O tênis de quadra é o esporte com raquete mais praticado do mundo. Este fato está ligado à dinâmica do jogo, que faz com que os jogadores tenham momentos divertidos, além de ser um ótimo exercício para o corpo e para a mente.

Atualmente, o esporte é praticado em todo o mundo e cada vez mais cresce o número de adeptos, seja pela forma de praticar o esporte ou pelo incentivo dos campeões profissionais espalhados pelo mundo.

Por mais que seja um esporte bastante popular, a história do tênis de quadra ainda é desconhecida por muitos. Por isso, nós resolvemos trazer um compilado de informações sobre o tênis, reunindo a origem, benefícios, as principais regras e também dicas para melhorar o desempenho em quadra.

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

O que é o tênis de quadra?

O tênis de quadra é um esporte praticado por duas e até quatro pessoas ao mesmo tempo, dentro de uma quadra dividida por uma rede. Os principais equipamentos utilizados pelos tenistas durante os jogos são: raquete e bola de tênis.

A ideia central é fazer com que a bolinha toque o chão da quadra do oponente mais de uma vez sem que ela consiga ser devolvida. Além disso, o ponto também pode ocorrer caso o jogador tente devolver a bolinha e ela caia fora dos limites da quadra.

Para que isso aconteça, é preciso que os jogadores desenvolvam suas habilidades para que fique cada vez mais difícil as rebatidas que promovem a devolução da bola. O tênis de quadra está entre os esportes olímpicos e, de acordo com dados divulgado pela ITF (Federação Internacional de Tênis), existem cerca de 87 milhões de tenistas no mundo, sendo que 2,6% estão no Brasil. É evidente então que o esporte está entre os favoritos da população mundial.

A história de tênis de quadra

Assim como outros esportes, existem muitas histórias que tentam contar a origem do tênis de quadra. Alguns estudos mostram que no século V, os egípcios e os persas passaram a praticar uma modalidade que é vista por muitos como a base do esporte.

Naquela época, o esporte era praticado em campos e não existia a presença de uma raquete. Dessa forma, os jogadores tinham que rebater a bolinha com as próprias mãos.

Gravura do jeu de paume de 1632
Gravura do Jeu de paume, 1632 – pt.wikipedia.org

A partir desse período, o esporte foi evoluindo e no século XII, apesar de ainda não existirem raquetes, o tênis já estava mais próximo do que conhecemos hoje.

Os primeiros registros do tênis de quadra nos mostram que monges franceses gostavam de praticar o esporte, chamando-o de “jeu de paume” (jogo da palma), mas o objetivo principal era arremessar a bola contra a parede, bastante parecido com o squash.

Grande parte dos estudiosos e esportistas entendem que não se pode relacionar a criação do tênis a uma única pessoa, porém, o inglês Walter Wingfield é visto como o principal idealizador, dando o nome de sphairistike para o esporte. Ele também foi o responsável por escrever as regras do jogo em 1873.

O interessante é que as regras sofreram poucas modificações, ou seja, são bastante parecidas com as que temos nos dias atuais. Vale lembrar também que o primeiro torneio de Wimbledon foi realizado em 1877, marco inicial para a padronização do esporte e também da sua disseminação.

Tênis no Brasil

No Brasil, o esporte também se fez presente no século XIX e o início ocorreu junto à colonização. Alguns relatos históricos contam que os responsáveis pela disseminação do esporte no país foram os ingleses e também os franceses.

Os imigrantes mostraram o esporte para os colonos portugueses que estavam instalados nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Desde então, o número de adeptos cresceu bastante e, como divulgado pela ITF, cerca de 2 milhões de brasileiros o praticam, sendo que, aproximadamente, 33 mil possuem registro na federação como atletas profissionais.

Principais atletas do Tênis

Ex-tenista Gustavo Kuerten
Ex-tenista Gustavo Kuerten rolandgarros.com

O tênis de quadra conta com muitos atletas que apresentam um ótimo desempenho em quadra. É possível listar vários que fizeram história dentro do esporte, como o brasileiro Gustavo Kuerten, conhecido também como Guga.

Ele é considerado o maior tenista masculino do Brasil e esteve entre os melhores do mundo quando estava em atividade, sendo condecorado com posição no Hall da Fama da Associação de Tenistas Profissionais (ATP).

Mulheres que marcaram a história do tênis feminino

  • Maria Esther Bueno

Maria Esther Bueno
ge.globo.com – Maria Esther Bueno durante bate-bola no Rio Open, em 2014 — Foto: Reprodução

Quando se fala em tenista brasileira, não podemos esquecer de Maria Esther Bueno, pois ela foi a responsável por colocar o tênis brasileiro no mapa mundial do esporte.

Ela é considerada a maior tenista brasileira de todos os tempos, tendo a sua carreira construída nas décadas de 50, 60 e 70. Em 1959, ela conseguiu atingir a primeira colocação do ranking mundial, conquistando 19 títulos de Grand Slams.

Beatriz Haddad
ge.globlo.com – Bia Haddad tenta voltar ao top 100 da WTA — Foto: Divulgação / Porto Open

Também representando o tênis feminino temos a jogadora Bia Haddad, sendo a primeira brasileira em 31 anos a chegar nas oitavas de um WTA 1000, vencendo a Pliskova, tenista profissional checa.

Ela conseguiu atingir, durante a sua trajetória, a 15ª posição do ranking de tênis da ITF e também foi, por duas vezes, vice-campeã de duplas do Torneio de Roland Garros.

Olimpíada 2020 – Tóquio

Luisa Stefani e Laura Pigossi
uol.com.br – Laura Pigossi e Luisa Stefani levaram o bronze em Tóquio – Imagem: Júlio César Guimarães/COB

Durante as olimpíadas de Tokyo 2020, que ocorreu em 2021, tivemos uma dupla feminina que foi destaque e que também merece estar entre as principais jogadoras.

Luisa Stefani e Laura Pigossi conquistaram a primeira medalha olímpica do Brasil no tênis. Elas venceram a dupla russa Elena Vesnina e Veronika Kudermetova em uma virada histórica, conquistando o bronze.

Ranking ATP masculino

É bom ressaltar que a ATP atualiza o ranking todas as segundas-feiras, indicando os melhores tenistas do mundo. Dessa forma, reunimos mais alguns atletas que estão na lista e que são vistos como os melhores da atualidade.

Vamos começar falando de alguns atletas que compõem o ranking ATP masculino:

  • Novak Djokovic

Novak Djokovic
ge.globo.com – Foto: Clive Brunskill / Getty Images

Novak é um tenista sérvio e começou a praticar tênis aos 16 anos de idade, somando muitas vitórias ao longo da sua carreira dentro do esporte. Ele está em primeiro lugar no ranking ATP masculino, sendo o tenista que ocupou a primeira posição por mais tempo. Além disso, ele também é o maior vencedor de torneios ATP 1000, acumulando 37 vitórias.

  • Rafael Nadal

  • Rafael Nadal
    revistatenis.uol.com.br – Rafael Nadal

    Conhecido como o rei do saibro, Rafael Nadal também fez história no tênis de quadra. Alguns especialistas o consideram como o melhor jogador da história, pois o jogador, com apenas 17 anos de idade, conseguiu derrotar o número 1 do mundo, Roger Federer no Masters 1000 de Miami. Ele está ocupando, atualmente, a sexta posição do ranking ATP e já foi campeão 13 vezes o Grand Slam Roland Garros (dados de 2021).

    Roger Federer em partida em Wimbledon
    cnnbrasil.com.br – Roger Federer durante partida em Wimbledon – REUTERS

    Roger é um marco na história do tênis devido à sua habilidade e também pelas vitórias conquistadas, sendo o maior vencedor de torneios Grand Slam (conquista compartilhada com Djokovic e Nadal em 2021). Ele começou a praticar tênis aos 8 anos de idade, mas somente em 1998 se tornou profissional. Considerado o jogador mais completo de todos os tempos, Roger, hoje, no momento da publicação deste post, ocupa a 16° posição do ranking ATP.

    Quais os equipamentos utilizados no jogo de Tênis?

    Como qualquer outro esporte, para jogar o tênis de quadra, os jogadores precisam estar munidos de alguns equipamentos. Nesse caso, os principais são: raquete de tênis e bola. Vamos entender um pouco melhor:

    • Raquete de tênis

    As raquetes de tênis são elementos indispensáveis durante os jogos. Elas são utilizadas pelos jogadores para que os golpes e rebatidas aconteçam. Desse modo, é indispensável que a escolha seja feita com cautela e direcionada para o nível e objetivo do esportista durante as partidas.

    Hoje em dia, existem diversos tipos de materiais e tecnologias que são usadas para a fabricação das raquetes. Assim, os múltiplos modelos criados conseguem atender desde jogadores iniciantes até os profissionais.

    Ao escolher, o jogador deve ficar atento ao peso, material utilizado e também nas dimensões, pois essas são as características que farão a diferença durante a utilização.

  • Bolinha de tênis

  • Photo by Ben Hershey on Unsplash

    A bolinha de tênis é o elemento que deve ser controlado durante os jogos. De um modo geral, elas são feitas de borracha e apresentam um revestimento de feltro. Essas características fazem com que ela tenha uma trajetória mais precisa durante as realizações dos golpes.

    É claro que assim como as raquetes, hoje em dia, as bolas de tênis podem ser feitas de materiais diversos, além do uso de algumas tecnologias que aumentam ainda mais a precisão e a sua resistência. O desenvolvimento de novas formas de fabricação que aumentam a durabilidade da bolinha está ligado ao fato delas sofrerem deformações durante os jogos. Por isso, cada vez mais são utilizadas novas tecnologias e materiais que fazem com que elas durem mais, diminuindo a troca.

    Como é uma quadra de Tênis?

    Photo by Tim Chow on Unsplash

    As quadras de tênis, em geral, apresentam um tamanho único, porém, ele pode ser modificado em razão da modalidade escolhida para o jogo (Simples ou dupla). Além disso, também existem diferentes pisos e cada um deles com características individuais que podem influenciar o jogo.

    Abaixo estão mais detalhes sobre as medidas, tipos de quadra de tênis e detalhes dos elementos que as compõem:

    • Medidas

      Como falado, as dimensões das quadras de tênis dependem do tipo de jogo. Nas partidas simples ou individuais, as medidas são: 23,77 metros de comprimento por 8,23 metros de largura.

      Agora, as medidas oficiais para jogos em duplas são: 23,77 metros de comprimento por 10,97 metros de largura. Vale lembrar que essas medidas representam o espaço interno e jogável. Quando alguém decide construir uma quadra de tênis, é preciso que se tenha uma margem de segurança, sendo indicado que o terreno tenha, no mínimo, 36 metros de comprimento por 18 metros de altura.

    • Tipos de quadra de tênis

      Uma vantagem do esporte é que ele pode ser jogado em diferentes tipos de quadra. Isso faz com que os jogadores com habilidades diversas possam aproveitar para encontrar a quadra ideal para o seu tipo e nível de jogo. Dentro do circuito profissional, os principais tipos são: saibro, asfalto, grama e de carpete.

      As quadras de grama estão cada vez menos sendo utilizadas, pois a manutenção é complicada e demanda tempo e dinheiro.

    • Materiais que compõem a quadra

      Para que o jogo aconteça, alguns elementos devem estar presentes na quadra, como a rede, os postes e os cabos de suspensão. Eles também apresentam medidas oficiais, como podemos ver a seguir:

      • A rede que separa a quadra deve ter 0,914m;

      • Altura dos postes: 1,07m

      • Diâmetro máximo do cabo que suspende a rede: 0,8cm

      • A alça central apresenta largura máxima de 5 cm

    A Raquete de Tênis e seus tipos

    O avanço da tecnologia e a utilização de novos materiais na fabricação das raquetes faz com que o jogador tenha muitas opções na hora de definir a raquete de tênis ideal. Existem materiais e tecnologias próprias para iniciantes, intermediários, avançados e profissionais.

    Conheça os tipos mais comuns da atualidade:

    • Raquetes de alumínio

      As raquetes de alumínio apresentam um peso menor e então elas são indicadas para crianças que estão iniciando no esporte. Por serem leves, essas raquetes facilitam que a criança a manuseie e aprenda a realizar os golpes.

      Uma outra característica importante dessas raquetes é a resistência. Os pequenos acabam deixando a raquete cair no chão com mais frequência e por isso elas precisam suportar esses impactos.

    • Raquetes de alumínio e grafite

      Também existem raquetes que apresentam alumínio e grafite em sua composição. A junção desses materiais também proporciona uma alta resistência, mas já com um peso um pouco mais elevado. A indicação é que elas sejam utilizadas por jogadores iniciantes e intermediários.

    • Raquetes de grafite

      Este tipo de raquete é muito utilizado por adolescentes que já estão avançados no esporte e também por adultos iniciantes. Elas ainda são leves, como as citadas anteriormente, mas costumam apresentar um diâmetro maior e uma boa absorção dos impactos causados pela bola durante as rebatidas.

      Para este nível de jogador, as raquetes que são compostas de fibras de carbono também são indicadas, pois elas seguem o mesmo padrão das de grafite.

    • Raquetes de performance

      As raquetes de tênis de performance são indicadas para os jogadores avançados e profissionais. Elas são de alta qualidade e também são dotadas de uma elevada resistência.

      Grande parte delas são feitas a partir da mistura de alguns materiais, tais como: grafite, titânico, kevlar e até fibra de vidro. Existem diversos modelos, com pesos e medidas distintas, a definição deve partir do nível do jogador e também sobre o tipo de jogo que o tenista deseja realizar.

    LEIA MAIS:

    Como jogar o Tênis?

    O primeiro passo para jogar tênis é conhecer o esporte e identificar se há interesse em praticá-lo. É um esporte que exige um bom condicionamento físico, além de habilidades com as mãos e pés.

    Tendo a certeza de que se queira jogar tênis, é preciso procurar uma quadra para iniciar os treinos. Não se preocupe em comprar os equipamentos básicos para o jogo, como a raquete de tênis e a bolinha, porque os professores costumam emprestar este tipo de equipamento para quem está começando.

    Quando for o momento, o jogador deve ter em mente que a escolha da raquete é uma etapa importante, pois ela será a sua extensão durante o jogo, então é preciso fazer uma busca e encontrar aquela que seja ideal para o nível em que o tenista se encontra.

    Deve-se ter também o vestuário adequado para o jogo. Muitas marcas já se especializaram na confecção dessas peças, então não é difícil encontrar shorts, camisetas e demais acessórios que dão conforto e proteção ao tenista.

    Por fim, será necessário encontrar um adversário para que as partidas aconteçam. Muitos clubes têm grupos de pessoas que praticam o esporte e sempre estão em busca de mais pessoas para que os adversários variem.

    Vamos para a prática!

    Abaixo estão dicas de posicionamento, de como segurar a raquete, as regras básicas e também outros detalhes importantes que serão úteis para quem quer iniciar ou se aperfeiçoar no esporte.

    Como se posicionar?

    Photo by Chino Rocha on Unsplash

    No tênis de quadra, saber se posicionar é tão importante quanto aprender a dar golpes precisos. As posições são fundamentais para que o jogador consiga se desenvolver durante a partida e ainda ajuda a diminuir as chances de erro.

    Para entender melhor, vamos dividir os posicionamentos em três fases que ocorrem durante o jogo: saque, devolução e troca de bola. Veja:

    • Durante o saque

    Photo by Moises Alex on Unsplash

    Em jogos simples ou individuais, o ideal é que o jogador se posicione mais próximo do centro da quadra para realizar o saque. Dessa forma, a quadra não fica tão aberta, aumentando a vantagem em relação à devolução da bola.

    Nos jogos de dupla a história muda. Como temos o apoio de mais um jogador, o saque pode ser um pouco mais aberto e próximo das linhas laterais. Além disso, a quadra é maior, o que possibilita o jogador escolher essa posição ao sacar.

  • Devolução da bola

    Durante a devolução da bola, é preferível que o jogador assuma diferentes posições e a escolha vai depender do seu estilo de jogo e também do adversário. O ideal é que o jogador se posicione em dois pontos extremos que o sacador pode mandar a bolinha.

    Existem alguns jogadores que ainda têm dificuldades de rebater a bolinha pelo lado esquerdo. Nesse caso, é aconselhável que a posição de receber o saque penda para o lado esquerdo.

    Caso o tipo de jogo do adversário seja desconhecido, é importante que o tenista faça uma análise e identifique um padrão de saque, para então definir a sua posição.

  • Troca de bola

    Em primeiro lugar, grande parte dos especialistas orientam que os jogadores fiquem atrás da linha de base. Estar neste local impedirá que a bola venha diretamente no pé do jogador.

    Durante o jogo, as posições para a troca de bola vão mudar de acordo com os acontecimentos da partida, por exemplo: em uma bola cruzada o indicado é fechar a quadra do mesmo lado da bola.

    Agora, ao bater uma paralela, o fechamento deve ser feito pelo lado oposto, ou seja, paralela de direita, fechamento de esquerda e vice-versa.

  • Como segurar a raquete?

    O modo de segurar a raquete é chamado de empunhadura. Cada golpe pede que o jogador segure a raquete de tênis de uma maneira, então é importante conhecer as formas de segurar para que os golpes saiam de acordo com o esperado.

    Antes de conhecer um pouco mais sobre a empunhadura, é sempre bom lembrar que o jogador não deve apertar com tanta força o grip da raquete.

    Vamos entender um pouco mais:

    • Continental

      Este tipo de empunhadura é a base para a realização de quase todos os golpes. Com a raquete perpendicular ao solo, o jogador deve pegar no grip como se estivesse segurando um martelo, onde o dedo indicador deve ficar afastado dos demais.

    • Eastern Forehand

      Sabendo que o grip é composto por oito faces, o Eastern Forehand acontece quando o jogador encosta a jarrete do dedo indicador (região da palma da mão abaixo do dedo indicador) na face 3 do grip.

      Geralmente, os golpes são mais fortes, porém com um controle menor, fazendo com que a bola vá mais rente à rede.

    • Semi-western Forehand

      Neste caso, a jarrete do dedo indicador deve ficar na face 4 do grip da raquete. Esta forma de segurar a raquete é ideal para dar mais efeito topspin, além de proporcionar mais controle ao jogador.

    • Western Forehand

      Os jogadores profissionais utilizam bastante o Wstern Forehand, porque a empunhadura deixa os golpes mais alinhados, precisos e fortes. A jarrete do dedo indicador deve estar em contato com a posição cinco do grip.

    • Easter Backhand

      Este é um modo versátil de segurar a raquete, dando também estabilidade para o pulso. Ela facilita o slice, porém, não atende bem o topspin em bolas que estão na altura dos ombros.

      A posição é feita colocando a raquete perpendicular ao solo de forma lateral, sendo que a jarrete do dedo indicador deve ficar na face um do grip.

    • Semi-western backhand

      Os jogadores usam esta empunhadura para receber bolas altas com o objetivo de retorno com efeito topspin. Ela também deve ser posicionada perpendicularmente ao solo de forma lateral, com a jarrete do dedo indicador na face oito do grip.

    • Two-handed forehand

      Indicado para os jogadores que ainda não conseguem bater a bola com uma potência elevada. Assim, utiliza-se as duas mãos para intensificar e aumentar a força do golpe.

      O jogador segura a raquete com as duas mãos, sendo que cada uma segue uma empunhadura. A mão dominante seguirá o padrão Continental e outra o Semi-western de forehand, explicados anteriormente.

    SABIA MAIS:

    Quais as regras do Tênis de quadra?

    Regras do tênis de quadra
    Photo by Toa Heftiba on Unsplash

    Um jogo de tênis de quadra padrão é dividido em 3 ou 5 sets, sendo que a vitória acontece quando um dos dois jogadores consegue ter uma diferença de 2 games de vantagem sobre o adversário.

    Os games, por sua vez, são disputados por pontos que são contados seguindo a sequência de 0, 15, 30 e 40. Caso o jogo empate em 40 a 40, os jogadores continuam a disputa até um dos jogadores fazer dois pontos seguidos.

    O Tie Break acontece quando o jogo apresenta empates de 5 a 5 games durante o set. O jogo continua e o primeiro a fazer 7 pontos ou mais é o vencedor, porém, não se deve esquecer que a vitória só acontece quando um jogador chegar nessa pontuação com dois pontos de diferença.

    Vamos compreender um pouco mais, entendendo as regras do saque e das linhas:

    • Saque

    Cada jogador ou dupla tem o direito ao saque durante todo o game, ou seja, o adversário deverá esperar o game acabar para ter o direito de sacar.

    Cada saque é chamado de serviço e o tenista tem duas chances para acertá-lo. Caso ele erre os dois, acontece o que se chama de dupla falta e o ponto vai para o adversário.

  • Linhas

  • Os quadrados menores e que estão próximos à rede são as áreas de saque. Dessa forma, o sacador deve mandar a bolinha nessa área para que o saque seja válido. Nos jogos simples, os quadrados de trás são considerados área de jogo e as laterais são os corredores que são considerados “bola fora”, quando ela toca este espaço.

    Em jogos de dupla, esses corredores passam a valer, então se a bola tocar o piso nessa região, ela será uma bola válida.

    Vocabulário usado no tênis

    Como em outros esportes, o tênis de quadra também apresenta termos próprios. Conhecê-los é importante para que o tenista entenda os jogos e também consiga aprender ainda mais durante as aulas de tênis.

    Veja os principais termos usados no tênis e seus significados:

    • Ace:

      quando o sacador realizar um saque e o adversário não consegue rebater a bola;

    • Break:

      representa o game conquistado pelo adversário que recebeu o saque;

    • Aproximação ou Approach:

      quando o jogador executa vários golpes, em sequência, enquanto se aproxima da rede.

    • Winner:

      quando o tenista consegue realizar um ponto sem que o adversário consiga alcançar a bolinha.

    • Deuce ou Iguais:

      quando os dois jogadores estão com a pontuação 40 – 40.

    • Hold:

      é falado quando se ganha o jogo de serviço.

    • Drive:

      acontece quando o tenista realiza um golpe estando no fundo da quadra.

    Principais Jogadas

    Jogadas de Tênis
    Photo by Zoë Reeve on Unsplash

    As principais jogadas do tênis são aquelas que auxiliam o jogador em direção à vitória. O esporte apresenta inúmeros golpes, mas alguns são mais usados ou apresentam uma dificuldade maior de serem executados e então são considerados os principais para o esporte. Confira:

    • Lob: Conhecido como o golpe de defesa do tênis. Nesse caso, o tenista realiza uma movimentação de defesa na tentativa de encobrir o adversário que está próximo à rede. Assim, a bola é jogada para o fundo da quadra.
    • Smash: Este golpe é visto como uma resposta certeira ao Lob, explicado anteriormente. O jogador, ao receber a bola alta, devolve ao adversário de forma forte. Este golpe é bastante semelhante ao corte do vôlei.
    • Drop Shot: Também conhecido como “deixadinha”, este golpe é realizado com o objetivo de jogar a bola na quadra adversária o mais próximo possível da rede. Ele é indicado para quando o adversário estiver no fundo da quadra.
    • Voleio: O voleio, geralmente, acontece quando o tenista está bem próximo da quadra e rebate a bola antes dela tocar o piso da quadra. É uma forma de pressionar o adversário, fazendo com que ele fique com pouco espaço para ter alguma reação.
    • Slice: Com a raquete em posição próxima da horizontal, o jogador realiza uma movimentação de corte ao receber a bolinha que, por sua vez, volta para o adversário com um efeito flutuante, diminuindo a velocidade do jogo.
    • Forehand: Este golpe também é conhecido como “direita”. O golpe é dado com a parte da frente da mão. É uma jogada que proporciona uma rebatida forte, pois a empunhadura faz com que o jogador consiga colocar mais potência ao tocar na bolinha.
    • Backhand: Ele também é chamado de “esquerda” e é realizado com as costas da mão virada para frente. O interessante é que ele pode ser executado tanto com uma mão quanto com as duas, sendo o segundo mais fácil de ser executado.

    O recomendado é que o golpe seja executado com os braços próximos ao corpo, para manter a precisão, seguindo de baixo para cima durante a execução do golpe.

    Também chamado de “revés”, o backhand é um golpe que exige técnica e precisão.

    Quais são os benefícios do Tênis?

    O tênis de quadra é um esporte completo e pode trazer inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente. Os jogadores que praticam o esporte há algum tempo relatam uma melhora no condicionamento físico e até na respiração.

    Além disso, a coordenação motora e a flexibilidade também aumentam. Os golpes realizados e as movimentações dentro de quadra fazem com que o esportista desenvolva bastante os seus movimentos.

    O esporte também é recomendado para aqueles que buscam queimar calorias, pois uma hora de jogo pode fazer com que se perca cerca de 420 calorias. Por fim, a prática do esporte ajuda na saúde mental, pois os jogadores acabam fazendo novas amizades e a superação dos desafios aumentam a autoestima e a confiança.

    Como funciona a aula?

    A aula de tênis vai variar de acordo com o nível do jogador. Para os iniciantes, o professor fará com que ele tenha o primeiro contato com o esporte, conhecendo algumas características da raquete, regras do jogo e dimensões da quadra.

    Com o passar do tempo, o aluno vai adquirindo mais habilidade e então o professor começa a ensinar a realizar golpes, posições em quadra e também sobre a empunhadura.

    Para os jogadores mais avançados, as aulas são voltadas para o treino de jogo e também para o aprimoramento dos golpes. O professor também pode realizar aulas em conjunto com outros jogadores, para que os dois possam aprender melhor sobre a dinâmica do jogo.

    Existe também o método consagrado Play&Stay que utiliza bolas com pressão inferior à da bola amarela para facilitar os movimentos e golpes, estimulando o aprendizado. Neste método as quadras também tem tamanhos menores para aprimoramento do jogo.

    Quem não pode praticar?

    O tênis é um esporte bastante acessível e é indicado para quase todo mundo. É claro que o ideal é que o jogador consulte um médico caso tenha algum problema que impeça a movimentação.

    Somente um profissional habilitado poderá informar precisamente se a prática é indicada. Mas, de um modo geral, o tênis é democrático e apresenta diversas formas de adaptação que fazem com que todos possam se divertir.

    Algumas boas práticas podem ajudar o desempenho, como alimentação e alongamento. Assim, quem apresenta alguma limitação pode vencer este obstáculo e começar a treinar.

    Como devo me alimentar?

    O ideal é que o tenista consulte um nutricionista para que ele monte uma dieta adequada para ser consumida antes e depois dos jogos.

    Muitos profissionais indicam uma dieta rica em carboidratos de boa qualidade, juntamente com uma pequena porção de proteínas. Essa refeição deve ser feita, quando possível, entre 2 e 3 horas antes do jogo.

    Após o jogo, o certo é que o corpo renove as reservas de glicogênio nos músculos e também no fígado, então um lanche rico em proteínas 30 minutos depois do jogo pode ajudar. Lembrando mais uma vez que cada corpo reage de uma forma, então somente um profissional habilitado poderá indicar a alimentação correta.

    VEJA TAMBÉM:

    Como devo me alongar?

    O alongamento é uma forma de preservar os músculos. Alguns estudos indicam que ele deve ser feito após a realização do exercício, prevenindo encurtamentos musculares e também as dores que podem surgir.

    O mais conhecido é o alongamento estático, onde o músculo deve ser segurado, estirado, por cerca de 40 segundos. Mas também existe o alongamento dinâmico em que o tenista promove o estiramento e relaxamento das fibras musculares por 10 a 15 repetições.

    SABIA MAIS: Fascite plantar: características, prevenção e tratamento

    Itens Essenciais que todos os jogadores precisam ter

    Produtos para tênis
    Photo by Teo Zac on Unsplash

    Além da bolinha e da raquete, existem outros itens essenciais que ajudam o jogador a manter o bom desempenho e a jogar tênis com mais conforto e segurança. Veja os principais:

    • Vestuário

      A roupa escolhida para jogar deve ser leve e de preferência feita com tecidos que não façam com que o suor seja acumulado. Para as tenistas, existe a opção de utilizar saias, ajudando na movimentação.

      No caso dos homens, os shorts e bermudas (com bolsos para carregar as bolinhas durante o jogo!) também precisam ser leves para que os movimentos não tenham obstáculos. Existem muitas marcas e modelos exclusivos para tenistas.

    • Calçados

      Os calçados também devem ser escolhidos com muito cuidado. O indicado é que sejam tênis que apresentem amortecimento concentrado nos pés e que tenham barras de anti-torção e solado com ranhuras específicas.

      Hoje em dia, é fácil encontrar modelos que apresentem materiais próprios para suportar as partidas, sendo compostos, em muitos casos, de borrachas diferenciadas que aumentam a resistência do calçado.

    • Calçados para saibro

      A quadra de saibro é composta por argila, terra e uma fina camada de pó de tijolo. Isso faz com que os calçados tenham que ter características especiais para que o jogador não diminua seu desempenho.

      É importante que os tênis apresentem um solado com ranhuras e borrachas específicas para este solo. Além disso, é indicado um sapato com o design mais baixo, escamado, para não acumular material arenoso da quadra e um solado aberto, mais profundo e plano.

    • Acessórios

      Os acessórios são ótimas peças para garantir a jogabilidade. Entre os acessórios mais procurados estão: cushion grips, overgrip, antivibrador e a munhequeira.

    • Cushion Grips

      Ele é uma fita sintética que envolve o cabo, imitando o couro natural existente na raquete de tênis. É um acessório indispensável para que o jogador mantenha a firmeza e o controle da raquete.

    • Overgrip

      O overgrip é uma película aplicada sobre o cushion grip, tendo a função de absorver a umidade e o suor. Isso faz com que a aderência da raquete com as mãos seja aumentada, dando mais conforto ao jogador.

      As munhequeiras protegem o pulso dos tenistas contra as distensões e ainda impedem que o suor do braço chegue até as mãos.

      Os antivibradores são peças de borracha que são adicionadas às cordas, diminuindo a vibração durante as rebatidas. Ela proporciona um aumento da segurança e controle sobre a bola.

    VEJA TAMBÉM:

    0 0 votes
    Article Rating
    Subscribe
    Notificação de
    guest

    0 Comentários
    Inline Feedbacks
    View all comments