O tênis é um dos esportes mais praticados do mundo e cada vez mais vem ganhando adeptos. Ele se tornou um esporte oficial há mais ou menos 40 anos, mas ele já vinha sendo praticado há bastante tempo. Desde o seu surgimento, o esporte passou por algumas otimizações, incluindo o seu principal equipamento de jogo: a raquete de tênis.

Para se ter uma ideia, o tênis já foi praticado com as mãos e os jogadores da época nem imaginavam que as raquetes, como vemos atualmente, seriam utilizadas durante as partidas.

Desse modo, vamos aprofundar um pouco mais na história e contar um pouco sobre a evolução das raquetes de tênis e como os avanços foram fundamentais para que o esporte fosse um dos preferidos mundialmente. 

Quando surgiu a primeira raquete de tênis?

Em alguns dados históricos é possível ler relatos de que o tênis começou a ser praticado no Egito e em alguns países da Europa, no século V. É claro que o jogo apresentava um formato diferente e não era padronizado como é hoje, mas independentemente do local praticado, não existia uma raquete de tênis. 

O modelo de jogo visto hoje só começou a ser moldado no século XII, porém, as mãos ainda continuavam a ser utilizadas. Nesse período, os jogadores jogavam contra a parede, mas com o passar do tempo o formato foi sendo modificado, aumentando o uso de quadras retangulares e também o de objetos que serviam como “raquetes” para que as mãos fossem protegidas dos impactos. 

Mas foi apenas no século 15 que surgiu o primeiro esboço do que seria, futuramente, considerado uma raquete de tênis. Ela era feita de madeira esculpida, tendo um cabo e também uma cabeça oval.  

Este foi o ponto inicial da criação e evolução das raquetes de tênis, pois os jogadores tiveram um alívio físico durante os jogos e perceberam que este equipamento era necessário para o jogo. O apoio desta “raquete” fez com que o jogo tivesse uma expansão entre o número de jogadores da época, que viram que era possível praticar o esporte. 

Um breve resumo sobre a história do tênis de quadra

Antes de apresentar a evolução das raquetes de tênis através dos séculos, é importante mostrar alguns dados históricos sobre o tênis para que possamos entender, cronologicamente, a evolução das raquetes.

Como visto, o tênis de quadra passou por algumas modificações no decorrer da sua história. O esporte quase foi abolido após a guerra de Napoleão, tendo muitas quadras destruídas, porém, no século 19 ele voltou com tudo. O Torneio mais antigo de tênis do mundo é o de Wimbledon, realizado pela primeira vez em 1877 em Londres. Ele foi fundamental para que as regras começassem a ser padronizadas, tendo o primeiro registro oficial em 1881, pela United States National Lawn Tennis. Em 1924, a Federação Internacional de Tênis incluiu mais algumas regras ao jogo. A partir daí o esporte passou por mais uma evolução, sendo, posteriormente, inserido nos jogos olímpicos e difundido para o mundo todo. 

Por que essas informações são importantes quando o assunto é a evolução das raquetes?

Entender um pouco sobre a história do tênis e depois ler a evolução através dos séculos nos faz compreender melhor a real importância da raquete para a disseminação do esporte, além da criação e atualização das regras a partir do uso dos equipamentos. 

Temos um artigo completo sobre a história do tênis. Aproveite para conhecer mais detalhes do esporte. 

Raquetes de Tênis – Foto por Cristina Anne Costello on Unsplash

Evolução das raquetes de tênis através dos séculos

Sabendo da importância que as raquetes de tênis tiveram dentro da história do esporte, chega o momento de conhecer, de forma cronológica, a evolução do principal equipamento do tênis. Veja:

Século 15 – surgimento do primeiro modelo de raquete de tênis

Conhecida também como “Battoir”, pode-se dizer que a primeira raquete de tênis surgiu no século 15, como apresentado. Ela era toda de madeira e foi moldada para atender o estilo de jogo da época, que consistia em, simplesmente, rebater a bolinha. 

O formato variava e não tinha um padrão, apesar de muitas terem a cabeça ovalada. 

