Não é segredo que movimentar o corpo pode trazer diversos benefícios, mas você sabia que é possível aproveitar a prática do Beach Tennis para colocar a saúde do corpo e da mente em dia?

O esporte está em constante expansão no Brasil e no mundo e está acontecendo um fato curioso: o Beach Tennis está despertando o interesse até mesmo daqueles que não estão acostumados a praticar esporte.

O ponto positivo é que o estilo de jogo e a forma como ele movimenta o corpo é uma ótima forma de manter os cuidados com a saúde em dia. Diante disso, nada mais justo do que mostrar algumas maneiras de aproveitar ainda mais os benefícios que o tênis de praia pode trazer para as pessoas.

Saque no Beach Tennis
Imagens de uma partida de beach tennis: shutterstock.com

Quais são os principais benefícios do Beach Tennis?

O Beach Tennis começou a ser praticado em meados dos anos 80. Apesar das limitações da época, os adeptos ao esporte já perceberam que ele tinha um alto potencial de disseminação e que seria praticado por todo o mundo.

Com o passar do tempo e também com o aprimoramento das técnicas, regras e equipamentos utilizados durante as partidas, o esporte foi ficando cada vez mais profissional e alguns estudos começaram a identificar muitos pontos positivos para a saúde do corpo e da mente a partir da sua prática.

Para exemplificar, abaixo estão os principais benefícios que o Beach Tennis:

1. Ajuda a perder calorias

Os esportes, em sua maioria, promovem a perda ou queima de calorias. Esse fato acontece devido aos movimentos feitos durante a prática e também pelo tempo e intensidade de cada partida.

O Beach Tennis, por sua vez, promove uma queima de calorias acima da média devido à constante movimentação do atleta. Além disso, por ser praticado na areia, o esportista terá que fazer um esforço maior durante os jogos.  Estima-se que o gasto calórico médio de uma hora de jogo de beach tennis, é de aproximadamente 600 calorias.

2. Aumenta o desenvolvimento físico e motor

Ao analisar algumas partidas profissionais de Beach Tennis, é possível perceber que os jogadores apresentam um elevado desenvolvimento físico para agir de forma rápida e também um bom reflexo para rebater a bola no momento certo.

É evidente que os profissionais não começaram a praticar o esporte possuindo essas características. Elas foram adquiridas durante os anos de treino. Assim, fica evidente que o Beach Tennis promoverá esses benefícios para aqueles que decidirem seguir com o esporte.

3. Socialização estimulada

Por mais que o esporte seja praticado, no máximo, em duplas, saiba que o Beach Tennis promove a criação de um ambiente acolhedor. É muito comum encontrar grupos de pessoas que foram formados durante os treinos, sempre tendo espaço para mais um.

Essa socialização é bastante importante para o aumento do desempenho, pois os jogadores podem trocar informações sobre as dificuldades e pegar dicas com quem já está em um nível mais avançado.

Utilizando os benefícios do Beach Tennis para melhorar a saúde da mente e do corpo

Como aproveitar o Beach Tennis para melhorar a saúde da mente e do corpo?

A apresentação dos benefícios já nos faz perceber que o esporte é um ótimo aliado para o bem-estar das pessoas. O ponto positivo é que é possível aproveitar ainda mais o Beach Tennis para melhorar a saúde do corpo e da mente.

Para que isso aconteça, é importante que o jogador adote algumas práticas e ações que podem ajudar o atleta a usufruir de todos os benefícios do esporte de forma intensificada. Vamos conhecer:

Busque um local apropriado para jogar Beach Tennis

A primeira dica para aproveitar o Beach Tennis da melhor forma possível é escolhendo o local ideal para jogar. É claro que jogar na praia é uma das melhores escolhas, pois além de ser um ambiente aberto, ainda será possível aproveitar a natureza e, quando possível, dar um pulo no mar no final da partida.

Como falado, o esporte cresceu e muitas pessoas que estão distantes do mar estão praticando. O ideal, nesse caso, é buscar espaços voltados para a prática do Beach Tennis, como academias ou centros esportivos.

Jogar em um local preparado e estruturado fará com que os benefícios sejam mais bem aproveitados, aumentando ainda mais a vontade de praticar.

Aproveite e sinta cada movimento durante as jogadas

Quando se fala em aproveitar e sentir os movimentos, estamos falando sobre a identificação da importância de cada ação dentro de uma partida. Sabemos que o esporte é capaz de movimentar todo o corpo, sendo fundamental para a saúde física.

Mas será que ao jogar Beach Tennis o jogador entende a importância de cada movimento? Provavelmente não.

Ter este entendimento pode fazer com que o atleta tenha um esforço maior ao desempenhar as suas funções em quadra. O resultado será um aumento nos benefícios voltados para a saúde física, assim como o desempenho e crescimento como jogador.

Faça amigos que também praticam o Beach Tennis

Por ser um esporte que promove a união, praticar Beach Tennis pode ser uma ótima forma de fazer amizades. Como falado, criar um grupo de amigos é uma boa opção para aumentar o incentivo ao esporte, além de ajudar no aumento do desempenho

Outro ponto positivo é que essa socialização faz bem para a saúde mental. De acordo com um estudo realizado pela Universidade Columbia (EUA) mostrou que as emoções geradas quando estamos felizes e perto de pessoas agradáveis influenciam positivamente os batimentos cardíacos, diminuindo em 22% as chances de infarto.

Crie estratégia de jogos e passe a utilizá-las

O jogo não se faz somente dentro da quadra. Aprender a criar estratégias para serem aplicadas durante as partidas é de extrema importância para alcançar mais vitórias. Mais do que isso, conseguir organizar as informações, decifrar e implementar movimentos também são ótimos gatilhos para o desenvolvimento do raciocínio estratégico.

Uma pessoa que passa a jogar Beach Tennis com uma visão mais estratégica e com movimentos calculados tende a levar este comportamento organizado para a vida pessoal. Além disso, todo esse controle mental e organização de ações que podem ser aplicadas nas partidas fazem com que o jogador tenha um aumento expressivo de desempenho. É fácil concluir que o Beach Tennis pode trazer diversos benefícios e que também é possível aproveitar ainda mais a prática com o objetivo de melhorar a saúde mental e do corpo. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments