Tipos de quadra de tênis: quais as principais características

0
5100
Quadra rápida, lisonda ou quadra dura.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

O tênis é um esporte em que é possível disputar as partidas em superfícies diferentes. As características dos diversos tipos de quadra de tênis podem influenciar diretamente o desempenho do jogador. 

É muito comum encontrar jogadores que se sobressaem em determinadas quadras, como é o caso do Rafael Nadal, conhecido como o rei do saibro. Por isso, é muito importante conhecer cada uma delas para entender como as múltiplas particularidades podem ajudar ou atrapalhar o desempenho do jogador. 

Diante disso, vamos te explicar o que cada quadra tem a oferecer, além de indicar as bolinhas de tênis e calçados que são indicados para cada tipo. Pois saiba que também existem produtos esportivos que são direcionados para determinados pisos. 

O que pode influenciar o desempenho do tenista?

Existem muitos fatores que podem influenciar diretamente o desempenho do jogador durante as partidas. Muitos tenistas apresentam boas habilidades, porém, as vitórias não são recorrentes. Isso pode estar ligado a diversos fatores que vão desde questões psicológicas até o material esportivo utilizado nos jogos.

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que o esporte precisa ser praticado de forma integral, ou seja, é importante que a mente também seja exercitada. Desse modo, as jogadas terão uma fluidez natural e sem interferências externas.

Outro ponto que também deve estar alinhado com o perfil do jogador são os equipamentos esportivos. A escolha da raquete, por exemplo, deve ser feita com muita cautela e seguindo o padrão de habilidade do tenista. Existem raquetes de tênis que otimizam alguns golpes, aumentam a sensibilidade do toque e ainda melhoram o controle da bolinha de tênis.

Por fim, os tipos de quadra de tênis. O jogador precisa conhecer bem onde está pisando, pois ter conhecimento sobre as características da quadra fará com que as jogadas sejam adaptadas e os movimentos mais precisos, além de entender também como a bola se comporta. 

Organize torneios e rankings de forma fácil.
Clique na logo do seu esporte para conhecer e organizar!
Só quer jogar?
Baixe o app Meu Ranking Jogador e participe!
 

Quais são os tipos de quadra de tênis existentes? 

Basicamente, existem três tipos de quadras de tênis, onde cada uma delas apresenta suas próprias características e indicações de uso. Antes de apresentar os três tipos, é bom ressaltar que as medidas das quadras são as mesmas para homens e mulheres que estiverem disputando uma partida simples ou torneio profissional. 

Essas medidas podem mudar se o jogo for individual ou de dupla. Vamos conhecer um pouco mais sobre os tamanhos:

  • Jogos individuais

Os jogos individuais apresentam uma quadra de tênis mais curta, não utilizando as áreas laterais. Então as medidas das quadras em jogos individuais são: 8,23 metros de largura e 23,77 metros de comprimento. 

  • Jogos em duplas

As partidas disputadas em duplas utilizam as áreas laterais da quadra, fazendo com que as medidas sejam: 23,77 metros de comprimento e 10,97 metros de largura.

Medidas da quadra de tênis
Medidas da quadra de tênis

Apesar de ser importante ter o conhecimento sobre essas medidas, o que vai influenciar mesmo o desempenho é o tipo de quadra. Os três principais modelos são: 

  • Quadra de saibro;
  • Quadra de grama;
  • Quadra dura.

Vamos então conhecer um pouco mais sobre as características dos modelos de quadra existentes.

Conheça as características de cada tipo de quadras de tênis

Sabendo então da existência de três tipos de quadras de tênis, é preciso então conhecer as suas características e também como elas podem servir de apoio para que o jogador aumente o seu desempenho. Veja abaixo:

  • Quadra de saibro

A quadra de saibro é o tipo mais utilizado na América do Sul e também na Europa, tendo como destaque o campeonato Roland Garros. Ela é feita, praticamente, de terra batida coberta por uma camada de pó de telha, que é considerado o saibro. 

Neste tipo de quadra, o jogador terá uma movimentação particular, pois o piso faz com que o tenista possa deslizar com mais facilidade durante a realização dos golpes. A segunda característica marcante do saibro é o alto atrito da bola com a superfície, fazendo com que a bolinha tenha um quique elevado em uma velocidade reduzida. É a quadra ideal para realizar o Top Spin.

Espera-se então que os jogos em quadras de saibro sejam mais lentos e com muita troca de bola.

Temos um post bastante completo sobre este piso aqui no blog: Saibro: um manual para melhorar seu tênis neste piso!.

Bolinha de tênis e calçado ideal para quadra de saibro

A escolha da bola para este tipo de quadra é fundamental para que o jogador flua. Sabendo que o saibro faz com que o jogo fique mais lento e com um aumento da troca de bola, o ideal é utilizar uma bolinha de tênis que esteja alinhada a esse padrão.

Nesse caso, a regular duty é a mais indicada. Ela foi criada especificamente para este tipo de piso, utilizando materiais adequados para suportar os impactos, regula a velocidade do jogo e também suporta o pó que sai da quadra durante as jogadas.

Os calçados para saibro devem ter tecnologias que promovam a estabilidade durante os deslizamentos para a realização de golpes. Além disso, é preciso também que eles sejam preparados para que o pó do piso não fique acumulado na sola, dificultando as jogadas. 

Temos um post bastante completo sobre tênis específicos para saibro aqui no blog: O tênis para saibro e suas Peculiaridades

  • Quadra de grama

As quadras de grama são aquelas formadas por uma base de terra, coberta por grama densa e média, onde elas não podem ultrapassar a altura de 8 mm. Os jogos realizados neste tipo de quadra, geralmente, são mais rápidos e com menos trocas de bola. A composição faz com que o quique na bola seja mais baixo, mostrando que o atrito com o solo não é alto. 

É preciso que o jogador fique atento às irregularidades da quadra, pois elas podem fazer com que a direção da bola mude rapidamente, fazendo com que o jogador tenha que optar por swings mais curtos e empunhaduras menos radicais. Ela também provoca baixo impacto nas articulações. 

Bolinha de tênis e calçado ideal para quadra de grama

As quadras que entregam um jogo rápido pedem uma bolinha de tênis com uma menor quantidade de lã natural no feltro. Pois esse material fará com que o atrito aumente, já que a grama não proporciona tanto atrito com a bola. 

Por mais que esse tipo de quadra não seja muito encontrada no Brasil, ainda é possível encontrar modelos de calçados que servem para essa superfície. O ideal é escolher tênis que não irão danificar a grama e que tenha birros em forma de “pitões” no solado. Isso fará com que a tração aumente, diminuindo as chances de queda. 

  • Quadra dura/lisonda/rápida

Este tipo de piso também é conhecido como hard court. Elas são construídas, em sua maioria, por várias camadas de materiais, tais como: piso asfáltico ou concreto, borracha e camada de acrílico. É evidente então que cada um desses materiais pode trazer diferentes características para a quadra. 

Quadra rápida, lisonda ou quadra dura.
Imagem de Free-Photos por Pixabay

De um modo geral, a superfície dura faz com que o quique da bola seja mais regular e com uma maior previsibilidade. Nessas quadras, a velocidade da bolinha terá ligação direta com a aspereza da quadra, pois quanto mais áspera, menor é a velocidade da bola. Entretanto, é comum que os jogos nessas quadras sejam mais rápidos e dinâmicos, sendo ideais para golpes mais ligeiros e saques potentes. 

Leia o excelente post aqui do blog sobre como melhorar seu jogo neste tipo de piso: Quadra dura: é duro de jogar?

Bolinha de tênis e calçado ideal para quadra dura

As quadras duras também exigem bolinhas específicas para que os jogadores consigam ter um controle maior sobre as jogadas. Para os jogos realizados em superfícies duras é indicado o uso de bolinhas resistentes e duráveis, como é o caso da extra duty.

Por mais que ela apresente as medidas estéticas iguais às da regular duty, o diferencial está no seu feltro adicional, dando a sensação de que a bola seja mais pesada, além de aumentar a resistência aos solos mais duros. 

Os calçados indicados para esse tipo de quadra são aqueles mais robustos e que tenham uma sola de borracha durável. O ponto positivo desses modelos de tênis é que eles são bastante flexíveis e podem ser utilizados em outras superfícies. 

A Loja de Bola de Tênis Delivery apresenta modelos de calçados e bolinhas ideais para todos os tipos de quadras que foram apresentados. Conheça os modelos de calçados e bolinhas de tênis que estão disponíveis e comece hoje mesmo a aumentar a sua performance durante as partidas. 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments