A raquete de tênis pode ser vista como a extensão do jogador, pois é por meio dela que ele consegue realizar golpes precisos e que farão com que a partida seja vencida. Desse modo, a conservação é fundamental para que a raquete continue exercendo as suas funções, proporcionando boas jogadas.
Existem muitas boas práticas que podem ser utilizadas para manter o equipamento em bom estado. Porém, muitos jogadores desconhecem e acabam diminuindo a vida útil da sua raquete.

Por isso, este artigo irá tratar sobre as ações que podem ser tomadas para que tanto a raquete de beach tennis quanto a de tênis se mantenham intactas por mais tempo.
Continue a leitura e comece hoje mesmo a cuidar melhor dos seus equipamentos.

 

Raquete de Beach Tennis x Raquete de Tênis, quais as diferenças?

Raquete de Tênis de Quadra
Photo by Nathanaël Desmeules on Unsplash

Quem pratica o esporte por muito tempo já deve entender que as duas modalidades apresentam características diferentes, incluindo diferenças entre os equipamentos utilizados.

Saber essa informação é muito importante para que você possa nortear as ações que ajudarão na conservação dos equipamentos. O jogador entenderá um pouco mais sobre o produto utilizado e então começará a identificar formas para que a sua vida útil aumente.

 

Raquetes de Beach Tennis
Imagens de beach tennis: shutterstock.com

De um modo geral, a raquete de beach tennis apresenta uma textura mais almofadada, com alguns furos. Além disso, o seu formato e tamanho também são pontos que diferem das raquetes de tênis de quadra, que são formadas por redes trançadas de cordas especiais que servem como suporte para a realização dos golpes.
Pode parecer que essas informações sejam óbvias, mas saiba que elas serão fundamentais para entender melhor sobre as técnicas de conservação desses dois modelos de equipamentos.

Conheça dicas indispensáveis para cuidar da raquete

Os cuidados com a raquete de tênis, como falado, podem ter algumas mudanças que variam de acordo com o tipo de equipamento. Entretanto, ainda é possível listar algumas dicas que podem ser utilizadas de um modo geral. O ideal é que o jogador junte as informações a seguir com as especificações técnicas do modelo e da marca da raquete escolhida. Assim, será possível intensificar ainda mais a conservação do produto.
Vamos então conhecer algumas dicas para preservar o seu equipamento de jogo? Confira:

Estabeleça critérios de armazenamento para a sua raquete de tênis ou beach tennis

Um ponto muito importante sobre a conservação das raquetes de beach tennis e também do tênis de quadra é o armazenamento. É preciso escolher o local adequado para que os equipamentos não sofram com os agentes naturais, como o sol e a chuva.

Saiba que a variação térmica pode fazer com que a raquete quebre, além de deixar as cordas mais frágeis. Porém, se utilizar as thermosbags (raqueteiras térmicas), ou raqueteiras que isolam a temperatura de fora, a variação de temperatura não será um problema.

Elas são dotadas de tecnologias que trabalham como estabilizadoras de temperatura, reduzindo a degradação do equipamento e preservando as suas funcionalidades.
De um modo geral, busque colocá-las, após o treino, em locais que estejam protegidos contra o sol e a chuva.

 

Mantenha uma rotina de limpeza

Após o término de cada jogo, é indicado que o jogador limpe a sua raquete para eliminar todas as impurezas que podem, no futuro, danificar a raquete. Não é recomendado o uso de álcool, pois ele pode corroer a estrutura do equipamento, então, um detergente neutro pode ser uma boa opção.

 

Mas quais são os passos básicos para realizar a limpeza das raquetes?

  1. O primeiro passo será escolher os produtos adequados para a limpeza. O ideal é que seja evitado produtos abrasivos;
  2. Escolha um pano que não solte fiapos;
  3. Agora, com o pano umedecido com água e um pouco de detergente, a limpeza pode ser iniciada;
    Para limpar o cabo da raquete, recomenda-se o uso de detergente neutro. Então, com uma esponja umedecida comece a limpar o cabo;
  4. Por fim, seque bem a raquete e não a guarde se estiver úmida ou molhada.

EXTRA: Vale lembrar também que as raquetes de beach tennis podem acumular areia, então a limpeza deve ser ainda mais cuidadosa. Além disso, é preciso ter cuidado com o grip, pois alguns produtos podem danificar a estrutura da raquete.

 

Verifique constantemente as cordas da raquete de tênis

Todo jogador sabe que com o passar do tempo as cordas vão perdendo a estabilidade, atrapalhando o desempenho em quadra. O indicado é que ela seja trocada a cada 30 horas de jogo ou a cada 2 meses, caso o jogador mantenha uma média de três partidas por semana.
Este cuidado básico fará com que a raquete mantenha a sua eficiência, fazendo também com que o jogador ainda não tenha problemas durante os jogos.

Utilize acessórios de proteção

Existem alguns acessórios que ajudam bastante na proteção, como é o caso da fita protetora para raquete. Elas são colocadas na “cabeça” da raquete e a protegem do contato direto com o solo, evitando assim os arranhões.
Essas fitas são ótimas para aumentar a vida útil e também para manter a estética da raquete impecável. Mas é preciso ficar atento, pois a troca das fitas deve ocorrer a cada quatro meses para que elas continuem protegendo a raquete.

Atenção ao Grip, Cushion Grip e Grommets

Por fim, é importante ter atenção a mais alguns itens que compõem as raquetes. O grip, por exemplo, é um elemento que também precisa ser trocado conforme o tempo passa. Caso o jogador continue jogando com o cabo da raquete que não esteja em perfeito estado, é possível que ele acabe tendo problemas que vão desde dificuldades em realizar alguns golpes até calos e bolhas nas mãos.

Desse modo, não se deve esquecer também de, pelo menos uma vez ao ano, realizar a troca do Cushion Grip. Além disso, os grommets também devem entrar na lista de prioridades quando o assunto é conservação da raquete.

O jogador pode utilizar as fitas para aumentar a vida útil do grommet. Porém, não se deve descartar a troca quando identificar a necessidade. O ideal é ficar atento a todos os detalhes da raquete para trabalhar na prevenção.

Onde encontrar os acessórios de proteção da raquete?

Na loja da Bola de Tênis Delivery apresenta os melhores equipamentos e acessórios esportivos do mercado, incluindo produtos que ajudam a proteger as raquetes de tênis.
Dentro da nossa lista de produtos, temos as raqueteiras térmicas, que fazem a perfeita proteção das raquetes. São diversos modelos e marcas, atendendo a todos os tipos e níveis de jogadores.

Aproveite também para conhecer um pouco mais sobre os demais produtos da loja e escolha aqueles que farão com que o seu desempenho em quadra seja otimizado, mantendo sempre os seus equipamentos esportivos protegidos.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments