Conheça as regras do beach tennis agora mesmo

7
7293
Beach_Tennis

O Beach Tennis é uma das modalidades esportivas que mais cresce no mundo e um dos motivos é a sua simplicidade para jogar, tanto tecnicamente falando como também no jogo em si, com regras simples e claras para facilitar e dinamizar a partida ou o treino. 

Beach tennis é um dos esportes que mais cresce no mundo

Confira também o primeiro post da série: Beach Tennis – conheça um dos esportes que mais cresce no mundo.

As regras são basicamente iguais as do Tênis de Campo e  tênis de quadra porém tem algumas diferenças bem interessantes, neste post vamos de algumas delas.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Regras do beach tennis

Diferença número 1:

Diferente do Tênis de Campo onde a bola pode dar até 1 (um) quique na quadra, no Beach Tennis se a bola tocar na areia é ponto do adversário. 

Diferença número 2:

No Tênis de Campo o jogador tem 2 chances de acertar o saque, no Beach Tennis o jogador tem somente uma. Por conta disso no Beach Tennis os jogadores não sacam para tentar dar um “Ace” (saque que a bola toca direto na areia, isto é sem ninguém que tá recebendo encostar nela) e sim para colocar a bola em jogo.

Diferença número 3:

No Tennis de Campo se a bola queima na rede após o saque e cai corretamente na quadra do adversário, o sacador deve repetir o saque. No Beach Tennis quando isso acontece continua o ponto. E quando a bola para na rede, chamamos de “Net”, e aí é igual nas duas modalidades, salve que no Tennis de Campo como falamos você tem o “Segundo Serviço”, que nada mais é do que sua segunda chance de acertar o saque. 

Diferença número 4:

O Tênis de Campo é um esporte que exige silêncio, já no Beach Tennis o clima é descontraído, os jogos normalmente acontecem com música.

Por conta das características do jogo, principalmente pela quadra pequena e rede alta, eu gosto de dizer que o Beach Tennis é um jogo de quem “erra menos” sendo assim, os jogadores devem tentar colocar a bola em jogo com segurança e deixar para tentar o Winner quando surge uma boa oportunidade. 

Por conta das características do jogo, principalmente pela quadra pequena e rede alta, eu gosto de dizer que o Beach Tennis é um jogo de quem “erra menos” sendo assim, os jogadores devem tentar colocar a bola em jogo com segurança e deixar para tentar o Winner quando surge uma boa oportunidade. 

Para quem não sabe, “Winner” é um ponto vencedor, é quando você faz um ponto sem o adversário tocar na bola. Salve quando você está sacando que aí como vimos se chama “Ace”. 

Conheça as regras do beach tennis

Fora essas curiosidades é legal entrarmos um pouco mais a fundo para que ao menos vocês saiam daqui sabendo as regras básicas para conseguirem jogar uma partida.

Vou explicar para vocês o modelo “Tie-break Set” no beach tennis

O objetivo principal do jogador ou da dupla é fechar o set. Para isso, a dupla tem que ganhar seis games, caso o placar do jogo fique 5×5, aí então sobe dois e será jogado até 7, para que haja uma margem de dois games no placar. Se a pontuação chega a 6×6 games, um Tie-break deve ser jogado.

Uma dica legal é sempre contar em voz alta para não haver desacordo na contagem. E assim, um jogador pode ajudar o outro, principalmente no começo onde todos estão aprendendo as regras. 

Cada game é composto de quatro pontos ou mais, os games são realizados no modelo “No-Ad”, isto é sem vantagem. 

O ponto do sacador é sempre contado antes do ponto de quem está recebendo o saque, segue pontuação como no exemplo abaixo:

Primeiro ponto – “15”Segundo ponto – “30”Terceiro ponto – “40” 

Quarto ponto – “Game” 

Então quando cada equipe faz três pontos, a pontuação é “40 iguais” e um último e único ponto deve ser jogado para ver quem fecha o game. 

Todos os pontos jogados para fechar um game chamam “Game Point” e todos os pontos jogados para fechar o set damos o nome de “Set Point”, como também para fechar a partida, o qual chamamos de “Match Point”.

Como jogar o tie-break no beach tennis?

Durante um jogo tie-break, os pontos são marcados “Zero”, “1”, “2”, “3”, etc. 

A primeira dupla que ganhar sete pontos ganha o tie-break e consequentemente o set. Se a pontuação no Tie-break, ficar 6×6, fecha o tie-break quem fizer uma diferença de dois pontos. Por exemplo 8×6 ou 9×7 ou até mesmo 20×18. 

No Tie-break, o jogador que começa saca uma vez. 

Os dois pontos seguintes devem ser sacados por outro jogador da dupla adversária. 

E assim até o final do jogo, onde cada dupla deve servir alternadamente por dois pontos consecutivos até o final do Set ou jogo de for o último Set a ser jogado.

Agora que você já sabe as regras do beach tennis, agora é só ir para quadra e realizar a sua partida!!!

Quer conhecer um pouco mais do Beach Tennis ou até mesmo melhorar o seu jogo? Siga o @point43oficial nas redes sociais!

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

7 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
SILVIO BIANCHI
3 anos atrás

Olá pessoal! Muito boa matéria, parabéns!

trackback

[…] também – Regras do Beach Tênis – O Que Você Precisa […]

trackback

[…] também – As regras do Beach Tennis – Tudo Que Você Precisa […]

Henrique G Azevedo
3 anos atrás

A regra dos 3 metros esta valendo? ,é p as duas duplas?, os jogadores q não estão secando podem se mexer antes do saque?, quem saca tem q se posicionar primeiro? Depois os recebedores se colocam?

Clóvis da Silva
Clóvis da Silva
2 anos atrás

A minha única dúvida no Beach Tenis é: Quantas vezes pode cada dupla tocar na bolinha antes
de jogar pra quadra adversária?

Roberto Pimenta
Roberto Pimenta
2 anos atrás

Uma única vez, da mesmo forma que o tênis de campo.