Home Tênis Lesões Lesão do Quadril no Tênis

Lesão do Quadril no Tênis

1
1640
Dores n Quadril

Olá Pessoal tudo bem?

No texto de hoje, iremos falar sobre a Lesão do Quadril. Um problema muito sério que já encurtou a carreira de muitos astros deste esporte.

Lesão no Quadril - Gustavo Kuerten

Recentemente pudemos acompanhar o drama vivido por um tenista ex número 1 do mundo, após mais de 1 ano realizando tratamentos conservadores, o britânico Andy Murray, de apenas 30 anos acabou optando por fazer o tratamento cirúrgico no quadril direito.

Além dele, outro caso que está vivo na memória dos amantes do tênis, é o nosso ídolo brasileiro, Gustavo Kuerten, quem em 2002 também realizou uma operação no quadril direito e nunca mais conseguiu obter o mesmo nível de antes, se aposentando pouco tempo depois.

O quadril é uma articulação muito forte, de sustentação e distribuição de forças.

Possui uma boa mecânica e é envolto por muitos ligamentos e músculos que dão estabilidade e dinâmica de movimentos.

 

E por quê a recuperação das lesões de quadril são tão difíceis?

Dores n Quadril

Bem, existem vários tipos de lesões que podem ocorrer no quadril. Principalmente se tratando de esportistas, que geram mais impacto e solicitam mais das articulações.

Entre elas está o impacto femoroacetabular e as lesões labrais, muito comuns em tenistas, e foi exatamente o que aconteceu com Guga e Murray.

Estas lesões podem ocorrer por um excesso de impacto combinado com movimentos rotacionais e também por uma debilidade e alterações das estruturas anatômicas.

Os sintomas comuns são:

  • Dor aguda (profunda ou irradiada para a virilha), durante ou após os treinos 
  • Limitações de movimentos.

Há outros diversos tipos de lesões musculares que não abordarei aqui para não estender demais o assunto. Mas fiquem tranquilos, deixarei alguns vídeos mais abaixo com exercícios preventivos.

Um fator muito importante para ajudar na reabilitação é o tempo e a fase da lesão, o quanto antes se obtiver um diagnóstico clínico e iniciar o tratamento fisioterapêutico, melhor será o prognóstico.

Não existe um protocolo de tratamento. É necessário se fazer uma avaliação minuciosa da região e também de outras partes do corpo que podem influenciar na biomecânica do quadril como os pés, joelhos e coluna lombar.

Exercícios de Fortalecimento da Musculatura do Quadril

Aqui no Studio Pilates fazemos séries de exercícios para o fortalecimento da musculatura e consequentemente na prevenção de dores e lesões musculares em várias partes do corpo.

No vídeo abaixo mostramos algumas séries de exercícios específicos para o fortalecimento dos músculos do quadril.

Se vocês quiserem exercícios de prevenção de lesões em outras partes do corpo, acesse meus posts antigos:

Dores no Joelho

Dores no Cotovelo

Dores nos Ombros

É isso aí pessoal. espero que tenham gostado do conteúdo, importante lembrar que a melhor forma de evitar lesão é a prevenção.

Então compartilhe e mostre para seus amigos tenistas. Com essas dicas eles também podem se prevenir e ter uma carreira mais longeva e sem dor no Tênis. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

1 Comentário
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Lesão do Quadril no Tênis […]

1
0
Would love your thoughts, please comment.x