Bolas de tênis: principais tipos, marcas e modelos

8
6203
Bola de tênis marcas e modelos

Por mais que pareçam iguais, as bolas de tênis são encontradas em diferentes tipos e características que influenciam diretamente o desempenho do jogador. Estas diferenças vão de acordo com o fabricante e levam em consideração o nível profissional do atleta de tênis, assim como o tipo de pavimento da quadra utilizada (cimento, saibro ou grama).

Veremos a seguir mais detalhes sobre a fabricação, como são vendidas, a padronização imposta pela ITF, as cores e quais são as marcas e os tipos de bolinhas recomendadas para cada nível de proficiência no esporte. 

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Como as bolinhas de tênis são fabricadas?

Nosso primeiro post do blog foi justamente sobre esse assunto e se você tiver curiosidade de se aprofundar sobre o tema, acesse o post: Bolas de Tênis: Fabricação, material, curiosidades e regras da ITF

Em primeiro lugar, para se chegar ao formato esférico, são utilizadas duas peças côncavas de borracha. Porém, quando a bolinha for de pressão, é colocada uma pastilha de nitrogênio no meio das duas metades e então é feita a colagem usando uma cola especial. 

O reforço na união das duas metades é realizado por um processo de vulcanização que consiste na fusão das peças por processo de aquecimento a 200º. Isto vai garantir que as duas metades jamais se separem. 

A parte externa da bolinha é coberta por feltro, tecido constituído por nylon e lã. Duas peças de feltro são coladas com uma massa branca e posteriormente a bola passa por mais uma vulcanização para garantir a aderência total do material. 

Composição bola de tênis

A finalização do processo é a embalagem das bolinhas em tubos selados e sob uma pressão de aproximadamente 2 atmosferas. Isto é feito para aumentar a vida útil da bolinha evitando perda de pressão interna o que influencia no quique e na velocidade da mesma. 

Estas bolas de tênis pressurizadas são tradicionalmente encontradas em embalagens de 3 unidades. Para aqueles praticantes que preferem ter um maior número de bolinhas disponíveis durante uma partida, existem também embalagens contendo 4 unidades.  

Também é possível encontrar um tipo de bolinha de núcleo sólido. Este tipo de bola possui um núcleo firme e são bem mais duráveis que as tradicionais bolinhas pressurizadas. Por não necessitarem de embalagem a vácuo, elas podem ser encontradas acondicionadas em bolsas ou redes. A desvantagem deste tipo de bolinha é que o feltro se desgasta consideravelmente mais rápido 

Tipos de bolinhas de tênis e a importância do padrão da ITF

As bolinhas de tênis seguem regras específicas e formuladas pela ITF em sua fabricação e devem ter o selo da entidade na embalagem para sua devida comercialização. Estas especificações são referentes ao diâmetro (entre 6,54cm 6,86cm), peso (56,0g a 59,4g) e altura do quique (de 147 a 135cm do chão). 

Característica de uma bolinha de tênis

Tais aspectos influenciam diretamente o desempenho da bolinha na quadra e podem variar de acordo com a marca, desde que estejam dentro dos parâmetros estabelecidos pela ITF.  

Padrão de cores: contexto histórico e funcionalidade

Nos primórdios do esporte, as bolinhas de tênis eram muito diferentes, sendo fabricadas com materiais peculiares como lã e cortiça antes de finalmente serem feitas de borracha. As cores eram pretas ou brancas e na década de 70, convencionou-se a fabricação na cor neon. Isto se deu pelo início da era das transmissões televisivas de eventos esportivos e teve a ver diretamente com a exibição da bolinha de tênis pelos telespectadores. 

Ainda na década de 70, a federação internacional de tênis estabeleceu a cor padrão da fabricação das bolinhas de tênis na cor amarela, onde a ITF a denominou “Optic Yellow”. 

Existem também outras variedades de cores das bolas de tênis e essa diferenciação de tonalidades é utilizada em treinamentos de crianças e iniciantes do esporte.  Vamos conhecer um pouco mais:

  • A bolinha de tênis vermelha é utilizada para aulas de tênis de crianças a partir dos seis anos de idade e também adultos iniciantes. Feita de borracha, ela se assemelha às proporções da bolinha de tênis tradicional, porém é mais lenta e mais macia, tendo uma compressão de 25% em relação à bolinha amarela. 
  • Por sua vez, as bolinhas de tênis laranja são indicadas para praticantes com um nível intermediário de desempenho. Também confeccionada com borracha, ela é mais lenta e possui um quique menor tendo as mesmas dimensões da bolinha tradicional, porém com uma compressão 50% menor. 
  • A última tonalidade diferente de bolinha de tênis é a verde, indicada para praticantes com desempenho avançado. Também é encontrada nas mesmas proporções e materiais da bolinha tradicional, com a diferença de compressão que gira em torno de 75% em relação ao padrão estabelecido. 
Infográfico com informações sobre o método play and stay da itf

Se você quer saber mais sobre as características das bolinhas coloridas e também sobre o método Play & Stay, leia esse post do blog.

Conheça as principais marcas de bolas de tênis do mercado

Existem no mercado vários tipos de bolinhas de tênis, de diferentes marcas. Elas variam de preço, qualidade e são indicadas de acordo com o desempenho do praticante, assim como o pavimento de quadra utilizado. Confira a seguir as marcas de bolinhas certificadas pela ITF e descubra também algumas indicações de uso.

Bolas de Tênis de Entrada

As bolinhas de tênis desta categoria são indicadas para iniciantes no esporte e possuem um preço menor . O feltro é mais fino, resultando em um tempo de vida menor para a bolinha na maioria dos casos. Porém, são bolas utilizadas para aulas de tênis, drills e treinamentos.

Confira nossas indicações de marcas de bolinhas de tênis de entrada: 

Head Master e Head Team:

Fabricadas pela empresa austríaca Head, estas bolas de tênis possuem um tempo de vida considerado bom. É ideal para partidas informais e para quem busca não gastar muito. São confeccionadas com feltro tradicional e têm uma boa qualidade de costura. 

Já fizemos um post sobre essas bolas aqui no blog. Leia mais aqui.

Bolas de tênis head master e head team, veja a diferenca

Babolat First:

Bola de tênis indicada para uso em qualquer tipo de piso e também é opção para iniciantes, sobretudo pelo preço. Tem em sua composição borracha de alta flexibilidade, além de um alto nível de pressão. Não é indicada para quem está acostumado bom bolas de nível championship devido à menor durabilidade.

Bola de Tênis Babolat First

Penn Court One:

De origem americana, a empresa Penn oferece nesta linha de bola de tênis um produto de qualidade. Esta bola é a de entrada da marca com feltro e borracha mais finos o que pode desagradar jogadores mais experientes. Possui feltro Regular Felt e é indicada para todos os tipos de quadra.

Bola de tênis Penn Court One

Bolas de Tênis Championship

Esta categoria de bolinhas são as que apresentam o melhor custo-benefício. São fabricadas para indivíduos que já estão em um nível intermediário e são as campeãs em vendas no Brasil graças a sua boa qualidade sem perder o bom preço de vista. Confira a seguir diferentes tipos de bolinhas de tênis desta categoria. 

Wilson Championship Extra Duty:

Da fabricante americana Wilson, este modelo de bola de tênis é considerado uma bolinha rápida, porém indicada para todos os tipos de piso. Ela tem um melhor desempenho em jogos mais longos e uma rápida adaptação tanto em jogos amadores quanto profissionais e tem em sua confecção a utilização de borracha e o feltro especial Dura-Weave.

Wilson Championship Regular Duty:

“Prima” do modelo anterior, esta bolinha de tênis também tem material de alta resistência e durabilidade. Graças ao seu tipo de feltro é utilizada e indicada para utilização em quadras de saibro. 

Wilson Championship Regular Duty

Babolat Gold Championship:

Antiga bolinha Babolat Championship foi relançada com nova embalagem em 2020 pela Babolat. Possui núcleo de borracha patenteado pela marca e feltro regular que apresenta boa durabilidade e desempenho. Indicada para todos tipos de quadra.

Bola de Tênis Babolat Gold Championship

Inni Championship:

Esta bola de tênis apresenta uma alta flexibilidade, podendo ser utilizada em todos os pisos, além de ter uma excelente resistência à deformação. Possui um baixo índice de desgaste e é considerada dentre os diversos modelos e marcas a de melhor custo benefício. 

Bola de Tênis Inni Championship

Dunlop ATP Championship:

Bola de tênis produzida pela tradicional empresa Dunlop é comumente indicada para praticantes de nível intermediário proporcionando alto desempenho combinada à boa durabilidade. Possui tecnologias HP PRO Core e HP PRO Cloth que são materiais premium de confecção das bolas.

Dunlop ATP Championship

Head Championship:

Esta é a preferida de vários ícones do tênis sendo utilizada tanto para uso amador quanto profissional. A Head Championship têm feltro reforçado, alta qualidade de costura e é indicada para todos os tipos de quadra. 

Fizemos uma avaliação no passado comparando este modelo com a Wilson Championship. Clique aqui para ler mais sobre o tema.

Muitos consideram como a melhor bola de tênis de nível Championship. Para saber seu desempenho em relação às outras bolinhas de tênis da Head, leia o post: Head Championship em relação às outras bolas Head.

Bola de Tênis Head Championship

Prince Championship:

Bolinha de tênis que tem ficado cada vez mais rara no Brasil mas que tem excelente aceitação no mercado. Composição e qualidade muito semelhante às Head Championship como você pode ler no comparativo que fizemos no passado aqui no blog. Ótima alternativa para quem joga Pádel e não encontra modelo de bola específico para este esporte.

Bola de Tênis Prince Championship

Bolas de Tênis nível Pro

São bolinhas de tênis voltadas para utilização de jogadores de nível avançado ou profissional. Possuem valor de mercado maior e são confeccionadas com feltro mais espesso, o que proporciona menor velocidade à bolinha e consequentemente maior controle sobre a jogada. 

Confira alguns tipos e marcas de bolinhas de tênis de nível profissional:

Head Pro:

Ela faz parte do tipo de bola de tênis com uma maior cobertura de feltro, sendo indicada para todos os pisos, proporcionando um surpreendente controle sobre a jogada e capacidade de spin. É confeccionada em materiais de alta qualidade e com alta durabilidade. 

Em nossas avaliações chegamos a conclusão de que é uma bola perfeita pra quadra rápida (lisonda/cimento) pois faz com que o jogo fique mais lento e disputado.

Se quiser ler mais sobre nossos teste visite o post: Comparativo de Bolas de Tênis: Head Team, Head Pro e Head ATP.

Inni Tournment:

Trata-se da linha de bola de tênis premium da marca Inni esporte e que leva a marca do fabricante Nassau, em recente lançamento no Brasil. É composta por 63% de feltro natural de qualidade premium (algodão e lã) o que mantém sua qualidade desde a abertura do tubo até o passar de várias partidas.

Indicadas para nível avançado e até mesmo competições profissionais. É considerada um dos melhores custo benefícios do mercado.

Recentemente fizemos uma pesquisa com nossos clientes que migraram para esse modelo e o resultado completo você pode ler no post: Bola Inni Tournament: o que dizem nossos clientes.

Segundo a opinião deles, em uma escala de 0 a 10, é uma bola nota 7.2 em preço, 7.5 em qualidade, 7.2 em durabilidade e 7.4 em custo benefício. Recomendamos ler o post para mais detalhes e opiniões mais completas.

Inni Tournament - tubo

Tretorn Pro Court:

Bola de tênis que já foi assinada no passado pelo tenista brasileiro Gustavo Kuerten, mas que atualmente ela não leva mais essa marca. Esse modelo de bolinhas Tretorn foi especialmente projetado para o Brasil. Tem alta resistência quanto à perda de pressão, assim como grande durabilidade de seus materiais. É indicada para todos os tipos de quadra e tem 45% de lã na composição de seu feltro. 

Para saber mais leia nossa avaliação no post Tretorn Pro Court a bola de tênis do Guga.

Bolinhas de Tênis Tretorn Pro Court

Tecnifibre Court:

Lançamento recente da Tecnifibre no Brasil e diríamos que está situada no limiar das bolas Pro e das bolas Premium. Possui 50% de feltro natural com tramas mais justas que mantém por mais tempo a pressão das bolas. Seu núcleo é constituído de borracha Grand Touring Formula Rubber, tecnologia da marca Bridgestone.

No Brasil ela é encontrada em tubos de 3 ou 4 bolas.

Bolinhas de Tênis Tecnifibre Court

Bolas de Tênis Premium

A categoria premium de bola de tênis é voltada para uso profissional em torneios e por indivíduos de desempenho avançado no esporte. Geralmente, elas são as mais caras do mercado, sendo confeccionadas com os melhores materiais e tecnologia. 

Uma das características que eleva o nível da bola em termos de qualidade é a quantidade de feltro natural (algodão e lã) que a bola leva, podendo chegar a 70%-75% no caso das melhores bolas.

Veja a seguir algumas marcas e modelos de bolinhas de tênis de nível premium:

Babolat Gold All Court:

Aqueles que jogam há algum tempo vão se lembrar da muito famosa bola de tênis Babolat Roland Garros. Trata-se da mesma bola mas com uma nova embalagem lançada no fim de 2019 graças a perda dos direitos da Babolat por utilizar esse nome (que foi assumido pela marca Wilson). Possui feltro resistente e núcleo de borracha patenteado pela Babolat o que oferece ótima performance, conforto e capacidade de resposta.

Atenção: não é o mesmo modelo da Babolat Gold Championship que já falamos acima. A Babolat Gold All Court é um modelo superior.

Bolinhas de tênis Babolat Gold

Wilson US Open:

É a bolinha de tênis oficial do US Open desde 1978. Tem um feltro bastante espesso, tendo lã natural em sua composição que que garante uma alta durabilidade. Seu núcleo é composto de borracha 100% natural e desde 2020 a sua embalagem conta com um fechamento de rosca o que diminui a necessidade de plástico e permite ser utilizada para outros fins após o uso.

Além de ser aprovada pela ITF é também aprovada pela United States Tennis Association (USTA).

Possui duas versões distintas, a Wilson US Open Extra Duty e Wilson US Open Regular Duty que são indicadas, respectivamente, para quadra rápida (lisonda/cimento) e saibro.

No passado fizemos um post falando especificamente sobre esses modelos. Clique aqui para ler.

Wilson Us Open Regular e Extra Duty

Wilson Roland Garros:

Esta bolinha de tênis é feita com feltro especial e é bastante flexível, adaptando-se a todos os tipos de quadra. Proporciona alto desempenho e controle maior sobre a jogada além de contar com materiais de alta durabilidade.

Desde 2020 é a bola de tênis oficial do Grand Slam do mesmo nome, uma vez que a Babolat deixou de patrocinar o torneio (e esse foi o motivo da marca trocar o nome da Bola Babolat Roland Garros por Babolat Gold All Court como explicamos anteriormente).

Bolinha de tênis Wilson Roland Garros

Inni Grand Clay:

É recomendada para utilização em quadras de saibro e possui maior maciez e agilidade que os demais tipos de bolinhas de tênis do mercado. Bola de tênis que tem 72% de feltro de alta qualidade e borracha natural o que proporciona durabilidade fora do comum e, pelo preço, o melhor custo benefício do mercado em relação às outras bolas premium.

Bola de tênis Inni Grand Clay

Dunlop ATP Extra Duty:

Esta linha de bolinhas de tênis da Dunlop é fabricada com tecnologia exclusiva (HD Pro Cloth e HD Pro Core) que proporciona alta estabilidade e performance durante as partidas. É indicada para todos os tipos de quadra e é a bolinha oficial do torneio ATP e vem sendo utilizada nas finais do ATP NetxGen e Final da Nitto ATP.

Bolinha de tênis Dunlop ATP Extra Duty

Dunlop ATP Australian Open:

Este modelo de bola de tênis também possui as tecnologias HD Pro Cloth e HD Pro Core em sua fabricação, o que resulta na combinação de alta durabilidade e performance. É recomendada para partidas rápidas e é a bolinha de tênis oficial do Australian Open desde 2020. 

Bolinha de tênis Dunlop Australian Open

Head Tour:

Indicada para todos os tipos de quadra, a bolinha de tênis Head Tour tem costura de alta qualidade e feltro reforçado. Esta linha de bolinhas conta com tecnologias exclusivas que aumenta em 33% sua vida útil (tecnologia Encore) além de torná-la mais visível aos olhos humanos (tecnologia Smartoptik). É a bolinha de tênis oficial do Rio Open. Antigamente era chamada de Head ATP e já escrevemos alguns posts sobre este modelo:

Bolinha de Tênis Head Tour

Tretorn Control:

Esta linha de bolinhas da fabricante sueca Tretorn, possui vida útil em média até duas vezes maior que as demais bolinhas disponíveis no mercado e é daqueles modelos que quem usa não quer trocar.

É recomendada para todos os tipos de quadra e possui uma tecnologia chamada Tritec, que melhora muito a resposta da bolinha às batidas da raquete. Seu núcleo macio e feltro com durabilidade extra garante melhor aerodinâmica e estabilidade na trajetória da bola.

