Início Melhore seu jogo Prevenção de Lesões Como prevenir as bolhas nas mãos e nos pés jogando tênis?

Como prevenir as bolhas nas mãos e nos pés jogando tênis?

121
0

Prevenir as bolhas nas mãos e nos pés é um dos principais cuidados que os tenistas devem ter durante os jogos. Essas pequenas lesões na pele podem fazer com que o desempenho seja diminuído, impossibilitando o jogador de realizar golpes precisos e matadores. 

Mas será que é possível prevenir o aparecimento das bolhas? Quais ações preventivas devem ser tomadas para que elas não se tornem um problema na vida do tenista? Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre esse problema, além de aprender práticas que evitam o surgimento. 

O que são bolhas? 

O primeiro passo para entender como prevenir as bolhas nos pés e nas mãos que podem se formar durante as partidas de tênis é compreendendo o que de fato elas são.

A bolha pode ser entendida como uma lesão que apresenta um conteúdo líquido em sua parte interior, separando a camada mais superficial da pele (epiderme) da segunda camada (derme).

Existem algumas variações de bolhas, sendo que algumas podem conter sangue e outras apresentar secreção e pus. As suas características dependerão do tipo da lesão e também da região afetada. 

No caso dos jogadores de tênis, os pés e as mãos são as partes mais afetadas do corpo, pois são membros que são muito utilizados durante os jogos. Desse modo, os jogadores precisam estar atentos aos primeiros sinais de formação, além de aderirem a boas práticas que ajudam também na prevenção.

Como as bolhas se formam? 

Geralmente, os tenistas acabam não percebendo os primeiros sinais de formação das bolhas dos pés e das mãos. É muito comum que o primeiro sintoma seja uma vermelhidão na região em que ela vai surgir. Também é possível que o local fique mais quente, dando indícios de que algo não está certo. 

A formação acontece devido à fricção de contato. Nos pés, é comum que esse contato inadequado aconteça devido ao uso de tênis inadequados para o jogo, pois os impactos podem ser grandes e é preciso que o pé esteja protegido para suportar esse contato um pouco mais agressivo. 

Nas mãos, o problema está na superfície de contato da raquete e também em como o jogador segura o equipamento esportivo. A umidade também pode ser um vilão nesse momento, podendo até causar o que os médicos chamam de “disidrose”.

É conhecida como uma doença da pele que causa o aparecimento de bolhas na palma da mão e também nas laterais dos dedos das pontas dos pés. Por mais que não exista uma causa exata, a umidade excessiva da pele pode fazer com que elas surjam e tudo isso, aliado a fricção causada durante as partidas, pode impulsionar ainda mais o agravamento do problema. 

Como prevenir o aparecimento de bolhas nos pés e nas mãos?

the man is holding a tennis racket
Homem foto criado por gpointstudio – br.freepik.com

 

Como cada região do corpo é utilizada de uma forma diferente durante os jogos, é preciso conhecer algumas dicas e procedimentos que podem ser feitos para prevenir as bolhas nos pés. 

 

Dicas para prevenir as bolhas nos pés

 

valentin balan k0aVMMZwqtU unsplash
Photo by Valentin Balan on Unsplash
  1. Evite o uso de calçados velhos e que não apresentem boa estabilidade e resistência;
  2. Escolha meias mais grossas e que tenham uma boa troca de calor com o ambiente, evitando que o pé fique úmido. Além disso, é preciso que elas sejam próprias para suportar o atrito;
  3. Busque tênis que são confortáveis e que apresentem um alto padrão de qualidade, testados e fabricados por empresas de confiança;
  4. Alguns jogadores profissionais testam os modelos de tênis durante os treinos antes de utilizá-los nas partidas profissionais. Essa dica pode ser útil para que o pé possa se acostumar com o calçado, evitando bolhas;
  5. Por fim, tenha a preocupação em pisar corretamente durante o jogo, pois além de evitar as bolhas, também pode fazer com que não ocorra lesões;
  6. Trocar o overgrip com frequência, pois o desgaste causado pelo uso pode fazer com que a sua aderência seja perdida, estimulando a formação de bolhas nas mãos.

Dicas para prevenir as bolhas nas mãos

oliver sjostrom sZKLku0YnFM unsplash
Photo by Oliver Sjöström on Unsplash
  1. Controle a força ao segurar a raquete de tênis, porque ao pegá-la com muita força, é comum que o suor aumente, fazendo com que os golpes sejam executados de forma incorreta o que faz com que as bolhas surjam;
  2. Verifique o tamanho  e espessura do cabo da raquete e veja se ele é adequado para as suas características físicas. Um cabo muito fino, por exemplo, para um jogador com mãos grandes, pode fazer com que a raquete gire durante os golpes, aumentando as chances de ocorrer pequenas lesões e bolhas.
  3. Durante o jogo, é recomendado que você tenha uma toalha para secar as mãos para evitar a umidade. Alguns jogadores, como o Rafael Nadal, utiliza fitas de proteção que ajudam bastante;
  4. Hoje em dia, já é possível encontrar alguns produtos que reduzem a umidade. Eles são vendidos em formatos de gel e ajudam bastante o tenista;
  5. Fique atento aos sinais do corpo, então ao sentir alguma região da mão mais quente, pare e se for necessário coloque um curativo;

Como visto, os equipamentos e acessórios devem ser adequados para o nível e também características físicas do jogador. Assim, é importante encontrar a raquete de tênis ideal e sempre contar com acessórios que auxiliam no conforto do tenista, como é o caso das munhequeiras

O que o jogador pode fazer caso as bolhas apareçam?

diana polekhina SwWjCbIIoFE unsplash
Photo by Diana Polekhina on Unsplash

A primeira ação é verificar se elas realmente estão incomodando o tenista durante os jogos. Mas é preciso ficar atento e protegê-las para que a situação não piore e o jogador não consiga finalizar a partida. 

Manter os cuidados com a pele também é importante para diminuir a dor e também para evitar que as bolhas infeccionem. Desse modo, alguns especialistas recomendam o uso de hidratantes e também, em alguns casos, a aplicação de compressas frias. Também é preciso evitar que o atrito na região continue ou que a bolha tenha contato com substâncias que possam piorar ainda mais a situação.

O ideal, é claro, é que todos esses cuidados sejam feitos com um apoio médico para que ele possa acompanhar e receitar os remédios adequados para cada esportista. Dessa forma, as bolhas serão bem tratadas e o tenista não terá que interromper as partidas. 

Onde comprar 

A Loja Bola de Tênis Delivery apresenta os melhores equipamentos e produtos esportivos das melhores marcas do mercado. Isso faz com que o jogador tenha total segurança durante as partidas, evitando que lesões e até bolhas apareçam, mantendo o seu bom desempenho.

Veja a linha completa de produtos disponíveis e faça a escolha de acordo com o seu estilo e perfil de jogador. Clique aqui.

- Um oferecimento -
Loja Virtual Bola de Tênis Delivery
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x