Conheça sobre as evoluções da tecnologia no Tênis: das quadras aos produtos e equipamentos

0
1771

É fato que, com o passar do tempo, muitas descobertas são feitas e elas fazem com que algumas transformações aconteçam. No tênis de quadra o processo é o mesmo, os produtos sofrem atualizações e cada vez mais os jogadores podem usufruir das evoluções tecnológicas dos equipamentos que chegam ao mercado. 

Entender este processo é muito importante para compreender também a importância dos bons equipamentos e como as transformações tecnológicas que envolvem a fabricação podem melhorar bastante o desempenho do jogador.

Por isso, vamos aprofundar um pouco mais sobre o processo evolutivo dos principais produtos utilizados no tênis: raquete, bolinhas e calçados

Continue a leitura para saber mais detalhes. 

Como a tecnologia no tênis de quadra melhoraram os equipamentos

Por mais que todos os esportes tenham tido mudanças devido à utilização de novas tecnologias, o tênis é um dos que mais foi impactado positivamente. Quando se estuda a história do tênis, é possível perceber o quanto os jogadores “sofriam” para que uma partida pudesse acontecer.

No começo de tudo e bem antes do esporte assumir as características atuais, os tenistas tinham que utilizar as mãos, pois ainda não existiam as raquetes. Isso fazia com que o jogo fosse menos dinâmico do que é hoje, além de prejudicar a mão dos jogadores. 

A tecnologia trouxe as raquetes e, atualmente, elas estão cada vez mais modernas e preparadas para melhorar ainda mais o desempenho dos tenistas. Outro produto que também é muito importante e que teve constantes modificações é a bolinha de tênis. 

Alguns estudos contam que a primeira bolinha de tênis surgiu no século XV, sendo a maioria de couro e recheada com pelos de cavalo e lã.  A partir daí, muitos materiais foram descobertos como úteis para a fabricação da bola até chegar nos moldes atuais. 

Hoje é possível encontrar bolinhas com particularidades que atendem a diferentes quadras e tipos de jogos.

Equipamentos principais para jogar Tênis – Foto por Hermes Rivera on Unsplash

Conheça a história da evolução dos principais equipamentos e acessórios para jogar tênis

Para entender ainda mais a importância da tecnologia na fabricação de artigos esportivos, é importante conhecer o histórico de evolução dos principais equipamentos e acessórios. 

Veja abaixo como as transformações foram ocorrendo com o passar do tempo e entenda também como a tecnologia ajudou e continua ajudando os jogadores em quadra: 

Evolução das raquetes de tênis

Como explicado, os jogadores utilizavam as próprias mãos para rebater e realizar os golpes. Estima-se que somente no final do século XV é que surgiu o primeiro modelo de raquete parecida com a que vemos atualmente. 

O encordoamento, de acordo com relatos históricos, só aconteceu a partir de 1500, onde as cordas eram feitas de tripas de ovelhas. 

Em 1860, o encordoamento passa a ter um novo formato, onde as cordas verticais e horizontais passaram a fazer parte do equipamento, mas foi só em 1874 que as raquetes de madeira surgiram. Elas foram bastante utilizadas durante o século XIX, na mesma época em que a quadra de grama passou a ser popularizada. 

A primeira raquete de metal, apesar de já existir desde 1889, teve a sua primeira aparição em um catálogo da Wilson em 1969, conhecida como T2000. Já na década de 80 o grafite entra em cena, devido a sua menor flexibilidade do que as raquetes de metal da época, além do peso reduzido. 

Foi em 2000 que muitas tecnologias mais avançadas começaram a ser implantadas nas raquetes, tendo o objetivo de melhorar o desempenho, trazer conforto e segurança aos jogadores. 

Em 2013, o grafeno foi introduzido no mundo do tênis e gerou uma revolução no esporte. A composição do material foi capaz de produzir raquetes mais resistentes e leves, proporcionando um aumento no desempenho dos jogadores.

Existem inúmeras tecnologias utilizadas atualmente, porém, vamos apresentar dois exemplos de raquetes que representam bem os benefícios que elas trazem aos jogadores:

  1. Raquete de Tênis Tecnifibre T-Fight RS 300: ela foi desenvolvida com a tecnologia Xtreme Touch Construction (XTC), que aumenta o conforto durante a rebatida, além do dinamismo que faz com que o ritmo seja mais pesado. 
  2. Raquete de Tênis Wilson Ultra 100L V3:  esta raquete, assim como várias da atualidade, apresenta mais do que uma tecnologia, sendo o PowerProfile a principal desta linha. Ela engloba três aprimoramentos geométricos no formato do aro, aumentando a estabilidade e gerando também um aumento de potência. 

Evolução das bolinhas de tênis

As bolinhas de tênis, como já foi falado, começaram a ser feitas no século XV e, basicamente, utilizavam couro recheado com pelos de cavalo e lã. Alguns estudos relatam que alguns artesãos da Escócia embrulhavam com lã o estômago de uma ovelha ou cabra, amarrando uma corda para que ela ficasse com um aspecto circular. 

No século XVII, algumas mudanças começaram a ocorrer e algumas bolas de tênis começaram a ter tiras de lãs enroladas ao redor do núcleo que era feito de cortiça. Com o passar do tempo, as bolas vulcanizadas passaram a ser fabricadas até que a pressurização se popularizou, sendo que esta técnica é utilizada até os dias atuais. 

Esta pressurização proporcionou  um conforto aos jogadores, além de um dinamismo maior durante as partidas.

Atualmente, elas podem ser divididas em pressurizadas (com núcleo oco e cheio de nitrogênio) e sem pressão (com núcleos sólidos), além de alguns tipos especiais, tais como:

Regular Duty: indicadas para quadras de saibro. 

Extra Duty: ideais para quadra de grama e também de concreto.

Evolução dos calçados esportivos

Os calçados chamados, atualmente, de tênis tiveram o seu surgimento entre as décadas 1860 e 1870. Eles eram uma espécie de sapatilhas de couro e eram bastante utilizados pelos ciclistas da época. Não demorou muito para que o tecido começasse a ser usado na fabricação, surgindo nesta época a primeira fábrica de calçados esportivos, especializando em tênis de corrida. 

Com constantes modificações, o calçado passou a se popularizar e ser utilizado durante o dia a dia, além da criação de novos modelos que atendiam a outros esportes. Atualmente, é possível encontrar tênis de múltiplas marcas e com tecnologias distintas, aumentando a resistência e dando conforto aos usuários. 

No tênis de quadra, existem muitos calçados com tecnologia que ajudam o tenista a ter um bom desempenho em quadra, fornecendo equilíbrio e melhorando a postura do jogador. Abaixo estão algumas tecnologias utilizadas nos calçados para tênis disponíveis no mercado:

O que esperar das novas tecnologias que vão surgir?

É claro que outras evoluções e novas tecnologias irão surgir, assim como ocorreu no decorrer da história dos produtos e equipamentos para tênis. O esperado é que essas novidades ajudem ainda mais os jogadores a aumentarem o desempenho em quadra e também melhore o conforto e a segurança de todos. 

Para se ter uma ideia do avanço tecnológico de um modo geral no esporte, hoje é possível perceber uma evolução completa quando se fala em quadras, raquetes, bolinhas e até novas tecnologias de controle da partida, como é o caso do Hawk-Eye. Este mecanismo apresenta sensores de monitoramento da partida, sendo capaz até de prever a movimentação da bolinha, dando uma precisão maior durante a avaliação dos golpes. 

As raquetes inteligentes, por exemplo, apresentam um chip integrado que é capaz de monitorar os movimentos dos jogadores, enviando informações necessárias para que ele possa avaliar o seu desempenho.

A loja Bola de Tênis Delivery disponibiliza para a compra as melhores e mais modernas marcas do mercado. Os produtos e equipamentos disponíveis na loja apresentam um alto padrão de qualidade e ainda possuem as principais tecnologias da atualidade. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments