Home Equipamentos Acessórios Cushion Grips: O que você precisa saber

Cushion Grips: O que você precisa saber

0
2362
cushion_grips

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Quando você compra uma raquete de tênis, ela vem com uma alça padrão, que é presa à alça para proteger sua mão e proporcionar conforto. Com o tempo, essas alças se desgastam, perdem sua almofada e exigem que os jogadores os troquem por uma nova. É aí que entram as garras de substituição. 

Além do desgaste, é comum para os jogadores que reconhecem que sua pegada tem um impacto na sensação da raquete, substituam a original por uma das muitas opções disponíveis de sua preferência.

Vamos apresentar os diferentes tipos de cushion grips disponíveis e alertaremos qual é o momento certo de realizar a troca. Um cushion grip é uma cobertura espessa e durável aplicada à superfície dura do cabo da raquete que forma a base para o conforto e a proteção de sua mão enquanto joga tênis.

Os materiais sintéticos dominam o mercado quando se trata de alças de cushion grips, mas o couro é outra opção popular.

Confira também: Como escolher Tênis para jogar Tênis – Pratique o esporte com segurança e melhore o seu rendimento.

cushion_grips


Por que as cushion grips são importantes?

Embora a maioria dos jogadores não considere seu cushion grip uma peça tão essencial de equipamento, é um componente crítico para o desempenho porque garante que você possa segurar e manter o controle de sua raquete de maneira adequada.

A maioria das raquetes de tênis premium vem com um cushion grip sintética suficiente, então é compreensível por que as pessoas as consideram as mais vantajosas. No entanto, é benéfico para os jogadores saberem que eles não estão limitados ao seu controle de estoque e como podem se beneficiar da personalização.

Cushion grips vs. Overgrips

Um cushion grip é uma capa mais espessa, macia e duradoura que é aplicada diretamente no cabo da raquete.

Esses objetos mais caros tendem a apresentar uma camada superior para tração, espuma ou gel de camada intermediária para maior conforto e o adesivo para garantir que fiquem fixos ao cabo. Além disso, os cushion grips tendem a levar mais tempo e esforço para instalar corretamente, embora não seja um desafio colocá-los.

Apesar de semelhante em função, um overgrip é uma capa mais fina, mais barata, que é frequentemente enrolada em cima do cushiongrip e frequentemente substituído para ajudar os jogadores a maximizar a tração e absorção de suor.

Overgrips sem sobressalentes

Muitos jogadores estão curiosos para saber se podem ou não usar um overgrip sem um grip substituto. A resposta curta é sim. No entanto, não o recomendamos por alguns motivos diferentes. Em primeiro lugar, quando você comprou sua raquete, provavelmente fez o possível para garantir que tivesse uma empunhadura do tamanho adequado. Se você remover seu grip de base mais espessa e usar apenas o grip extra, o cabo da raquete ficará menor, o que pode dificultar o controle dela.

Além disso, você provavelmente descobrirá que usar um overgrip sozinho não terá conforto assim, porque um overgrip será cerca de três a quatro vezes mais fino do que muitos punhos de reposição que vêm com sua raquete.

Por último, mas não menos importante, os cushion grips pesam mais do que os overgrips, então você vai mudar o equilíbrio de sua raquete, o que provavelmente é um efeito colateral indesejado a se ter em mente.

Tipos de alças de reposição

Há uma variedade de cushion grips disponíveis de uma série de marcas diferentes, mas os dois tipos principais são o sintético e de couro. Vamos dar uma olhada em porque você pode querer usar um em vez do outro.

Sintético

A grande maioria dos cushion grips disponíveis são sintéticos. Dentro desta categoria, você normalmente descobrirá que eles são mais baratos e oferecem uma gama mais ampla de opções. De espessuras variadas, textura e pegajosidade até versões com nervuras e com mais controle.

Outro benefício dos cushion grips sintéticos é que eles funcionam bem sem um overgrip enrolado na parte superior. Se você não é fã de ajustar sua raquete regularmente, então esta é uma ótima opção.

Por último, mas não menos importante, você descobrirá que os cushion grips sintéticos absorvem mais vibração, oferecendo mais conforto. Dependendo do tipo de raquete ou cordas que você usa, isso pode ser um benefício bem-vindo. Eles também são ótimos para jogadores que sofrem de lesões no braço.

Couro

Os jogadores que procuram total controle e firmeza sobre a raquete irão apreciar as características esperadas para a resposta de um cushion grip de couro de qualidade que, por ser confeccionado em material mais duro e menos amortecedor que os cushion grips sintéticos, gera muito mais sensibilidade e firmeza durante a partida

Por anos, os cushion grips de couro foram o padrão para os profissionais. No entanto, conforme a tecnologia de jogos e raquetes evoluiu, as marcas de produtos para jogar tênis introduziram materiais sintéticos para ajudar a aumentar a tração, o conforto, a absorção de suor e a reduzir custos.

Hoje em dia, os jogadores que usam um cushion grip de couro instalam-no como a base de seu cabo e, em seguida, envolvem uma fita extra por cima (o overgrip) porque o couro pode rapidamente se tornar escorregadio.

Quando trocar?

Conforme você joga tênis, sua base de aderência se desgasta e se torna menos eficaz, o que significa que você precisará substituí-la. A frequência com que você joga e sua preferência em manter a eficácia do cushion grip ditarão a frequência com que sua base deve ser substituída. Para ajudar a determinar quando é hora de renovar sua pegada, aqui estão alguns fatores a serem considerados:

  • Conforto

Conforme você joga tênis, sua base de aderência perderá a almofada devido à compressão repetida. Se você está percebendo que o cabo da raquete está ficando firme, pode ser hora de substituí-la.

  • Tração

Se você perceber que sua pegada está ficando escorregadia ou difícil de controlar devido ao suor, convém substituí-la por uma nova.

  • Rasgos 

Se você esperar o suficiente, sua pegada começará a se desfazer com rasgos devido ao atrito. Se chegar a este ponto, então você esperou muito e é hora de substituí-lo.

Outro fator que pode melhorar drasticamente a vida útil de uma garra substituta é usar ou não overgrips, que envolvem a parte superior do cabo.

Eventualmente, você ainda pode precisar substituir sua empunhadura de base sintética porque ela perde sua almofada. No entanto, ao usar overgrips, muitos jogadores substituirão sua raquete antes de recolocar sua empunhadura de base – especialmente se estiverem usando um cushion grip de couro como base.

Como escolher um cushion grip ideal?

Ao avaliar ou comprar um cushion grip, os jogadores devem considerar o material da empunhadura, peso, comprimento, espessura e aderência.

Escolher uma empunhadura substituta é uma experiência personalizada, e não há respostas certas ou erradas para qual você deve usar. No entanto, ao compreender os fatores comuns que diferenciam as alças, você estará mais bem equipado para tomar uma decisão.

Uma das maneiras mais rápidas de restringir suas opções é decidir se deseja usar um cushion grip sintético ou de couro.

Se você está procurando o máximo de conforto, quer gastar o mínimo de dinheiro ou não está interessado em ajeitar sua raquete regularmente, o sintético será sua melhor aposta.

No entanto, se você está procurando a sensação máxima de conforto e não se importa em trocar regularmente por um novo, então o couro é uma ótima opção. E aí, qual será sua escolha?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x