Photo by Julian Schiemann on Unsplash

Grande parte dos esportes que apresentam a possibilidade de jogos em duplas têm algumas particularidades, incluindo novas regras e também a necessidade de desenvolver algumas habilidades. No tênis em dupla não é diferente e existem algumas diferenças, como o tamanho da quadra, por exemplo.

Photo by Julian Schiemann on Unsplash

Mas além dessas pequenas diferenças citadas, ainda é preciso que o jogador fique atento à estratégia utilizada, pois agora o jogo será realizado a partir de ações coletivas. 

Será que existem dicas que podem ajudar as duplas na hora do jogo? A resposta é sim e o Bola de Tênis Delivery separou algumas para que você e seu parceiro ou parceira consigam ter um bom desempenho em quadra. 

Um breve resumo sobre as regras e características do tênis em dupla

Antes de apresentar as estratégias básicas para jogar tênis em dupla, é importante conhecer um pouco mais sobre as mudanças que esta modalidade apresenta. 

Por mais que muito do que será apresentado seja uma obviedade, é importante frisar esses detalhes para que as estratégias possam ser explicadas também com base nessa diversidade existente entre o jogo solo e em dupla. 

Vamos conhecer um pouco mais sobre as diferenças existentes no tênis de dupla:

  • A quadra passa a ser maior, pois a linha externa não utilizada nos jogos simples passa a valer nos jogos de dupla;
  • O saque, apesar de seguir as regras dos jogos simples, agora é dividido pelas duplas, ou seja, a cada game um jogador realizará o saque;
  • A cada ponto, troca o jogador que receberá o saque, sendo que essa ordem só poderá ser modificada no início do set;

Basicamente, o restante das regras são as mesmas, ressaltando um ponto básico: a bola só poderá tocar na raquete de um jogador da dupla a cada jogada. 

Conheça agora as 8 estratégias básicas para jogar tênis em dupla

Por mais que a habilidade seja muito importante durante os jogos, conhecer e estabelecer algumas estratégias também são fundamentais para vencer os adversários.

De um modo geral, elas são criadas a partir de técnicas e também de testes realizados por outros jogadores, ou seja, são dicas que realmente apresentam grandes chances de elevar o nível da partida e fazer com que a dupla seja a vencedora.

Veja abaixo a lista completa de oito estratégias básicas que é indicado para quem vai jogar tênis em dupla:

  • Fique de olho nas posições quando o parceiro(a) for realizar o saque

Photo by Braden Egli on Unsplash

Quem já pratica o tênis em dupla sabe que o indicado é que a posição do parceiro que não estiver sacando seja próxima da rede, pois desse modo é possível realizar o ponto por meio de um voleio.

Desse modo, o recomendado é que se fique na parte central do quadrado da quadra simples, porém com as seguintes variações: quando o saque for mais forte, geralmente o primeiro, recomenda-se ficar mais próximo da rede. Agora, no segundo saque, o jogador pode se afastar um pouco mais, sem ficar muito longe do centro da quadra simples.

  • Ataque no meio da quadra

Talvez essa seja a estratégia mais disseminada dentro do esporte, principalmente, em jogos de dupla. O motivo dela ser uma tática que apresenta bons resultados, é o fato de que esse tipo de ataque pode causar uma certa confusão nos adversários, principalmente, se entre os oponentes tiver um jogador destro e um canhoto.

Além disso, quando o ataque acontece no meio da quadra, a dupla que irá receber a bola tem ângulos menores para serem usados nas rebatidas. Assim, é evidente que assumir o ataque central é uma ótima alternativa para fazer pontos. 

  • Busque o domínio da rede

Photo by Tim Chow on Unsplash

Os melhores ângulos são obtidos quando o jogador está próximo da rede e isso intensifica quando a dupla consegue ter um controle maior sobre este tipo de jogada. 

A ideia é que a dupla vá se aproximando da rede aos poucos, durante a jogada, até que fique a poucos metros dela. Essa estratégia é uma forma de pressionar a dupla adversária, forçando-os a realizarem golpes mais difíceis de serem executados e com grandes chances de erro. 

Outro ponto positivo dessa estratégia de domínio da rede é a facilidade de voleios com uma alta margem de precisão, que são mais fáceis de acontecer quando os tenistas estiverem próximos da rede.

  • Foque sua atenção nos movimentos do adversário após o saque

Photo by flou gaupr on Unsplash

Um ponto válido tanto para jogos individuais quanto para aqueles em dupla é sempre manter a atenção na movimentação do adversário, principalmente após o saque.

Vamos supor que a outra dupla tenha realizado o saque e você perceba que o sacador começa a se aproximar da rede. O indicado, nesses casos, é que o retorno da bola seja direcionado para os pés do jogador adversário. Isso fará com que ele não consiga executar um voleio completo, pois as chances de ele atacar diminuem devido à direção da bolinha. 

Também é possível fazer o retorno do saque usando um Lob, porque esse golpe mais alto encobre o oponente do lado oposto, quando bem executado. Ele terá que se deslocar toda a quadra para que a bola seja alcançada, aumentando as chances de ponto. 

  • Mantenha sempre uma boa comunicação com a parceira (o)

Pessoas foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Para que todas as estratégias e dicas anteriores funcionem é preciso que a dupla tenha uma boa comunicação. É muito comum que alguns jogadores tenham seus parceiros e parceiras fixas para os jogos, o que ajuda ainda mais na troca de informação antes e durante a partida. 

O recomendado é que a dupla tenha uma pequena reunião antes do jogo para que algumas ações sejam combinadas, como os posicionamentos e também alguns sinais que podem ser usados durante o jogo. 

  • Aproveite as vantagens de utilizar o Lob

Photo by Prashant Gurung on Unsplash

O Lob acontece quando o tenista consegue dar um golpe alto para encobrir o tenista do lado oposto. Em dupla, ele precisa ser realizado no momento certo, pois como existem duas pessoas para receber a bolinha, o jogador precisa ficar atento ao momento em que os dois adversários estiverem em posições parecidas e próximas à rede. 

Por isso, é sempre importante manter a atenção na movimentação dos adversários e então encontrar a ocasião certa para realizar o golpe.

  • Monte uma estratégia de divisão de quadra

Photo by Guzmán Barquín on Unsplash

Quando se joga tênis em dupla, é necessário que as divisões da quadra entre os dois jogadores aconteçam. O indicado é que cada tenista assuma o controle de metade da quadra, pois assim diminuem as chances dos adversários mandarem a bolinha em espaços vazios e de difícil alcance. 

Durante o jogo, é comum que os jogadores tenham movimentações de acordo com os acontecimentos da partida. Porém, é preciso manter o foco no posicionamento para que ambos estejam em locais que facilitem a rebatida. 

  • Treine com seu parceiro (a)

Pessoas foto criado por senivpetro – br.freepik.com

Por fim, é sempre bom que a dupla treine junto para que se possa criar estratégias e adquirir familiaridade com as habilidades de cada um. 

Um bom cenário é quando a dupla consegue encontrar outra para realizar os treinos, daí muitas jogadas podem ser testadas, além dos dois tenistas terem a oportunidade de perceber os pontos positivos e negativos. 

É sempre bom lembrar que por mais que tenham estratégias e algumas técnicas que podem ajudar no desempenho, existe um fator que será um divisor de águas entre a dupla vencedora e a perdedora: os equipamentos esportivos escolhidos.

Para que o tenista não tenha esse problema, a loja da Bola de Tênis Delivery apresenta os melhores produtos do mercado. Aproveite então para conferir todos os itens disponíveis e tenha a certeza de começar a próxima partida com vantagem em relação aos adversários.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments