Home Tênis Lesões Lesões no tênis e sua relação com o trabalho e hábitos de...

Lesões no tênis e sua relação com o trabalho e hábitos de vida

2
977
Lesões no tênis e sua relação com hábitos de trabalho
Lesões no tênis e sua relação com hábitos de trabalho

Olá pessoal! Tudo bem? Neste post falaremos sobre algumas dores de origem osteo-tendineo-musculares e suas relações entre o tênis, o trabalho e os hábitos de vida diária das pessoas, que influenciam diretamente na prática esportiva.

Resolvi escrever sobre esse tema depois de conversar com alguns tenistas e ver que muitas de suas principais dores e principais queixas durante uma partida de tênis estavam relacionados aos seus hábitos de vida e hábitos profissionais.

Lesões por esforço repetitivo

Muitas patologias denominadas genericamente de Lesão de Esforço Repetitivo (LER/DORT), apresentam sinais e sintomas de inflamações musculares, de tendões e nervos, principalmente dos membros superiores, relacionados e associados ao tipo e ritmo de trabalho, e a movimentos repetitivos.

Lesão de Esforço repetitivo pode atrapalhar sue desempenho no tênis.

O uso excessivo de computador, associado a má postura e a falha de ergonomia estão entre as principais causas de dores relacionadas ao trabalho que acabam muitas vezes prejudicando nosso desempenho esportivo e até mesmo nos deixando de molho por algum tempo sem poder jogar.

Entre as principais queixas estão as epicondilites laterais e as dores de coluna. 

As epicondilites laterais, muito conhecida em nosso meio esportivo como cotovelo de tenista, (veja mais no post sobre cotovelo de tenista) são muito comuns em quem utiliza o golpe de Backhand com uma só mão (leia mais sobre o assunto no post do Hudson que fala do Backhand) e também em quem utiliza muito tempo o computador com excesso de digitação.

A combinação desses dois movimentos podem ocasionar e/ou agravar tal patologia.

 

Lesões na coluna e a falha na ergonomia

As dores de coluna são muito comuns nos tenistas, presentes também muitas vezes em quem trabalha muito tempo sentado e com má postura.

São agravadas pelo jogo de tênis por exemplo num movimento errado de saque (confira o post aqui do blog sobre esse golpe) ou quando se chega mal em uma bola ou quando não se utiliza bem o trabalho de pernas (leia sobre footwork no post do Hudson) para se abaixar numa devolução de slice.

Uma das causas que contribui para esses problemas é a falha na ergonomia. Em seu trabalho, fique atento à postura para evitar lesões na coluna, cotovelo punho e mão. Evite a posição 3 do quadro abaixo:

Falha na ergonomia é um dos fatores para lesões dos tenistas

Aliado à isso, a falta de exercícios de fortalecimento e alongamento dos músculos e os hábitos de vida, cada vez mais dependentes da tecnologia (smartphones, tablets, videogames) somam-se e deixam o indivíduo cada vez mais propenso a tais lesões; que causam dor e podem gerar perda de força, edema e diminuição de movimento.

Aqui no blog postamos dois posts muito bons sobre exercícios de fortalecimento e alongamento que são úteis na prevenção de lesões:

Alongamento ou aquecimento no tênis?

5 exercícios físicos que vão te ajudar nas partidas de tênis

Cuidado com uso excessivo de smartphones

E o uso excessivo de smartphones também pode causar dores que afetarão seu desempenho em quadra.

Você sabia que nossa cabeça pesa em torno de 5 Kg e que na posição de flexão, olhando para o celular, ela aumenta em até 6 vezes seu peso, chegando até 30 kg?

Uso do celular em excesso pode causar lesões em tenistas

Pare para pensar: quanto tempo você fica no celular nas posições da imagem acima? Muito né? Tenha cuidado com esta posição pois você pode ter sérios problemas na cervical e ficar um bom tempo fora de quadra!

Dores na cervical são comuns aos tenistas que passam muito tempo no celular.

Dicas para quem passa o dia todo no trabalho

E para quem trabalha em escritório fica a dica: evite ficar mais de 2 horas no computador sem fazer uma pausa de pelo menos 5 minutos!

Levante-se, movimente e se alongue!

Essa pausa é importante para diminuir as tensões musculares e melhorar a circulação dos tecidos diminuindo as sobrecargas.

No vídeo abaixo eu dou a dica de 3 exercícios que você pode fazer regularmente em seu trabalho para lhe ajudar na prevenção de algumas lesões por movimentos repetitivos. São simples, mas eficientes!

https://youtu.be/St7tqLYj4T4

É isso aí pessoal! Fiquem atento nessas dicas para não correrem o risco de ficarem sem jogar por um tempo. São cuidados simples que devem ser tomados!

Se gostou do post e acha que pode ser útil para outros tenistas, compartilhe!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

2 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Mario
Mario
4 anos atrás

Grato pelas digas…

André
4 anos atrás

Faltou falar que as intercorrências podem, MUITO FREQUENTEMENTE, estar relacionadas ao EQUIPAMENTO.

2
0
Would love your thoughts, please comment.x