consequentemente, não sofrerá interferência durante os golpes.

    É óbvio que uma raquete com menos furos demandará uma força maior do jogador durante as jogadas, pois o ar será mais um “obstáculo” durante o jogo.

  • Tipos de material da superfície

    Como dito, os materiais de fabricação são múltiplos e cada um deles pode trazer diferentes funções para os equipamentos. Veja os principais:

    • Fibra de vidro: proporciona uma maior flexibilidade ao jogador durante os golpes, fazendo com que o contato da bola com a raquete aconteça de uma forma mais leve e suave.
    • Kevlar: bastante conhecido por ser uma fibra sintética sete vezes mais resistente que o aço. Esse fato faz com que a resistência da raquete aumente, dando também um toque de suavidade nas jogadas.
    • Carbono: existe uma variação grande, variando de Full Carbon, 3k, 6k até 12k. Quanto mais fibras na malha de carbono mais resistentes e maior resposta aos golpes. 
    • Balance: as raquetes de beach tennis podem ter o equilíbrio pelo cabo ou cabeça. Quando o balanceamento acontece pela cabeça, a raquete tende a ficar mais potente. Agora, pelo cabo, o benefício principal é o aumento do controle durante as movimentações.
  • Para que serve o tratamento da raquete?

    O tratamento da raquete é uma etapa essencial para que o equipamento fique ainda melhor para o jogo. Muitas empresas já entregam as raquetes tratadas, eliminando, inicialmente, a necessidade de o jogador procurar este tipo de serviço. A raquete de Beach Tennis Seaside Xtreme Carbon 12k é uma das que vem com tratamento de fábrica.

    Este tratamento tem o objetivo de aumentar ou proporcionar aderência às raquetes. Ele é realizado nos dois lados que compõem a superfície do equipamento.

    Esse cuidado proporciona, além da aderência, outros benefícios como o aumento do atrito, melhorando a devolução da bola. Além disso, também é possível perceber um aumento da velocidade da bolinha e um maior controle sobre a direção.

    É sempre bom ressaltar que, com o passar do tempo, as raquetes, mesmo aquelas que já apresentam tratamentos de fábrica, também podem necessitar de um novo trabalho para que essas funções citadas sejam mantidas.

    Leitura importante: Aprenda a como conservar a sua raquete de beach tennis

    Veja também:

    Quais as características da bola de Beach Tennis?

    Bola de Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Material

    O material utilizado para fabricar a bolinha de Beach Tennis é bastante parecido com aqueles usados para a bolinha de tênis de quadra, entretanto, é possível encontrar algumas diferenças.

    A bolinha de beach tennis é despressurizada e isso faz com que ela seja mais macia, mole e um pouco mais lenta quando comparada com aquela utilizada no tênis tradicional.

    Cores

    Outro ponto de divergência é em relação a sua cor. Elas apresentam cores mais fortes: laranja e vermelho. Isso acontece porque é preciso que ela se destaque na areia.

    Peso

    De acordo com a ITF (International Tennis Federation), as bolas de beach tennis devem pesar em média 42g, podendo variar entre 39g até 48g, dependendo da marca escolhida.

    Como jogar tênis de praia?

    Jogo de Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    O primeiro ponto a ser levantado para quem quer começar a jogar Beach Tennis é ter disposição. O esporte, apesar de muitas pessoas não terem essa noção, pode exigir um esforço físico para aguentar toda a partida.

    Mas é claro que com o tempo e com a prática, tudo se resolve e a diversão é garantida. Para ajudar nesse processo de início, é possível trazer três dicas essenciais para quem está pensando em iniciar no esporte.

    A primeira delas é se juntar a grupos de pessoas que já praticam o esporte, pois é um esporte bastante sociável e é uma ótima forma de pegar dicas para aprimorar as habilidades.

    Também é importante ficar atento às lesões. Assim como os demais esportes, o beach tennis apresenta riscos do jogador se lesionar e passar um tempo fora dos jogos. Dessa forma, é importante aquecer antes da partida e também focar em exercícios que têm como objetivo o fortalecimento muscular.

    Por fim, é muito importante também entender um pouco sobre as regras, posições e quais as melhores formas de realizar os golpes.

    Abaixo estão dicas imperdíveis para quem quer aprender a jogar:

    Como se posicionar?

    Posicionamento no Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    As posições do beach tennis variam no decorrer da partida, porém, a posição base do esporte é a três metros da rede. Dessa forma, o esportista garante uma boa cobertura do espaço, conseguindo ter uma boa visualização da direção da bola.

    Durante o saque, os pés devem estar posicionados em paralelo à linha de fundo. Muitos profissionais indicam que os pés devem estar afastados a uma distância semelhante à projeção dos ombros, mantendo sempre o olhar para frente.

    Por ser um esporte de areia, é muito comum que os jogadores afundem seus pés na areia, mas isso não é uma boa prática. Durante todo o jogo, será exigido dos jogadores uma constante movimentação, então, se os pés estiverem presos na areia, é provável que o movimento rápido não aconteça.

    Como segurar a raquete?

    O modo de segurar a raquete é muito importante para o bom desempenho do jogador durante a partida. O ideal é que ela esteja alta, levantada e à frente do corpo, sendo essas condições indicadas para que o jogador consiga realizar os golpes com mais facilidade, porque, desse modo, a raquete estará em uma posição mais próxima da parte superior da rede.

    Quais são as regras de Beach Tennis?

    O primeiro ponto a ser entendido é em relação à pontuação, que segue a escala de 15, 30, 40 e o game. É preciso ressaltar que, diferentemente do tênis tradicional, quando os dois jogadores empatam em 40, não existirá o ponto de vantagem, ou seja, quem fizer o ponto é o vencedor.

    O total de games depende do tipo de jogo. Em jogos de duplas, o total é de 9 games e nos simples de 6. Tanto nos jogos em duplas quanto nos simples, o vencedor é aquele que conseguir atingir o número de games da regra, porém, com uma vantagem de 2 sobre o adversário.

    Caso ocorra empate em 5 a 5 games, nos jogos simples ou 8 a 8 nos jogos de dupla, é preciso continuar o jogo até que se abra dois pontos de vantagem. Agora, se houver empate no último game, o set será decidido em uma partida de desempate, também chamada de tie-break.

    Vale ressaltar também que o tie-break apresenta uma contagem de pontos diferente, a pontuação acontece de um em um ponto e vence o time que chegar em sete, mas também é preciso ter dois pontos de vantagem.

    Individualidades do beach tennis em relação às regras

    Durante o saque, o sacador pode escolher qualquer lugar da linha de trás para realizar o saque.

    O serviço do beach tennis é flexível e pode ser realizado tanto por cima quanto por baixo, mas existe uma exceção a essa regra. Quando acontece um jogo misto, o homem só poderá realizar o saque por baixo.

    Não existe falta no beach tennis, assim, ao errar o saque, o ponto será direcionado à equipe adversária. Além disso, também não existe let no jogo e os jogadores devem rebater a bola antes que ela toque o chão.

    Vocabulário usado no Beach tennis e principais jogadas

    Saque no Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Assim como os demais esportes, o beach tennis também apresenta uma linguagem própria que é utilizada entre os jogadores. Em sua maioria, elas representam os golpes.

    Abaixo estão os principais golpes e os nomes utilizados pelos praticantes do esporte:

    • Serviço ou saque: golpe inicial do ponto;
    • Smash: é o golpe de conclusão, que acontece quando a bola chega alta e sem peso;
    • Backhand (esquerda): utilizada para trabalhar o ponto, fazendo com que o adversário se movimente e rebata a bola de uma forma que facilite a velocidade de direita, para então realizar o ponto:
    • Forehand (direita): golpe mais utilizado para garantir o ponto, movimentando a raquete com a palma da mão virada para frente;
    • Dropshot (curta): golpe curto e utilizado para que o adversário levante a bola para que o smash seja feito.
    • Voleio estático: golpe executado com potência e velocidade, onde a bola passa rente à rede;
    • Bola curta: quando a bola chega sem peso a uma distância de aproximadamente um metro da rede;
    • Lobe: acontece quando a bola vai alta e funda, fazendo com que os adversários tenham que se movimentar para rebater a bolinha;
    • Gancho: golpe utilizado para salvar a bola que já ultrapassou a rede, porém, não existe tempo e nem possibilidade do smash ser feito.

    Benefícios do tênis de praia

    Benefícios do Beach Tennis
    Imagens de beach tennis: shutterstock.com

    Fugir do sedentarismo é uma ótima forma de manter a saúde corporal e mental. Por isso, o beach tennis também é indicado para quem busca alguns benefícios com a prática, podendo citar como exemplos:

    • Melhora na saúde mental O Beach Tennis é um esporte bastante sociável, então é muito comum que os iniciantes não demorem muito tempo para serem inseridos em grupos, além de ser um ambiente leve, divertido e contagiante.
    • Aumento da força muscular
      Todo o esporte praticado na areia requer um esforço maior, principalmente, durante as movimentações. Dessa forma, os esforços constantes durante os treinos e jogos faz com que os músculos do corpo fiquem mais fortes e resistentes.
    • Aprimoramento da coordenação motora
      O tênis de praia trabalha, praticamente, todo o corpo. Durante a realização dos golpes, os jogadores precisam correr, mexer as mãos e os pés. Tudo isso faz com que os praticantes aprimorem a coordenação motora, tendo reflexos positivos em outras atividades do cotidiano.

    Veja também:

    Como é o Beach tennis para quem já joga tênis?

    O tênis é um esporte um pouco mais complexo que o Beach Tennis, porém, a transição pode não ser tão simples. Apesar das semelhanças, foi possível perceber durante a leitura do texto que existem algumas particularidades que precisam de atenção caso alguém tenha o desejo de realizar a transição de um esporte para o outro.

    Veja abaixo as principais vantagens e obstáculos que o jogador poderá encontrar:

    Vantagens:

    • Facilidade ao manusear a raquete;
    • Familiaridade com a realização dos golpes;
    • Aprimoramento das habilidades de forma rápida.

    Obstáculos:

    • Utilização de algumas jogadas que não são boas para o beach tennis, como pegar a bola embaixo e a aplicação de efeitos desnecessários, tendo como exemplo o uso do top spin tanto no forehand como no backhand;
    • Dificuldade de movimentação na areia;
    • Posicionar a raquete em posição errada. No beach tennis, o ideal é que a raquete fique em uma posição mais alta. Isso não é uma necessidade no tênis de quadra.

    Percebe-se que a transição pode apresentar algumas dificuldades, mas nada que impeça que um tenista de quadra possa ser um grande jogador de beach tennis.

    Tendo bons equipamentos, um grupo engajado e boa vontade para aprender, é possível que qualquer pessoa possa se divertir e até se profissionalizar no esporte.

    Como funciona a aula?

    De um modo geral, as aulas de beach tennis são compostas por um professor e poucos alunos. Isso se dá porque é preciso que o instrutor consiga entender as dificuldades de cada um e então ajudar no aprendizado.

    Para os iniciantes no esporte, é normal que o professor tenha uma conversa inicial para que o aluno entenda um pouco sobre as regras e também como será o andamento das aulas.

    Feito isso, inicia-se então a parte prática. A dinâmica vai depender do nível do aluno, mas o aquecimento é comum a todos, onde pode ser feito uma troca de voleio, estimulando o voleio de direita e esquerda.

    Além disso, também será passado a forma correta de segurar a raquete durante a realização dos golpes. É claro que com o passar do tempo e com o aumento das habilidades do aluno, as aulas ficarão mais intensas, visando o treino de golpes específicos e a movimentação dentro da quadra.

    Quem não pode praticar?

    O Beach Tennis é um esporte bastante democrático e acessível, mas é evidente que algumas pessoas possam encontrar dificuldades para praticá-lo.

    Com o crescimento do esporte no Brasil e no mundo, cada vez mais é possível encontrar quadras com acessibilidade adequada para todas as pessoas. Entretanto, é preciso saber que o beach tennis pode ser um esporte intenso e exigir grandes esforços físicos, fazendo com que seja necessário um bom preparo para a prática.

    O ideal é que seja feita uma consulta médica para que uma avaliação física seja feita, onde o especialista avaliará se a pessoa tem condição de realizar o esporte.

    Como começar a praticar beach tennis?

    O primeiro passo para começar a praticar é conhecer todos os detalhes do esporte. Desse modo, o iniciante saberá se realmente é uma prática que lhe interessa e se, realmente, trará a satisfação desejada.

    A partir disso, é preciso buscar locais próximos que tenham uma quadra adequada e professores disponíveis para que as habilidades sejam aprendidas e aprimoradas. O tempo de evolução no esporte varia de pessoa para pessoa, sendo que os praticantes do tênis de quadra apresentam uma facilidade maior.

    É indicado também que os jogos sejam realizados entre pessoas que estão no mesmo nível, pois assim todos conseguem aprender e evoluir dentro do esporte. Não se deve esquecer também que será importante um investimento inicial nos equipamentos e acessórios, assim como as raquetes.

    Confira: Beach Tennis: 9 dicas para quem joga ou quer começar

    Dicas

    Como devo me alimentar?

    A alimentação é a base para um bom desempenho no esporte. Isso faz com que uma dieta equilibrada seja parte importante na vida do jogador. Muitos especialistas indicam que alimentos ricos em carboidratos podem ser consumidos antes da partida. A digestão será facilitada e a absorção de nutrientes será maior.

    Não se deve esquecer também da hidratação, ingerindo cerca de 500 ml de líquidos duas horas antes da partida. O correto é procurar a ajuda de um especialista para que os alimentos adequados sejam inseridos na dieta.

    Como devo me alongar?

    Alguns estudos mostram que é importante realizar um alongamento após a prática de exercícios físicos, com o objetivo de prevenir o encurtamento do músculo e também as dores.

    O mais conhecido é o alongamento estático, que é realizado segurando o músculo estirado por 30 ou 40 segundos. O alongamento dinâmico também funciona e é realizado a partir do estiramento e relaxamento das fibras musculares por 10 a 15 repetições.

    Itens Essenciais que todos os jogadores precisam ter

    Como falado, os praticantes precisam de itens essenciais para praticar o esporte. Vamos conhecer os principais:

    Equipamentos

    Mesmo que existam muitas quadras completas e preparadas no país, muitas pessoas praticam o esporte na praia, sem um suporte adequado. Nesses casos, é preciso que o grupo praticante tenha alguns equipamentos, como a rede e as fitas de marcação.

    Vestuário

    Por ser um esporte praticado ao ar livre, é indicado investir em vestuários que protegem e dão conforto ao jogador.

    Para suportar o calor, é indicado o uso de sungas, biquínis e shorts confortáveis, além de óculos de sol, boné ou viseira. O uso de munhequeiras também ajudará o jogador a eliminar o suor do rosto e evitar que ele chegue até a raquete.

    Calçados

    É praticamente impossível praticar o esporte descalço quando o dia está muito ensolarado, porque a areia tende a esquentar e o jogador não aguenta pisar no solo.

    Nesses casos, é recomendado o uso de sapatilhas próprias para o beach tennis. Elas apresentam um material que é composto por uma textura que faz a perfeita proteção dos pés do jogador, sem que os seus movimentos sejam prejudicados.

    Raquetes

    A raquete é a extensão do jogador, então é preciso que elas sejam escolhidas com cautela e que estejam de acordo com o nível do praticante. Sem elas não é possível que o jogo aconteça.

    Bolas

    Por fim, as bolinhas de beach tennis. Como já apresentado, elas são especiais para o jogo e apresentam características únicas que as direcionam para o esporte. É bom que o grupo de jogadores tenha mais de uma para evitar que o jogo paralise caso algum problema aconteça.

    Os melhores artigos sobre mundo Beach Tennis

    2.5 2 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notificação de
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments