Home Tênis Equipamentos Raquetes de Tênis Femininas – Qual oferta de raquetes?

Raquetes de Tênis Femininas – Qual oferta de raquetes?

0
1552
Babolat_Pure_Aero

E aí tenistas?!? Blz?!?

Nesse novo post vamos conversar um pouco sobre as diferenças das raquetes e cordas para o jogo de tênis. Será se existem diferenças nas raquetes femininas e masculina?

Essa é uma continuação de outro post em que testamos bolas e demos nossa opinião em relação a elas:

Bolas de tênis Head Team e Head Pro sob uma perspectiva feminina!

A diversidade de raquetes para o público feminino

A escolha de uma boa raquete não parece ser uma tarefa muito fácil, principalmente para quem está iniciando a prática do esporte, mas é importante, pois o estilo de cada jogadora(r) interferirá na hora da compra e consequentemente no rendimento nas partidas.

As inúmeras opções, preços e diferentes tecnologias também contribuem para aumentar a dúvida na hora da escolha.
Muitos jogadoras(es) também possuem várias raquetes diferentes, para variar o estilo de jogo e surpreenderem suas(seus) adversárias(os).

Para esse post, visitamos quatro lojas onlines dos principais marca de artigos para prática do tênis para verificar a oferta para o público feminino:

Wilson: https://www.wilson.com/en-us
Prince: https://www.princetennis.com/
Babolat: https://www.lojababolat.com.br/
Head: https://www.head.com

Verificamos que:

1 – Nenhuma das marcas possuem item específico para o público feminino, dificultando a pesquisa.

2 – Quando possuem modelo feminino, restringem à foto de uma mulher estampada no papel que protege a raquete:

Exemplo de raquete feminina
Fonte: https://www.target.com/p/head-instinct-women-s-supreme-tennis-racquet/-/A-14045181

3 – As principais informações técnicas (algumas marcas disponibilizam mais) são as comuns encontradas para as raquetes masculinas, como material de composição, tamanho, peso total, equilíbrio, comprimento e padrão de encordoamento

 

As principais características da raquete feminina

Material de composição da raquete: interfere na leveza, potência do golpe e no conforto durante o jogo.

Tamanho da cabeça da raquete: interferirá na área de contato com a bola e na potência da jogada.

Peso total e equilíbrio: As mais pesadas geralmente compensam com o equilíbrio deslocado para o cabo para ficarem melhor de serem manuseadas. As mais leves desequilibram para a cabeça para terem uma certa potência.

Comprimento: as raquetes mais longas aumentam a potência da jogada, mas diminuem a precisão alcançada com uma raquete menor.

Padrão de Encordamento: refere-se a quantidade de corda que será utilizada e de que forma ela será trançada, se mais aberta (dará mais potência e favorece o spin) ou fechada (aumenta a durabilidade da corda).

Tamanho do Overgrip: favorece o conforto ao manusear a raquete durante o jogo.

Segundo Fabrizio Tivolli, especialista em equipamentos de tênis e colunista da Tênis do Brasil:

No caso da raquete, são recomendáveis modelos mais leves e normalmente com cabos mais finos (esse último ponto, é de extrema importância para se levar em consideração). Isso se dá ao fato da estatura e do biotipo médios da mulher brasileira, ou seja, por aqui em geral as mulheres tendem a não bater muito forte. Precisam portanto de raquetes e cordas que ajudem a gerar potência na batida sem exigir tanto do braço.No caso da empunhadura, é tão verdade que o público feminino tem obtido maior espaço no tênis que hoje algumas marcas de raquetes já trazem ao Brasil modelos com cabos mais finos: L1, que tem 4 polegadas e1/8, e até o L0, de 4 polegadas e 0/8). Em raquetes com mais peso; obviamente isso não se aplica, já que as mulheres com biotipo mais competitivo imprimem um ritmo de batida muito mais pesado, exigindo do equipamento outros atributos.” (https://tenisbrasil.uol.com.br/instrucao/205/Existem-diferencas-nos-equipamentos-femininos/)

Na dúvida, os nossos treinadores/professores já habituados com vários estilos de jogos de diferentes alunos, podem nos orientar nessa tarefa, indicando-nos a melhor raquete.

Uma das preocupações ao iniciar a prática do tênis é que ele sempre é mencionado como um esporte caro. Considero essa informação injusta. Qualquer esporte que você for escolher praticar, terá que fazer um certo investimento frequentemente.

Um esporte aparentemente simples e barato como a corrida, acredite, pode sair muito caro com a compra de um ótimo tênis, relógio para calcular velocidade e distância, roupas certas para corrida, investimento em treinamento físico, inscrições e até mesmo viagens.

Uma boa raquete pode ser adquirida por bem menos que um tênis considerado excelente para corrida e os tubos de bola aqui no site tem desconto.

Teste com diferentes componentes em uma mesma raquete

Diante da constatação de que não há muitas variações de raquetes voltadas para o público feminino, resolvemos testar a mesma raquete, variando seus componentes que permitem diversas composições como o grip, corda e antivibrador.
Raquete utilizada: Babolat, modelo: Aeropro Drive

Raquete Babolat Aeropro Drive, utilizada nos testes.
Raquete Babolat Aeropro Drive, utilizada nos testes.

Raquete A: com overgrip, aumentei a circunferência da empunhadura adicionando mais uma fita protetora
Raquete B: O encordoamento foi realizado de forma a aumentar a potência da jogada. Tensão 48.

Raquete A e B com diferentes configurações
Mesma raquete reformulada com outros acessórios

Conclusão do nosso teste com as raquetes

É possível modificar totalmente uma raquete alterando elementos variáveis como o grip e o encordoamento. A raquete A, com overgrip, ficou muito mais confortável para manusear. Esse fato depende muito do biotipo de cada um, mas interfere bastante no jogo pois, sem o overgrip, a raquete poderá ficar sem firmeza e dificultar o golpe.

A raquete B com o encordoamento menos tenso favoreceu uma maior velocidade à bola, pois a corda atua de forma a “estilingá-la”, empregando assim uma maior potência, o que pode auxiliar quem tem menos força para golpear.

Então, só comprar uma raquete não é o suficiente. Primeiro é preciso perceber o seu próprio estilo de jogo e então comprar uma que o favorecerá, lembrando que os elementos variáveis podem ser combinados para potencializar as qualidades de cada jogador.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x