Por onde começar a jogar tênis

0
4527
jogar-tenis

O tênis tem se popularizado em todo o mundo e, cada vez mais, tem pessoas querendo praticar e aprender mais sobre esse esporte. No entanto, ainda há muitas dúvidas sobre por onde e como se adentrar a esse universo tão repleto de informações e especificidades. 

Pensando em todas as necessidades que uma pessoa terá no início da prática e levando em consideração que o mercado é amplo e, possivelmente, colocará o não praticante em dúvida sobre qual optar para esse momento inicial. Por isso, nós da Bola de Tênis Delivery, fizemos um guia prático e objetivo para conduzi-lo por onde começar a jogar tênis.

Veja tambémUm Guia completo para você escolher a sua Raquete de Tênis.

jogar-tenis

Jogar Tênis – Guia prático do tenista iniciante

Primeiramente, iremos iniciar o guia falando sobre a escolha da raquete que precisa ser a adequada para cada tipo de tenista, levando em consideração que existem diferentes modelos, sendo cada um deles indicado para o nível de treino do praticante. Em outras palavras, o tipo de raquete e necessidades do iniciante é diferente de quem já treina há um bom tempo. 

Por isso, conheça abaixo os principais tipos de raquetes, sendo elas: 

Raquetes para iniciantes 

As raquetes destinadas aos iniciantes possuem tecnologias que auxiliam na diminuição da vibração do contato e a bola, garantindo maior controle e maior estabilidade da raquete, sendo estes, fatores fundamentais para os que estão começando a praticar o esporte. 

Raquetes para jogadores intermediários 

Se você já joga tênis há algum tempo e se considera intermediário, mas deseja melhorar a sua performance, o ideal é que você aposte na raquete intermediária, pois é importante escolher por uma que já possua o Sweet Spot e garanta que a bola tenha velocidade e potência até quando não atingir o meio da raquete e pegar nas bordas dela. 

Raquetes de performance 

Esse tipo de raquete de performance é indicado para os praticantes que já possuem uma boa experiência com o tênis, pois elas, na maioria das vezes, são mais flexíveis e finais do que as mencionadas anteriormente. Por isso, são ideais para os esportistas que querem ter mais precisão e controle de suas jogadas e, para tanto, beneficiam-se de suas próprias forças. 

Depois de escolher qual raquete é a ideal para você de acordo com o seu nível de dificuldade e performance, é preciso falar de um fator de extrema importância no jogo, o tipo de bola a ser utilizado, pois, assim como as raquetes, as bolas possuem divergências entre si e é preciso escolher pela que seja mais adequada de acordo com cada prática. 

– Play&Stay e suas bolas específicas 

Ao falar de jogadores iniciantes, é preciso mencionar o método Play&Stay e suas bolas específicas. Para tanto, falaremos brevemente do método e, em seguida, faremos uma abordagem de suas bolas em questão. De forma resumida, esse método visa que o jogador iniciante consiga progredir no jogo de forma mais rápida utilizando quadras menores, redes mais baixas e bolas mais lentas. 

Dessa maneira, as bolas Play&Stay são confeccionadas com o mesmo material das bolas de tênis convencionais, porém, a bola vermelha é a única exceção, pois pode ser encontrada em espuma. As bolas vermelhas, especialmente, dispõem de um diâmetro maior e, consequentemente, são mais lentas devido ao maior atrito com o ar. 

De forma especificada, as bolas desse método são divididas em três categorias, lembrando que elas se encaixam para aulas iniciante com adultos, além de servir para o chamado “Baby Tennis”, seguindo a faixa etária indicada. Nesse sentido, as bolas despressurizadas são:  

Bola vermelha ou fase três: Confeccionada com feltro ou espuma, possui 75% a mais de lentidão do que as bolas comuns de praticar tênis e são destinadas para crianças entre quatro até sete anos em quadras de 12 por 6 metros. 

Bola laranja ou fase dois: Possuindo 50% a mais de lentidão do que as bolas de tênis comuns, a bola laranja é confeccionada com feltro e é destinada, em sua maioria, para crianças entre oito até nove anos em quadras de 18 por 6,5 metros. 

Bola verde ou fase um: Confeccionada com feltro, esta bola possui 25% a mais de lentidão do que a bola convencional de tênis. É destinada para crianças de, ao menos, dez anos de idade em quadras de tamanho normal. 

Depois dessas três fases, de acordo com o Play&Stay, a bola já passa a ser a comumente utilizada em jogos intermediários e avançados, sendo ela com velocidade normal e confeccionada em feltro e utilizada em quadras de tamanho convencional. 

Calçado ideal para praticar tênis 

 Um calçado próprio e ideal para a prática fará com que o praticante se sinta mais confortável e confiante para a realização dos movimentos que o tênis exige ao longo das partidas. Alguns solados, por exemplo, o non-marking, oferecem muita estabilidade no momento de pisar, não marcam a quadra e possuem maior aderência ao chão. 

Os modelos que tem biqueira também são bastante recomendados entre os tenistas por serem ótimos, pois protegem os dedos e garantem durabilidade. Algumas marcas de tênis trabalham com a produção de tecnologias específicas de amortecimento para esportes de alto impacto como é nesse caso. A Asics é um exemplo disso, pois elaborou um sistema de gel garantindo maior segurança e conforto.

No caso da ASICS existem 2 modelos recomendados: Gel Dedicate que tem um custo menor mas ótima qualidade e o Asics Resolution que é o produto estrela do mercado, com melhor qualidade e, portanto, mais caro também.

Camiseta 

As camisetas que são produzidas com tecidos em poliéster possibilitam maior ventilação aos tenistas, fazendo com que a pele possa respirar melhor e com que, de forma ampla, haja mais conforto. Além disso, esse tecido possui um elevado grau de absorção, evitando que o jogador transpire tanto ao longo das partidas. 

Bermudas e Shorts 

Para aqueles que querem começar e não sabe por onde, as roupas são muito importantes, então, as bermudas e shorts, também devem ser levadas em consideração, pois é preciso optar por aquelas que possuam elástico na cintura e permita o ajuste perfeito ao corpo. Não se pode esquecer de escolher bermudas ou shorts com bolsos para guardar as bolinhas de tênis ao longo do jogo. 

Depois de falar um pouco sobre a vestimenta e sua grande importância, falaremos sobre as cordas das raquetes que possuem tipos variados e é fundamental que um tenista iniciante saiba suas diferenças para saber por onde começar. 

Corda da raquete de poliéster 

As cordas da raquete de poliéster não possuem muita elasticidade, por isso, é imprescindível que o tenista faça sua troca a cada um ou dois meses. Porém, é preciso ficar atento a qualquer perda de tensão, porque isso também pode sugerir que o jogador precise trocar suas cordas. 

Corda da raquete de tripas sintéticas 

As raquetes que possuem cordas de tripas sintéticas são menos trabalhosas, pois são mais elásticas, por isso, sua durabilidade é um pouco maior do que a de poliéster e costuma durar de quatro até seis meses. O melhor é que o tenista sempre preste atenção nas cordas e troque antes que ela comece ressecar para que não atrapalhe sua performance. 

Uma dica que nós da Bola de Tênis Delivery damos é que, aos que possuem essa raquete, sempre a guarde em local arejado e fresco para que sua vida útil seja elevada. 

Corda da raquete de tripas naturais 

As cordas da raquete que são de tripas naturais são ótimas, pois, raramente perdem a sua elasticidade e, por isso, o tenista pode utilizá-la até o fim de sua vida útil, ou seja, até que ela se rompa. Para cuidar desse tipo de material e evitar que ele resseque, é necessário fazer seu armazenamento em sacos plásticos. 

Acessórios 

Além de todos os componentes mencionados acima, vale salientar que existem uma série de acessórios que são muito importantes para a composição de um bom desempenho durante uma partida de tênis. Por isso, alguns elementos a ser considerados que fazem toda a diferença e são muito importantes para todo e qualquer tenista são: 

Onde comprar

Para saber com mais detalhes sobre cada um desses acessórios ou até mesmo fazer a compra deles, navegue até nossa loja e confira todas as nossas múltiplas opções, especialmente, para os praticantes e apaixonados por tênis.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments