Home Bolas de Tênis Avaliação de bolas Tretorn Control x Wilson Us Open – Comparativo

Tretorn Control x Wilson Us Open – Comparativo

0
1857

Olá galera, hoje vamos comparar performance das bolas de tênis Tretorn Serie + Control com as Wilson US Open.

Comparativo entre bolas Tretorn Control e Wilson US Open

Já falamos no blog sobre as bolas Wilson US Open. São bolas de tênis muito boas e surpreenderam na análise feita, principalmente por conhecermos bastante a bola Wilson Championship e por sabermos que a durabilidade dela não é longe das bolas top de linha de cada fabricante.

Wilson US Open é uma bola com uma durabilidade muito boa, sendo utilizada no Major e último slam do ano, o Americano.

É a melhor bola produzida pela Wilson e de longe a mais durável, não só da marca mas num comparativo geral com quase todas as marcas, essa bola não deixa a desejar a nenhuma outra.

Do outro lado temos as bolas Tretorn Serie + Control que são bolas de tênis que aqui no Brasil não são tão conhecidas, mas que fora (principalmente Europa) são juntamente com a Slazenger bolas bastante conhecidas e utilizadas.

A Tretorn é uma empresa Sueca que tem sua data de inauguração em 1891 e já produziu diversos itens como pneus, calçados, mangueiras, pedais de bicicletas e também bolas.

Hoje em dia a marca se concentra a fabricar calçados, raquetes e bolas. As bolas estão disponíveis em diversos modelos porém são difíceis de se ver à venda no Brasil devido à pouca popularidade.

 

Tretorn: Algumas curiosidades a respeito da marca:

  • Ela quem patenteou as bolas pressurizadas que utilizamos hoje em dia;
  • Bjorn Borg utilizava as raquetes da marca;
  • É a bola oficial do ATP Chalenger e usada por profissionais de renome até os dias de hoje.
  • Mesmo tendo inventado a patente da marca, a mesma desenvolveu uma outra tecnologia chamada de Micro X Technology que combinam as tecnologias pressurizadas e não pressurizadas, conseguindo desenvolver bolas que não perdem a pressão ou salto ao longo do tempo.

Veja abaixo um vídeo sobre a tecnologia. A bola da esquerda é uma bola com a tecnologia Micro X, não pressurizada:

https://www.youtube.com/watch?v=tlt_ThgiJAs

Comparativo Tretorn Control e Wilson US Open

Para realizar a comparação, abrimos 4 tubos de 3 bolas de cada modelo (Wilson US Open e Tretorn Serie + Control) simultaneamente e utilizamos em treinos na quadra rápida (lisonda) durante algumas semanas.

Ou seja, as bolas foram testadas nas mesmas condições de uso pelo mesmo número de horas.

Bolas do comparativo recém abertas

Bom, as bolas de tênis Tretorn Serie + Control seguem um estilo de muito cuidado no preparo, desenvolvimento, tecnologias utilizadas e manejo do produto. Antes de abrir um tubo dessa marca já podemos perceber que o produto tem todo um cuidado, até na embalagem.

Desgaste das bolas de tênis Wilson US Open e Tretorn Control

As bolas Wilson US Open ficaram muito bem ao longo dos treinos e foram desgastando de forma mais variada.

Já as Tretorn seguiram um desgaste por completo e por terem mais feltro, ficaram com um som diferenciado, parecendo aquele som característico de “bola murcha”, porém mantendo a pressão.

Abaixo você confere o desgaste das bolas testadas com 4 e 10 horas de treino respectivamente.

Note que o alto padrão dos produtos é evidenciado com o baixo desgaste das bolas ao longo do tempo. A bolas foram utilizadas em até 15 horas de treinos.

Bolas Tretorn Control e Wilson US Open com 4 horas de uso
Bolas Tretorn Control e Wilson US Open com 10 horas de uso

Jogabilidade das bolas de tênis Wilson US Open e Tretorn Control

Vimos na Tretorn Control uma bola bastante macia, muito boa para se bater, que gera bastante spin devido ao feltro ser um pouco mais espesso que as bolas Wilson e que são, de fato, bastante duráveis.

As bolas Wilson US Open favorecem quem bate mais chapado e menos efeito, característica clássica de empunhadura continental.

Já as Tretorn Control pegam mais efeito, ajudando aqueles jogadores que utilizam bastante de top spin ou under spin (slice).

Na nossa opinião temos um empate técnico entre as duas. As bolas Wilson US Open ao fim do período estavam mais conservadas, pois apesar de perderem quase todo o feltro ficaram firmes na pressão, mantendo sua característica original.

Por outro lado bolas Tretorn Control ajudam muito no jogo mais técnico por terem mais feltro mas o som de bola murcha traz um certo incômodo.

Além disso, um fato que as diferencia é que as bolas Tretorn mantiveram muito mais feltro após a série de treinos, porém um pouco menos de pressão que a Wilson.

No quesito preço, por muito tempo a Tretorn Control foi uma das bolas mais caras do mercado acima do preço da Wilson US Open.

Atualmente, as bolas têm a mesma faixa de preço, entre 700 e 850 reais a caixa com 24 tubos de 3 bolas. O site Bola de Tênis Delivery costuma ter esses produtos em promoção, fique de olho!

Confira o resultado do comparativo no infográfico abaixo:

Resultado do comparativo entre bolas Tretorn Control e Wilson US Open

No geral, as duas bolas de tênis testadas tiveram um rendimento acima da média, sendo bolas ótimas para um torneio ou jogo, até por serem mais pesadas e resistentes.

São produtos que valem a pena o investimento pois apesar de sere mais caras, duram mais, o que torna o custo benefício bastante atraente.

E aí, o que acharam? Gostaram? Concordam? Aguardamos seus comentários!

Se gostou, compartilha com os amigos tenistas!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notificação de
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x