Home Tênis Equipamentos Como escolher raquete de Tênis? Confira as dicas!

Como escolher raquete de Tênis? Confira as dicas!

1
20628
como_escolher_raquete_de_tenis

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Vamos fazer uma pequena classificação das raquetes com base em seus parâmetros, isso vai te ajudar a como escolher raquete de tênis certa.

Portanto, existem muitos parâmetros e características que dividem os modelos, e é muito fácil se perder neles, principalmente se você for um jogador iniciante.

Existem muitos parâmetros e características que dividem os modelos, e é muito fácil se perder neles, principalmente se você for um jogador iniciante.

Raquetes pesadas: transfere menos vibrações para o cabo, produz golpes mais potentes.

Raquetes rígidas: menos manobráveis, produz impactos mais poderosos.

Raquetes com uma grande área de aro: produz golpes mais poderosos, melhor resistência à torção.

Raquetes longas: produz golpes mais poderosos.

Raquetes curtas com maior espessura de aro: produz golpes mais poderosos.

como_escolher_raquete_de_tênis

Sobre como escolher raquete de tênis não é uma tarefa fácil, principalmente para um iniciante, pois muitos vendedores tentam impor a você um ou outro modelo que vende mal ou, por exemplo, é mais caro.

 

Como escolher raquete de tênis para uma criança

Se o seu jovem atleta está começando a aprender o básico do tênis de quadra, o principal critério na hora de como escolher raquete de tênis é a altura da criança.

As raquetes infantis começam com 19 cm e terminam com 26 cm; esses números representam o comprimento da raquete em polegadas. No entento, cada um desses números mostra para que altura ele foi projetado.

● 19 – De 91 a 101 cm

● 21 – De 100 a 113 cm

● 23 – De 110 a 125 cm

● 25 – De 125 a 140 cm

● 26 – De 140 a 155 cm

Existem também raquetes para crianças sem uma designação de número, nesses modelos eles escrevem “jr” ou “júnior”. Portanto essas raquetes são transitórias de crianças para adultos e geralmente são adequadas para crianças com uma altura de 145 a 155 cm.

como_escolher_raquete_de_tênis

O peso das raquetes infantis

Varia de 200 a 260 gramas e aumenta com o tamanho da raquete. Resumindo, quanto mais alta a criança, maior é a raquete e seu peso.

Mas versões mais leves das raquetes também são comuns. Portanto, um número de 26″ pode ​​pesar 235 gramas ou 255.

Agora vamos falar sobre o tamanho da alça nas raquetes infantis, elas têm seu próprio sistema de dimensões, que não é igual ao de um adulto.

As raquetes infantis, dos tamanhos 19 a 25, possuem zeros no tamanho do cabo, e quanto menor o número, maior o diâmetro do cabo.

O material de fabricação

Também influencia em como escolher raquete de tênis. As raquetes mais baratas e simples são feitas de alumínio, elas devem ser consideradas em dois casos:

1. Se uma criança está começando a jogar tênis e é possível que esse desejo desapareça em 5-6 meses. Neste caso, simplesmente não terá tanta pena do dinheiro gasto.

2. A altura de uma criança não ultrapassa 125-130 cm.

No entanto, isso se deve ao fato de que as crianças acima dessa altura têm uma força de impacto maior, mais balanços e exercícios são realizados com mais frequência.

Portanto, a carga na raquete é maior e os modelos de alumínio se distinguem pela fragilidade.

No entanto, se você tem certeza de que seu filho vai gostar de tênis ou já está praticando há mais de um ano, no entanto como escolher raquete de tênis prefira de material composto.

Eles usam grafite, fibra de vidro e pequenas impurezas de alumínio. Essas raquetes custam um pouco mais do que modelos semelhantes de alumínio.

A terceira categoria de raquetes infantis é feita com os mesmos materiais dos modelos esportivos para adultos (grafite, basalto, tungstênio, carbono) e não contém alumínio.

Eles são caracterizados por maior durabilidade, maior conforto de jogo e melhor manuseio.

As raquetes são geralmente fornecidas com capa e cordões esticados.

As cordas são instaladas uma das mais simples e baratas, o alongamento é o mais fraco, por isso recomenda-se após 4-6 meses de jogo para fazer o içamento no centro de serviço.

Um amortecedor de vibração não é apenas uma decoração, mas também um dispositivo útil.

Um bom amortecedor de vibração reduz significativamente a quantidade de vibrações prejudiciais que ocorrem quando a bola é atingida, aumentando assim o conforto e reduzindo o estresse na mão.

Como escolher raquete de tênis para adultos?

Os principais indicadores de uma raquete que você deve prestar atenção na hora de comprar são: o material de fabricação, o peso da raquete, o tamanho da cabeça, o equilíbrio, o tamanho do cabo, bem como a fórmula do fio.

Empresas que comprovaram sua qualidade em produtos de alta qualidade e uma ampla gama de modelos: Wilson, Head, Babolat, Pacific, Prince, Tecnifibre, Volkl, Dunlop, Yonex.

Portanto, você deve decidir com que propósito está comprando uma raquete? Obviamente, para jogar tênis, mas! … com que frequência você planeja jogar?

Se você joga uma vez por mês, e mesmo assim apenas no verão no quintal da casa, então pegue a raquete de alumínio mais simples.

Material de fabricação

As raquetes de madeira há muito tempo são uma coisa do passado, junto com suas contrapartes de aço e são apenas de interesse puramente colecionáveis.

Raquetes compostas de baixo custo

Portanto, elas contêm materiais não muito caros, na maioria das vezes misturados com alumínio. Grafite-alumínio ou grafite-fibra de vidro-alumínio, são escolhidas por amadores ou iniciantes.

●  durabilidade média

●  Reduz algumas vibrações com o impacto, mas mais do que o alumínio

●  não há força suficiente para bater e controlar a bola

Raquetes de composto sem alumínio

Elas geralmente são feitas de grafite, fibras de titânio, grafite de alto peso molecular, etc. Essas raquetes têm melhor controle de bola e amplo poder do que as opções anteriores.

Uma boa opção para jogar constantemente com amadores e juniores que estão em transição de raquetes infantis para adultos.

A última categoria de raquetes: modelos esportivos caros feitos de materiais de alta tecnologia.

Na produção desses modelos são utilizadas tecnologias sofisticadas e os mais modernos materiais: Grafeno; Tecnologia BLX (basalto) – Utiliza-se Wilson, Tecnologia GT (fibras de tungstênio) – Babolat.

Como escolher raquete de tênis? Escolhendo tal raquete você obtém o máximo retorno e prazer do jogo, elas são potentes, têm excelente controle de bola e são duráveis.

Peso da raquete

O peso de uma raquete moderna para adultos varia de 240 a 360 gramas.

Os homens escolhem raquetes com indicadores de 270 a 295. Mulheres: 240 – 275 gr. No entanto atletas e profissionais raramente usam raquetes mais leves do que 295 gramas.

De um modo geral, quanto maior o peso da raquete, mais forte é o golpe, mas quanto maiores devem ser as habilidades do jogador e mais difícil é acelerar a raquete ao bater.

Existe também um padrão com a maioria dos fabricantes de equipamentos de tênis: um aumento no peso da raquete leva a uma diminuição no tamanho da cabeça da raquete e uma mudança no equilíbrio em direção ao cabo.

E quanto ao tamanho da cabeça?

O tamanho da cabeça também é medido em duas unidades: polegada quadrada e centímetro quadrado.

Além da designação numérica, também existe um nome verbal para o tamanho da cabeça da raquete. Midsize (ou apenas mid) – raquetes de 580 sq cm a 630 sq cm, MidPlus (ou MP) – de 630 a 670 sq cm, OverSize (ou OS) – 670 – 740 sq. cm.

Por falar no tamanho da cabeça, é necessário introduzir esse conceito como “sweet spot”.

Esta é a área da superfície da corda onde a bola obtém mais força e controle quando atinge, aproximadamente no centro da superfície da corda.

Embora existam raquetes em que o “ponto” é deslocado alguns centímetros para baixo ou para cima.

Assim, ao aumentar o tamanho da cabeça da raquete, aumentamos esse mesmo “ponto de impacto”, fica mais fácil para nós acertarmos a bola, o que é adequado para iniciantes.

Mas também há uma desvantagem: a manobrabilidade da raquete é perdida, principalmente quando se joga na rede e o controle da bola cai, ou seja, ao controle.

Controle da bola

O controle da bola é muito importante para os profissionais, por isso escolhem uma raquete com o menor tamanho de cabeça que lhes seja conveniente.

No entanto menor que 645 cm2, a única exceção é Serena Williams, que tem jogado com uma raquete com cabeça de 670 cm.

O modelo de Roger Federer foi considerado o menor tamanho de cabeça em Tours, apenas 580 cm quadrados.

O padrão da corda é um número que indica o número de cordas principais e cruzadas na raquete.

O primeiro número é o principal, o segundo é o transversal. Existem 4-5 padrões pelos quais os fabricantes vêm instalando strings por muitos anos, aqui estão: 16-20, 16-18, 16-19, 18-20.

Desde 2014, por sugestão de Wilson, novas fórmulas surgiram: 16-15, 16-16, 18-16. Este padrão de corda é projetado para aumentar o giro da bola e adicionar força ao golpe.

Isso é alcançado devido a uma fórmula de string mais “aberta”, ou seja, a distância entre as cordas é maior, em comparação com as fórmulas “clássicas”, são mais móveis e elásticas.

Para entender o efeito das fórmulas de cordas no jogo, vamos pegar duas raquetes com padrões de cordas 16-19 e 18-20, enquanto todos os outros parâmetros das raquetes são os mesmos.

O primeiro, mais aberto, com células maiores, adicionam força e torção à sua raquete.

O segundo, que é mais apertado e mais duro, adicionará controle de bola e aumentará a durabilidade da corda.

Equilíbrio da raquete

O equilíbrio da raquete é o ponto de equilíbrio da raquete em relação ao seu centro.

Se você pegar uma raquete, remova os fios, meça o meio e coloque-o horizontalmente em algum objeto estreito: a ponta da mão, um lápis, etc., você notará que a raquete se inclina, dependendo do equilíbrio, seja para a cabeça ou para o cabo.

O equilíbrio pode ser expresso em várias unidades: centímetros, polegadas, pontos. Como você sabe: o comprimento de uma raquete padrão é 68,5 cm ou 27 polegadas, então o meio da raquete tem 34-34,5 cm ou 13,5 polegadas.

E se for indicado um número na raquete igual ao meio da raquete, ou seja, 34 cm, a raquete é dita “neutra”. Se o número for menor, diz que o equilíbrio é deslocado para a alça.

Essas raquetes têm mais controle de bola, capacidade de manobra e são preferidas por jogadores de tênis profissionais.

Mas é muito mais difícil acelerar essa raquete para acertar a bola, então você tem que fazer um swing completo e investir em cada rebatida.

Se a raquete tiver um equilíbrio de mais de 34 cm, diz-se que a raquete está equilibrada na cabeça.

Os golpes com tais raquetes são mais potentes, é mais fácil dispensá-los, mas a sensação da bola diminui, ou seja, ao controle. Essas raquetes são adequadas para iniciantes e amadores.

Frequentemente, letras entre parênteses são usadas para indicar equilíbrio. (HH) – equilíbrio para a cabeça, (HL) – equilíbrio para a alça.

Tamanho da caneta

O tamanho da caneta é o diâmetro, ele é medido em polegadas ou em unidades de 1 a 5.

Para selecionar o tamanho, você precisa pegar a raquete com a mão “tocadora”, direcionar o polegar ao longo da raquete, e o dedo indicador da outra mão deve se encaixar no espaço entre a palma e o resto dos dedos.

Mas o principal indicador, claro, é conforto e conveniência. Se você tiver dúvidas sobre como escolher um tamanho de alça de dois – escolha o menor, porque o tamanho pode ser facilmente aumentado em exatamente uma unidade enrolando o overgrip.

Se o cabo for muito grande para você, você não conseguirá segurá-lo com força e com golpes fortes a raquete irá cair e voar para fora. Por outro lado, se o cabo for pequeno, a raquete irá girar na palma da mão durante golpes descentrados.

Modelos esportivos de raquetes de cabeça têm um recurso – eles têm alças intercambiáveis, que são adquiridas separadamente. Para substituir a alça, entre em contato com nosso centro de serviço.

Comprimento da raquete

A maioria das raquetes para adultos tem um comprimento padrão de 27 polegadas ou 68,5 cm. Existem raquetes com comprimento aumentado, até 70 cm, isso é feito para aumentar a potência da raquete ao jogar pela linha de trás e ao sacar.

Mas, ao mesmo tempo, são ligeiramente inferiores às raquetes padrão em manobrabilidade quando jogam na rede. Elas podem reduzir a velocidade (prejudicando quem tem swing longo) e prejudicar o controle.

Na verdade, é até habitual que a mesma raquete seja lançada em tamanhos diferentes, o que auxilia o tenista na hora de comprar.

Para concluir…

Mesmo no meio profissional há atletas que jogam com maiores de 27 polegadas, sobretudo na modalidade feminina.

As raquetes de tênis variam de muitas formas, de modo que escolher a ideal requer um pouco de atenção. Você deve levar em consideração as suas próprias características fisiológicas, seu estilo de jogo e como se sente melhor.

Alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração no momento da compra. Como visto ao longo do texto, variáveis como o material, o tamanho, o peso e o comprimento são importantes.

O ideal é sempre observar todas essas características tendo em mente as suas particularidades, nível e gostos, como já falei.

Lembre-se de que não é porque a raquete é utilizada por um atleta profissional em particular que significa que necessariamente é a melhor para você.

Teste como se sente bem, saiba identificar seu estilo de jogo e o quanto pode investir na raquete. Com base nisso, siga as orientações desta publicação e escolha a ideal para melhorar o conforto e a performance do seu jogo!

Elas podem reduzir a velocidade (prejudicando quem tem swing longo) e prejudicar o controle.

Na verdade, é até habitual que a mesma raquete seja lançada em tamanhos diferentes, o que auxilia o tenista na hora de comprar. Mesmo no meio profissional há atletas que jogam com maiores de 27 polegadas, sobretudo na modalidade feminina.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também – Como Escolher a melhor raquete de tênis definitivamente – Melhore o seu Desempenho nas […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x