Século 16 – aperfeiçoamento do battoir 

O aperfeiçoamento aconteceu no século 16 e alguns historiadores dão o crédito para os italianos. A principal modificação foi o encordoamento das raquetes de tênis, que tinham as duas extremidades ligadas por cabos feitos de tripas de ovelha. 

O encordoamento era feito na diagonal e o material da raquete ainda continuava sendo a madeira, possuindo cerca de 150 cm de comprimento. 

Séculos 18 e 19 – modernização das raquetes

Os modelos de encordoamento como conhecemos hoje começaram a ser utilizados por volta de 1860. As raquetes passaram a ter cordas na vertical e horizontal, sendo entrelaçadas e tendo a mesma largura.

Em 1874, surge a primeira raquete de madeira maciça feita pelo major Walter C. Wingfield. Ela era pesada e tinha uma cabeça mais larga, facilitando o jogador a rebater a bola. 

Século 20 – aparecimento das primeiras raquetes de metal e grafite 

Foi no século XX que o esporte começou a ficar mais conhecido, devido ao avanço das tecnologias, padronização das regras e também pela oficialização do tênis de quadra entre as modalidades olímpicas. 

Neste período, aconteceu uma nova evolução das raquetes de tênis. Em 1957, René Lacoste criou alguns modelos de metal, sendo divulgada, posteriormente, pela marca Wilson, que comprou os direitos e colocou em seu catálogo a T2000, uma raquete de metal diferente de tudo que já tinha sido visto.  

As raquetes de grafite, material ainda utilizado, surgiram em meados de 1980 após especialistas testarem e descobrirem que o grafite tinha uma flexibilidade maior do que as de metal. Elas eram mais leves e John McEnroe e Steffi Graf, provavelmente, foram os primeiros a utilizarem este modelo. 

Século 21 – uso das tecnologias

O século 21 foi marcado pela chegada de novas tecnologias que proporcionam conforto, precisão durante os golpes e também uma segurança maior para os jogadores. 

Além disso, essas novas tecnologias fizeram com que fossem criadas raquetes distintas e que estão de acordo com cada nível de jogador. Assim como a criação da raquete fez com que mais pessoas pudessem praticar o esporte, a chegada dessas tecnologias também pode ser vista como um marco para a inclusão de jogadores de todos os níveis.

Vamos entender melhor conhecendo as suas características:

Raquetes de fibra de carbono

A fibra de carbono é feita de folhas dobráveis de carbono colocadas em formato hexagonal e a sua produção acontece por meio do calor que, dependendo da intensidade, é capaz de apresentar quatro formas diferentes, sendo elas: Standard modulus (SM), Intermediate modulus (IM), High modulus (HM) e Ultra hight modulus (UHM).

Raquetes de grafeno

Um fato importante sobre o grafeno é que apesar dele ser encontrado na natureza, a sua descoberta aconteceu apenas em 2004. Este material é extraído do grafite, fazendo com que as raquetes compostas por ele sejam resistentes e leves. 

diferenças entre as raquetes de tennis baratas e caras
Qual a melhor marca e raquete de tênis?

Qual a melhor raquete de tênis?

Não se pode negar que as raquetes de tênis passaram por um longo período de modificações até que elas chegassem aos modelos atuais. Mas uma coisa é certa, toda essa evolução faz com que o jogador tenha  uma lista grande de opções.

Porém, o ponto positivo dessa variedade é a possibilidade de cada tipo de jogador escolher o equipamento adequado. Hoje é possível encontrar raquetes infantis, para iniciantes, intermediários e para jogadores avançados ou profissionais. 

O ideal é que se faça um estudo sobre as marcas, identificando os materiais utilizados e verificar se eles estão de acordo com os objetivos. 

Onde comprar as melhores raquetes de tênis

A loja Bola de Tênis Delivery disponibiliza as melhores marcas e modelos de raquetes de tênis do mercado, as principais marcas – para o jogador iniciante ao profissional, além de acessórios que fazem com que o jogo fique ainda melhor.

Aproveite para conhecer os modelos disponíveis e escolha a raquete ideal para o seu jogo. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments