Para se tornar um bom jogador é preciso treino e dedicação ao esporte. Porém, entender sobre as especificações da raquete de tênis também é um fator essencial para que o desempenho do jogador seja elevado.

Entre as principais características das raquetes que devem ser levadas em consideração está o swingweight (SW). Ele apresenta uma grande importância para o desenvolvimento do jogo do tenista, mas poucos ficam atentos a ele. 

Desse modo, iremos aprofundar um pouco mais sobre a sua importância, mostrando o conceito e detalhes que farão a diferença na hora de escolher uma raquete de tênis.

O que é o SwingWeight?

O termo swingweight também pode ser entendido como peso dinâmico, ou seja, ele representa o peso da raquete durante a sua movimentação, principalmente, durante a realização de um swing que acontece a partir de movimentos circulares e de rotação. 

É bastante comum que jogadores menos experientes confundam esta característica com o peso estático, o que é um erro que pode impactar no desempenho. Existem raquetes de tênis que apresentam o mesmo peso estático, mas um swingweight diferente, influenciando a realização dos golpes. 

Mas por que será que essa diferenciação acontece?

A resposta está em como a  massa está distribuída no aro. Quando temos uma raquete que apresenta orientação voltada para o cabo, a sensação de peso durante os movimentos será menor. Caso a massa seja orientada para a cabeça da raquete, o jogador sentirá que o seu equipamento está mais pesado durante a realização do swing. 

Jogador de Tênis em quadra, pronto para o saque. Fonte da Imagem Pixabay

O que é um swing no tênis?

Pode-se dizer que o swing tem relação com a amplitude de movimento que o jogador apresenta durante a realização dos golpes, podendo ser classificado em três tipos: swing curto, médio e longo e cada um deles apresenta características distintas que serão explicadas a seguir:

Swing curto: este tipo é executado quando o jogador realiza um golpe com baixa amplitude e que tem o seu movimento concentrado na parte frontal do corpo.

Swing médio: com amplitude moderada, a concentração da movimentação acontece na parte lateral e frontal do corpo.

Swing longo: acontece quando a amplitude do golpe é alta e o jogador consegue realizar um movimento completo e que abrange a parte lateral, frontal e posterior do corpo. 

Desse modo, pode-se entender que o swing perfeito acontece quando o tenista consegue executar os movimentos circulares e de rotação com o perfeito controle da movimentação lateral, frontal e superior do corpo. Por mais que as habilidades do jogador influencie nessa precisão, o swingweight da raquete será um fator determinante no momento da execução dos golpes. 

Qual a importância do SwingWeight?

A importância do peso dinâmico ou SwingWeight da raquete de tênis pode ser entendida a partir do entendimento da influência que este fator tem durante a execução dos golpes. 

Podemos dizer que uma raquete com swingweight baixo faz com que a raquete tenha uma facilidade maior em se mover ou balançar no momento em que a bolinha toque o equipamento. Na situação oposta ou quando o peso dinâmico é maior, a bolinha moverá a raquete de uma forma mais suave no momento em que ela encosta no equipamento. 

Mas o que isso quer dizer na prática? Qual a importância que este peso da raquete não estático tem sobre a realização de golpes e desempenho do jogador?

Quando o tenista está jogando com uma raquete que apresenta um swingweight menor, basicamente, os movimentos tendem a ser mais rápidos, fazendo com que a velocidade do swing seja maior. Porém, é importante frisar que haverá mais choque devido à desaceleração da raquete durante o contato com a bolinha. 

Além disso, raquetes que apresenta um valor de swingweight mais baixo terão a potência criada a partir da aceleração do movimento, enquanto os equipamentos que possuem peso dinâmico mais alto terão a potência gerada pela própria raquete.Pode-se dizer então que o peso dinâmico elevado pode gerar mais potência durante a realização dos golpes. 

Por fim, é importante entender também que a manuseabilidade também pode ser afetada devido ao baixo ou alto valor de swingweight. Quanto menor o peso dinâmico, maior a manuseabilidade, entretanto, os equipamentos que possuem swingweight maior apresentam uma maior estabilidade ou resistência à torção. 

A real importância dessa característica está em reconhecer que a manuseabilidade, potência gerada e a velocidade do swing podem ser alterados devido ao swingweight da raquete de tênis escolhida, influenciando no desempenho do jogador. 

Como escolher a raquete ideal a partir do swingweight?

Em primeiro lugar, é importante que o jogador entenda que o peso dinâmico é apenas uma das múltiplas características que precisam ser analisadas na hora da escolha da raquete, porém, ter o conhecimento sobre o conceito e desempenho prático que um swingweight proporciona pode ajudar bastante na hora da escolha.

É preciso ter em mente os objetivos do jogador em quadra, quais estratégias de jogo ele irá utilizar e também qual o seu nível. Como foi falado, caso a ideia seja a geração de potência durante a realização do swing, o recomendado é que se busque equipamentos com um swingweight elevado.

Agora, caso a ideia for obter movimentos mais rápidos e dinâmicos, o ideal é que uma raquete com valor de swingweight reduzido seja a opção. É bastante comum que jogadores em níveis mais elevados busquem por raquetes com peso dinâmico maior, pois a estabilidade gerada faz com que a troca de bola seja mais precisa, além de ter a capacidade de saques com uma potência maior.

Diante disso, é evidente que esta característica deve ser avaliada durante a escolha da raquete, mas é preciso ficar atento às influências geradas e como elas podem afetar o desempenho durante o jogo.

Onde comprar a raquete ideal

A loja Bola de Tênis Delivery disponibiliza as melhores raquetes do mercado, possuindo modelos ideais tanto para tenistas amadores quanto profissionais. Aproveite para conhecer um pouco mais sobre as raquetes de tênis disponíveis e não perca a chance de ter um equipamento de qualidade.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments