Torneios de tênis em São Paulo

0
1994
Torneios-de-tenis-em-Sao-Paulo

Por ser um esporte popular entre os brasileiros, o tênis tem diversas competições pelo país durante o ano, tendo um bom calendário desde quem está iniciando a vida na modalidade até etapas internacionais, para aqueles experientes que vivem do esporte. 

Assim, um dos polos de competições no tênis é o estado de São Paulo, dessa forma, os torneiros de tênis em São Paulo são variados e tem como responsabilidade de organização a Federação Paulista de Tênis, em sua maioria. 

Nesse sentido, nós da Bola de Tênis Delivery, faremos um breve histórico do surgimento do tênis como esporte, depois de como a modalidade chegou ao Brasil e, por fim, os principais torneios de tênis em São Paulo para fomentar o desejo de participar de competições, se inteirando desde o princípio até como funciona os torneios na atualidade. Acompanhe!

Confira também – Reposição Energética Durante e pós Jogo de Tênis.

Torneios-de-tenis-em-Sao-Paulo

Breve história do Tênis

De início, o tênis é um dos esportes mais antigos e mais renomados no mundo, sua data de criação causa divergências entre os historiadores, mas uma corrente majoritária acredita que tenha sido no antigo Egito por volta do século V, assim, posteriormente sendo popularizado na França, em que a modalidade era constituída basicamente de uma bola de madeira ou de tecidos que era rebatida pelas mãos em uma parede, sendo um exercício realizado pelos monges budistas que viviam na Riviera Francesa.

Nesse viés, o tênis foi se modernizando ao passar do século e na Itália que ele começou a ganhar moldes do que hoje conhecemos como esporte, com linhas demarcadas em um terreno e uma rede ao meio e sendo praticado com raquetes ao invés das mãos. Todavia, mesmo que esse primeiro marco tenha sido italiano, a realidade é que foi na Inglaterra que tudo aconteceu, pois foi o primeiro país que criou regras e regulamentou com uma abrangência mundial sobre o esporte e, assim, investiu com a criação de muitos clubes que recebiam e que treinavam atletas. 

Com isso, não é a toa que o Torneio de Wimbledon é o mais antigo ainda em atividade, foi criado em 1877 e além de ser o mais tradicional no tênis é um dos mais importantes do circuito, em que, quando um tenista consagra-se campeão em Wimbledon entra na lista dos melhores do momento e marca seu nome na história do esporte.

Torneios de tênis em São Paulo

Circuito Paulista de Tênis 

Realizado pela Federação Paulista de Tênis, o circuito paulista é concebido de forma anual e conta com ranking de todas as categorias do esporte, desde infanto-juvenil até os profissionais do estado inteiro. Porém, a grande maioria das etapas são realizadas na cidade de São Paulo, o que pode dificultar a participação do circuito para atletas do interior. 

Seguindo, o circuito paulista de tênis conta com uma ótima infraestrutura e com os clubes mais renomados da capital cedendo suas quadras para as partidas. Dessa forma, torna-se um dos mais importantes do estado todo que tem uma realização anual e conta para pontuação no ranking nacional da CBT.

Torneio Aberto do Tênis Clube de Sorocaba 

Uma alternativa para os atletas que se localizam nas cidades do interior de São Paulo é a participação do torneio aberto de Sorocaba, sendo esse, um dos mais importantes do interior paulista, que conta com as promessas do esporte e sempre é visto pelos mais importantes clubes da capital. Assim, esse torneio acontece geralmente apenas aos finais de semana e tem o aval da Federação Paulista de Tênis para o ranking estadual. 

Copa Futuro Artengo Kids 

Um torneio voltado exclusivamente para o público infanto-juvenil que acontece na capital do estado de São Paulo, assim, esse torneio tem como missão popularizar o esporte para os pequenos e, assim, desenvolver os futuros atletas do país. 

Nessa linha, um dos poucos torneios pensados de forma anual para as crianças no Brasil, ele já revelou muitos talentos infanto-juvenis para o esporte e tradicionalmente conta com suas etapas nos meses de janeiro, junho e dezembro para acompanhar as férias escolares. 

Por fim, todas as etapas acontecem na cidade de São Paulo e conta com a realização da Federação Paulista de Tênis e patrocinadores que podem mudar anualmente. 

Circuito Sudeste de Tênis 

Realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, é um dos torneios mais importantes realizados anualmente em toda a região Sudeste do Brasil, assim, conta também com Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais em um ranking único dos tenistas de cada estado. 

Dessa forma, no final da temporada são premiados os melhores com pontuações para poderem participar em torneios da ATP e WTA, com isso, demonstra o tamanho e a importância desse circuito. 

Seguindo, as etapas do circuito rodam basicamente no estado de cada atleta, que no caso, é o estado de São Paulo, porém, com os melhores que ficam disputando etapas internas são convidados a irem até os outros estados da região Sudeste para jogar e assim aumentar seus pontos no ranking. 

Esse circuito tem para amadores e profissionais do esporte e da muito prestigio aos envolvidos. 

São Paulo Open Tennis 

Sem dúvida o torneio mais importante do estado de São Paulo, é realizado para uma etapa da ATP Challenger Tour, que é uma das organizações de torneios mais importantes do mundo, desse modo, já demonstra a importância do São Paulo Open.

Assim, ele dá uma pontuação para o ranking mundial e traz para as terras brasileiras os maiores nomes do esporte da atualidade, assim, como o seu irmão realizado no Rio de Janeiro, conta com prestígio e movimenta não só os amantes do tênis, mas toda a sociedade a volta que tem q vontade de ver jogar ao vivo lendas como o tenista Rafael Nadal, que já participou desse torneio.

Ademais, tenistas de 15 países diferentes fazem parte da competição e populariza o nome da cidade de São Paulo pelo mundo dos tenistas, outrossim, o torneio acontece nas quadras de saibro, dando um charme e uma dificuldade a mais para as partidas e seu centro de competições fica no Clube Hípico Santo Amaro na capital paulista. 

Assim, a premiação também é alta, varia todos os anos, mas a da última edição o vencedor ganhou cerca de 52 mil dólares, aproximadamente 280 mil reais. Em conclusão, se este artigo lhe foi interessante e lhe agregou valor, não deixe de conferir mais conteúdos oferecidos pela Bola de Tênis Delivery, navegue em nosso site e confira!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments