Home Bolas de Tênis Avaliação de bolas Bola de tênis Head: o que você precisa saber 

Bola de tênis Head: o que você precisa saber 

0
1367
Bola_de_tenis_Head

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Você pode pensar que todas as bolas de tênis são iguais, mas não é bem assim e a Bola de tênis Head comprova isso. Olivia Blake, especialista da área, afirma que as bolas que você escolhe usar podem fazer uma grande diferença no seu desempenho em quadra, com diferentes opções que oferecem várias qualidades dependendo da sua marca ou qualidade. 

Bola_de_tenis_Head

Seja para uso recreativo ou jogo profissional, não é apenas o tipo de quadra que altera sua qualidade. Escolher a bola de tênis certa é indiscutivelmente tão importante quanto ter uma boa raquete, com muitos atributos diferentes a serem considerados.

Então, como você pode ter certeza de que está usando o tipo certo de bola? Nosso guia prático está aqui para ajudar.

Marcas

As bolas de tênis são fabricadas por várias marcas, com sede principalmente nos EUA e na Europa ( Apesar da maioria das fábricas ficarem na China e Tailândia). A escolha de uma marca premium de bola de tênis pode causar um grande impacto, pois você pode ter a certeza de que as bolas foram produzidas em alta qualidade, por isso a Head se destaca.

Cor

Infelizmente, a escolha da cor das bolas de tênis é bastante limitada. A cor padrão, como tenho certeza que você já sabe, é amarelo, conforme decretado pela Federação de Tênis. Isso se deve ao fato de ser uma cor claramente visível para jogadores e espectadores.

Tipos

As bolas de tênis costumam vir como um dos quatro tipos principais. Esses incluem:

  • Tipo 1 (projetado para uso em superfícies rápidas, como grama);
  • Tipo 2 (projetado para uso em superfícies de velocidade padrão, como quadras duras);
  • Tipo 3 (projetado para uso em superfícies mais lentas, como saibro);
  • Alta altitude (projetada para criar um salto maior e viajar mais rápido).

Como você pode ver, cada tipo de bola é projetado para uso em superfícies de quadra específicas. Mas não é tão simples assim. O Livro de Regras Oficial ATP esclarece certas restrições de tamanho e peso para cada tipo de bola de tênis produzida, que você pode ver abaixo:

Qualidade

Para tornar a escolha ainda mais confusa, cada tipo de bola de tênis é fabricada para atender a três níveis diferentes de qualidade. Esses incluem: 

  • Recreativa;
  • Campeonato;
  • Profissional.

A escolha que você fará dependerá do seu nível de experiência e em qual modalidade deseja usar as bolas. Se você está procurando uma bola um pouco mais barata que você pode usar para uma partida de treino, ou se você é bastante novo no jogo, vá para o lazer. Se você está procurando uma bola mais intermediária, depois de jogar o esporte por um tempo, vá para o campeonato. Se você é um especialista no jogo e está procurando uma bola que ofereça mais precisão, controle e potência, opte pelo profissional.


Dever extra vs. dever regular

Outro atributo que você precisa considerar é a espessura da cobertura de feltro que envolve a bola, geralmente conhecida como sua função. As bolas de serviço extra tendem a ser mais grossas, ao passo que o serviço regular tende a ser, como seu nome já diz, regular.

A escolha que você faz depende muito da superfície da quadra, com uma espessura diferente que oferece uma vantagem potencial para o seu jogo. Em essência, as bolas extras tendem a ser melhores para superfícies mais duras e rápidas, enquanto as bolas regulares oferecem mais vantagem em quadras mais lentas.

Bolas para crianças

As bolas de tênis de que falamos aqui destinam-se principalmente a adultos, mas e as crianças que estão começando? Embora as bolas mais rápidas sejam mais adequadas para o jogo adulto, as crianças mais novas podem não ser capazes de acompanhar o ritmo, então as bolas mais lentas são a melhor opção neste caso. A metodologia Play&Stay é muito indicada para quem está começando e a cor e tipo de bolas são fundamentais para o aprendizado.

Existem quatro tipos diferentes, cada um com uma cor única, voltados para estágios específicos do desenvolvimento infantil:

  • Bola padrão do Estágio 3 (vermelha) – 75% mais lentas que as tradicionais;
  • Bola padrão da Estágio 2 (laranja) – 50% mais lentas.
  • Bola padrão da Estágio 1  (verde) – 25% mais lentas.

Escolha já sua bola de tênis Head.

Líder no mercado de produtos esportivos para a prática de tenis, a austríaca Head tem produtos muito bem posicionados em todo o mundo e patrocina uma longa e muito bem escalada lista de atletas como Novak Djokovic, Andy Murray, Tomas Berdych, Marin Cilic e Alexander Zverev. 

Já no ranking mundial feminino, temos Svetlana Kuznetsova, Maria Sharapova, Sloane Stephens, Cristina McHale e a brasileira Bia Haddad. Guga, considerado o melhor tenista profissional do país, e André Agassi também tiveram a marca como parceira durante a maior parte de suas carreiras. 

Já sabendo da importância de escolher o modelo certo de bola de tênis, a head apresenta um ótimo catálogo de produtos com bolas de todas as categorias.

As bolas de Tênis Head Team por exemplo são bolas recomendadas para iniciantes, mais duras, com feltro padrão e boa qualidade de costura estas bolas têm características que não despontam para nenhuma modalidade específica dentro do tênis, o que a torna uma bola de fácil utilização, de ótima durabilidade e custo benefício.  Além de serem indicada para todos os tipos de quadra (All Court), é indicada para treinos e aulas e é aprovadas pela FIT.

Para os tenistas recreativos de fim de semana e também para torneios amadores a excelente bola de tênis Head Championship é uma ótima opção. Em relação a sua bola mais simples Head Team, a Head Championship demora mais para desgastar graças ao seu feltro de melhor qualidade e também demora mais para perder feltro. Como a Team se desgasta mais rápido acaba se tornando mais leve com o passar do tempo dificultando o controle.

Comparando a Head Championship em relação a outras championship do mercado, podemos dizer que a Head tem um feltro mais espesso o que a torna um pouco mais durável que as demais. Fizemos uma avaliação da Head com a Wilson no passado, acesse o post agora para ler.

Mas se seu seu foco é durabilidade e também precisão a recomendação é fácil: a bola Head Pro que possui feltro desenvolvido mais fechado, tornando a bola precisa e aberta a efeitos, possibilitando ótimo controle durante a partida e menos bolas desviadas, e por isso é um nível acima das bolas Championship. Ainda comparando com a sua irmã championship, a Pro é uma bola mais lenta que “anda menos”. 

A Head Pro já pode ser utilizada em torneios semiprofissionais e profissionais devido seu alto padrão, mas se estamos falando de torneios oficiais e de federações não dá para negar que devemos avançar mai sum nível, chegando na Head Tour (antiga Head ATP), a melhor bola Head disponível no mercado.

Oficial do torneio Rio Open e de alguns torneios da ATP, também atinge grande velocidade, por ser resultado de diversos estudos que culminaram na tecnologia Encore e também na tecnologia SmartOpitk, responsáveis, por uma bola 33% mais durável e mais visível (principalmente em jogos noturnos).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x