Bola de Tênis Tretorn Control

Tecnifibre X-One:

É a linha de bolinhas de tênis que apresenta alta composição de feltro natural em sua fabricação (72%) e borracha de fórmula Grand Prix da Bridgestone, proporcionando durabilidade extrema e possibilidade de uso em todos os tipos de quadra por longo período de tempo.

De origem francesa, a Tecnifibre é a fornecedora oficial de bolinhas de torneios como a copa Davis e o ATP 250/500.

Bola de Tênis Tecnifibre X-One

Dunlop Fort Clay:

É considerada uma das melhores bolinhas de tênis do mundo e apesar do nome, não se restringe ao uso apenas em quadras de saibro sendo recomendada para todos os tipos de pavimento. Esta linha de bolinhas de tênis da Dunlop é capaz de repelir água com eficácia superior a 70% em relação às demais marcas de bolinhas e também é utilizada oficialmente em torneios profissionais. No brasil é vendida principalmente em tubos de 4 bolas.

Bola de Tênis Dunlop Fort Clay

Robin Soderling Tour Edition:

Novidade no mercado brasileiro em 2021, foi desenvolvida com materiais premium de alta qualidade, esta linha de bolinhas possui a peculiaridade de ser a primeira bola de tênis idealizada por um grande jogador ATP. Famoso por derrotar Rafael Nadal, em Paris, nas oitavas de final de 2009, o tenista Robin Soderling alcançou a quarta posição do mundo em sua melhor classificação ATP. Esta bolinha é recomendada para quadras de saibro e quadras duras de velocidade média a lenta. 

Robin Soderling Tour Edition

Bolinhas sem pressão

Existem ainda as bolinhas de tênis fabricadas com núcleo maciço, ou seja, não possuem diferença de pressão em seu interior. Elas apresentam uma durabilidade muito maior do que as bolinhas ocas, porém com a desvantagem de desgaste elevado no feltro. Veja a seguir maiores detalhes sobre o modelo de bolinha de tênis sem pressão da Wilson. 

Wilson Triniti:

Esta linha, lançamento recente da fabricante Wilson, trás uma durabilidade jamais vista em bolinhas de tênis. Ela possui um núcleo único e elaborado em material que aumenta a sensação de bola nova. O feltro utilizado nesta bolinha de tênis é 50% mais flexível que uma bolinha padrão, resultando em maior jogabilidade e controle. 

Conheça a tecnologia da bola de tênis Wilson Triniti no quadro abaixo:

Tecnologia da bolinha de tênis Wilson Triniti

A importância da existência de diversos tipos de bolinhas de tênis

Toda a explicação dada servirá como um direcionamento na hora de escolher os equipamentos e acessórios para praticar o esporte. 

Os diversos tipos de bolinhas de tênis existentes e as suas características individuais fazem com que o esporte consiga atender a todos os tipos de ambientes e níveis de jogadores, proporcionando a possibilidade de todos usufruírem dos benefícios do esporte. 

É claro que a cada dia que passa, novos modelos de bolinhas de tênis vão surgindo, mas o ideal é buscar sempre informações para que se faça a escolha certa. 

A loja online da Bola de Tênis Delivery que mantém esse blog é especialista neste mercado e desde 2016 oferece as melhores opções e os melhores preços em bolas de tênis. Confira todas as opções na categoria de bola de tênis da loja.

5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

8 Comentários
mais antigo
mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano Menna
Luciano Menna
2 anos atrás

Excelente postagem! Tirou muitas das dúvidas que tinha sobre os diferentes tipos de bolas e marcas!

Anderson
Anderson
2 anos atrás

Muito bom! Esclarecedor. Quando puderem, seria bacana fazer um explicando as variações de alguns modelos de raquete, por exemplo: “Diferenças entre Babolat Pure Aero Tour/ VS/ Pro (essa última não sei se existe)” ou Wilson Ultra L/ Pro/ 100.

JOAO DE DEUS ROCHA CAMPOS
JOAO DE DEUS ROCHA CAMPOS
2 anos atrás

Exposição sintética e clara sobre os mais variados tipos de bola de tênis . A maioria dos amadores não sabem disso.

Odracy professor França
2 anos atrás

Todas bolas com boas composição fantástica

Gilberto
Gilberto
1 ano atrás

A melhor e mais abrangente materia sobre bolas de tenis, parabens!