Tudo sobre cordas para raquetes de tênis da marca Wilson

0
3610
cordas-da-marca-Wilson

Você sabia que as cordas que são usadas nas raquetes de tênis têm diferentes composições? E você sabia que dependendo do material da corda ela impacta em como a bola é rebatida pela raquete? Provavelmente se você acompanha o esporte tênis seja jogando, ou seja, estudando e acompanhando o esporte, você já saiba da diferença de características entre os diferentes tipos de cordas. 

No entanto, neste texto, nós da Bola de Tênis Delivery, vamos trazer tudo sobre esse assunto para que você possa escolher o tipo de corda que mais lhe agrada, mesmo que esteja iniciando no esporte. Todas as cordas abordadas neste texto serão avaliadas a partir das características da marca Wilson, então você pode analisar se os modelos dessa marca lhe agradam.

Veja também – Raquete de Tênis Wilson – Escolhendo a Raquete Ideal para você

Um pouco da história das raquetes e encordoamentos

O jogo de tênis tem suas primeiras aparições no século 14 como “jogo da mão”, mas é apenas em 1555 que temos o primeiro registro do surgimento das raquetes que continuam sendo usadas hoje nesse esporte.

Nessa época, as raquetes tinham sua estrutura composta de madeira compensada com encordoamento no padrão diagonal. As cordas eram feitas muitas das vezes de tripas de ovelhas.

A evolução das raquetes foi se estendendo com o passar dos anos, mas foi somente em 1860 que tivemos outra grande mudança significativa nesse equipamento. Nesse ano apareceu pela primeira vez o padrão de encordoamento e cruzamento das cordas para raquete de tênis. 

Antes feitas no padrão diagonal, agora eram feitas se cruzando cordas verticais e horizontais com espaçamento igual entre elas. Isso ocorreu porque foi descoberto que esse padrão consegue dar mais força às jogadas.

No século 20, com o avanço da tecnologia nas mais diversas áreas, os esportes também passaram a receber investimento científico visto que eram utilizados como forma de demonstrar o poder e sucesso de uma nação. Por isso os avanços na produção de materiais sintéticos para encordoamentos de raquete também fizeram sucesso no mundo do tênis nessa época. Mesmo as cordas de tripas naturais sendo as mais usadas ainda na época, temos um crescente interesse pelo material sintético devido a sua durabilidade.

cordas-da-marca-Wilson

Tipos de cordas da marca Wilson para raquetes de tênis 

A escolha do tipo de corda para a raquete que você vai usar para jogar tênis é muito importante para o desenvolvimento e evolução do seu jogo, isso se deve, pois, cada tipo de corda resultará em diversos aspectos de seu jogo como absorção de impacto da bola, durabilidade, tensionamento das cordas e variação com a temperatura.

Cordas de multifilamento

Dentro dessa categoria de cordas, pode-se encontrar os seguintes tipos de cordas da marca Wilson

  •  Cordas de Nylon

Esse tipo de corda é o mais encontrado nas raquetes básicas usadas por jogadores iniciais. Geralmente ela tem grande espessura, o que ajuda na durabilidade. Esse multifilamento perde seu tensionamento facilmente, o que afeta diretamente na absorção de impacto da bola. 

Com a perda de tensão das cordas, o impacto na bola acaba sendo sempre muito forte, o que dificulta o controle da batida com diferentes forças. Por esse motivo, esse tipo de corda é mais utilizado por iniciantes.

  • Corda Wilson Sensation Plus 17L 1.28mm

Corda possui centenas de filamentos flexíveis que porporcionam ótima sensação de conforto ao impacto. É  ideal para aqueles jogadores que além do conforto procuram controle e durabilidade.

Sua irmão Wilson Sensation (sem o Plus) tem característica parecida, porém um pouco menos controle e precisão. Ambas cordas com excelente custo benefício.

  • Corda Wilson Sensation Plus 16L 1.34mm

Corda com características semelhantes à corda anterior, o que muda é seu calibre, que é mais grosso que por via de regra proporciona melhor controle com velocidade, porém com menor spin.

Tripa sintética

Essa corda já tem o custo um pouco mais elevado que a corda de nylon pois sua composição é feita de mais microfilamentos que a anterior. Por esse motivo a absorção de impacto desse material é superior, o que acaba por gerar mais conforto ao atleta. 

Ela possui uma resistência um pouco menor devido a menor espessura também. Um ponto positivo é que a perda de tensão dessa corda é menor que a de nylon, o que ajuda na durabilidade da qualidade de suas jogadas. Seu custo acaba por ser um pouco mais elevado que a corda anterior. 

Na Bola de Tênis Delivery é possível encontrar, de acordo com essas características, no seguinte modelo: 

  • Corda Wilson Synthetic Gut Power 17L 1.25mm

Essa corda possui núcleo de nylon e é revestida com tripa sintética que ajuda na absorção de impacto, dando mais controle e conforto. Indicada para todos os níveis de tenistas.

Multifilamentos sintético (Poliuretano e Poliamida)

Essa composição sintética para cordas de raquetes são as mais próximas que existem ao encordoamento de tripa natural. A durabilidade desse estilo de corda não é tão boa quanto as outras, mas o conforto gerado pela construção dela é muito alto. 

A composição em dupla camada de materiais diferentes ajudam na manutenção da tensão e qualidade de batida. Ela geralmente acaba sendo uma boa opção para fazer um encordoamento híbrido com outra corda só que de monofilamento como as de copolímero ou poliéster. O custo dela acaba ficando entre as de tripa sintética e natural.

  • Corda Wilson Sensation Control 16l 1.30mm

Essa corda possui núcleo de nylon e revestido com polímero cristalino líquido de alta tecnologia, o que acaba por oferecer um maior controle e potência na hora da batida. Talvez jogadores iniciantes sintam mais impacto com essa corda.

  • Corda Wilson NXT Control – 16G

Essa corda possui núcleo interno com fibras de poliéster e filamentos de nylon. O revestimento é de poliuretano, que traz características híbridas para o encordoamento. Com isso, você terá uma sensação de controle e potência, mas sem perder o conforto das batidas.

Cordas de monofilamentos

Na categoria de cordas de monofilamentos, pode-se encontrar o seguinte tipo de corda da marca Wilson no site da Bola de Tênis Delivery: 

– Copolímero

Esse material sintético para cordas de raquetes é reconhecido como uma das mais tecnológicas e com melhor performance no cenário atual do tênis, então é usado por muitos jogadores profissionais. Ela é muito usada para composição híbrida com outros tipos de corda, o que faz ela ser bem flexível para os mais variados estilos de jogo e batidas.

  • Corda Wilson Poly Pro 17L 1.25mm

Encordoamento fabricado com copolímero e que tem foco em garantir uma maior durabilidade e controle sobre as batidas. É indicada para todos os níveis de tenistas, porém não tem tanto conforto quanto outros materiais, o que pode afastar jogadores iniciantes.

Onde encontrar cordas Wilson para raquetes?

Você pode encontrar as cordas Wilson no site Bola de Tênis Delivery com os melhores preços, entrega rápida e atendimento ao cliente de qualidade. No site você também encontrará cordas de outras marcas com os mais diferentes materiais em suas constituições. Por isso, navegue pelo site e encontre os equipamentos de tênis ideais para você e seu bolso.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments