O tênis para saibro e suas características

0
4627
tenis_para_saibro

O tênis é um esporte que pode ser praticado em quadras de diferentes superfícies, e são elas a Clay Court ou Saibro, a Grama, a Piso duro ou hard court e a Piso indoor ou liso. Cada uma delas possui certas especificidades que demandam do atleta estratégias e técnicas que se adaptam melhor ao terreno, assim como também requerem um calçado que tenha características vantajosas para o piso em questão.

O tênis para saibro é um exemplo dessa peculiaridade. Não é apenas necessário criticidade na escolha de uma roupa confortável e leve para praticar uma atividade física com qualidade, mas também é importante estar atento ao sapato ideal. Aquele tênis que melhor se adeque ao esporte de sua preferência, a superfície onde ocorrerá a prática, e características ortopédicas pessoais.

tenis_para_saibro

A quadra de saibro:

As quadras de saibro (Clay court) são as mais populares entre os tenistas brasileiros. Em academias, clubes, ou onde ocorram aulas de tênis por todo o Brasil, é mais comum notarmos a recorrência de quadras de saibro.  Elas são preparadas com pedras, areia e argila, colocadas em diversas camadas de terra batida e finalizadas com pó de tijolo ou telha.

O saibro é o pó da telha, ele auxilia no nivelamento da quadra mantendo-a mais lisa. Quando o terreno está muito seco é natural que ocorra a formação de montes de saibro por toda a superfície da quadra, eles podem prejudicar o tenista, pois quando a bola entra em contato com o solo ela muda de direção. Entretanto, o atleta que joga tênis em quadras de saibro, certamente, tem domínio de técnicas e são hábeis para lidar com essa adversidade.

Quando a quadra está úmida o pó de telha é absorvido, acabando com a ocorrência de moinhos, e deixando o terreno ainda mais liso.

As quadras de saibro são consideradas mais lentas devido ao atrito causado pelo pó de telha, que também é responsável por deixá-la mais macia; possibilitar uma boa absorção de impactos; e, consequentemente, uma melhor qualidade no exercício, ao prevenir a ocorrência de lesões nas articulações.

A principal diferença entre as quadras de tênis (Saibro, Grama e Lisonda) está diretamente relacionada a reação da bola ao atrito com cada superfície. Quando ela quica em uma quadra de saibro, por exemplo, a bola levantará mais devagar e mais alta do que em superfícies de piso. Outra distinção dá-se pela maior absorção de impacto físico, em decorrência da maciez do solo provocada pelo terreno arenoso. 

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 


As principais, e mais importantes, características de um tênis para praticar tênis.

O amortecimento do tênis:

O tenista concentra o amortecimento na ponta dos pés para garantir uma melhor agilidade durante uma partida. Entretanto, os tênis no geral concentram o amortecimento no calcanhar. Deste modo, os tênis que possuem amortecimentos na ponta dos pés e calcanhar, de maneira integral, são os mais indicados para o esporte.

Um solado com ranhuras:

O solado dos tênis para jogar tênis são mais pesados que os solados dos outros modelos existentes, isso se dá para facilitar a movimentação brusca em quadra, responsável por garantir um efeito anti-torsão, sem agredir a mobilidade do pé.

As borrachas:

As borrachas são de modelos específicos para os diferentes terrenos, e são responsáveis por garantir maior resistência e maciez no impacto com o solo.

O dispositivo anti-impacto:

Importante para conter grandes impactos, esse dispositivo é necessário na sola de tênis feitos especificamente para jogar tênis. A validade desse sistema é de aproximadamente um (1) ano, mas pode também depender da frequência de uso do tênis. 

O tênis para saibro:

Dentre todas as características citadas acerca dos tênis para praticar tênis, ainda existem especificidades que os distinguiram a depender de qual será a superfície em que a prática do esporte se dará. Seja ela Clay Court ou Saibro, a Grama, a Piso duro ou hard court e a Piso indoor ou liso.

O tênis ideal para a quadra de Saibro ou Clay Court, que tem em sua base um terreno mais arenoso, exige um sapato com o design mais baixo, que tenha um solado mais aberto,  mais profundo e plano.

Essas particularidades possibilita que o jogador deslize pela quadra, evitando paradas súbitas, que podem ser perigosas para o atleta. Além disso, o saibro tem maior capacidade de absorver os impactos do que as quadras sintéticas e de grama, sendo responsável por evitar lesões nos membros inferiores.

Os tênis para saibro são feitos com materiais sintéticos e é uma característica importante que eles sejam mais leves do que os demais modelos do mesmo esporte. E, embora seja comum que tenham uma menor durabilidade devido à delicadeza do material, as quadras de saibro não desgastam os sapatos, garantindo uma vida útil maior ao tênis.

As solas dos tênis para saibro também possuem uma outra característica importante, elas são projetadas para que não ocorra acúmulo do material arenoso da quadra, e de pequenas pedras. Esses resíduos podem comprometer o desempenho e a tração do tênis no solo, comprometendo o desempenho e a segurança. Por isso, seu design “escamado” possibilita que o tenista deslize pela quadra, que por si só já é mais lisa.

Veja abaixo as diferenças do formato de um tênis All Court e de Saibro:

Considerações sobre o tênis para saibro

Existem modelos de tênis para jogar tênis que são confeccionadas para se adaptar a todas as opções de terrenos, porém, ao escolher um tênis para saibro, exclusivamente para praticar a atividade desportiva no terreno de saibro,o sucesso da performance em quadra será melhor do que com as demais opções de tênis.

Enfim, no decorrer deste texto tornou-se notável a importância de escolher o tênis correto quando o esporte da vez for o tênis. 

A distinção entre as superfícies da quadra é uma característica que proporciona divergências extremas na execução dos movimentos durante a prática do esporte, se for exercido com um calçado que não foi devidamente projetado para aquele tipo específico de terreno as consequências podem ser graves. Desde dificuldades para se locomover durante uma partida de tênis, até a possibilidade de provocar graves lesões. 

A saúde sempre em primeiro lugar, e esporte é saúde, principalmente se atrelado a responsabilidade e informação.

Sugestão de tênis para saibro

Apesar do saibro ser a superfície mais comum das quadras brasileiras, os tênis para este tipo de quadra são menos comuns do que os All Court (para todas as quadras). Ao buscar um tênis para saibro atente-se ao termo “Clay” que deve estar presente no nome do produto. Veja também se a sola tem a característica citada anteriormente neste post, com formato “escamado”.

Como sugestão de tênis para saibro podemos citar o tênis ASICS Resolution 8 Clay e o ASICS Dedicate 6 Clay ambos lançados em 2020. Você pode conferir esses produtos na nossa loja. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments